domingo, maio 30, 2010

O Antigo Adro da Capela

Adro da Capela da Moura Morta - antes das Obras de 2005



Esta foto do Adro da Capela apresenta o antigo Coreto do lado direito, a Capela do Espírito Santo no centro e do lado direito a Quermesse e o Bar de apoio às festividades.
A Capela que por promessa foi mandada construir por Américo Ferreira dos Santos, natural da Ponte de Mucela e que pelo casamento com a filha de José Henriques do Caneiro veio viver para a Moura Morta.
A Capela foi entregue ao povo nas Festividades do Espírito Santo em Junho de 1946. O terreno onde se situa a Capela e todo o Adro envolvente foi cedido por sua Tia Hermínia que pertencia à casa do Vale de Escuro. O Coreto foi mandado construir em 1966 pelos seus filhos Leonel e Albino Ferreira dos Santos nascidos na Casa da Vinha na Moura Morta e que emigraram também para Belém do Para com as idades de 18 anos.
O Relógio da Capela foi adquirido e mandado instalar por Américo Barata, primo dos anteriores, também emigrante em Belém do Para já em data posterior a 1967.
A Quermesse e o Bar foram estruturas que não tiveram a participação directa de doadores. Como obra do pós 25 de Abril de 74 não criou afectos nenhuns no povo pelo qual anos após, quem a mandou construir também a mandou deitar abaixo, assim como as árvores que ladeavam o Adro.
Destas edificações só resta a Capela no seu local primitivo de implantação.
As obras efectuadas e acabadas em 2005 criaram um espaço mais desafogado, com a criação de um bloco único de Coreto, Bar e Quermesse , bem como de uma Churrasqueira virada para o Caneiro.
A Churrasqueira e o Centro de Convívio têm tido um dinamismo que permite uma sã convivência com muitos visitantes da Moura Morta.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se que foi gastar dinheiro nessa obra, alguma da areia e cimento até vou daí.

Mas ficou bonito
Tenho dito

19:47:00  
Anonymous Anónimo said...

O pessual que estava no lar dos idosos é que topava quem sacava o cemento.Agora ta tudo sussegado.
as idosas tratam todas do jardim e não dão a lingua a dezer mal dus outros.Ainda tiram o trabalho ao senhor andre.

22:48:00  
Anonymous Anónimo said...

Dizem que as belhotas andam com ciumes do senhor andre.
Queriam regar e tratar do jardim a tempo e horas mas o senhor andre anda sempre com a mangueira na mão.

21:17:00  
Anonymous Anónimo said...

O ti andré é do meu tempo e nesso tempo nem a mangueira tinha descanso ainda havia um caneiro em condições na mora morta

03:12:00  
Anonymous Anónimo said...

o caneiro ficou todo torto e empenado. Parece-se com o besgo de bigode mal enjorcado que o mandou fazer assim.
é dos tais que so tomava banho uma vez por ano la na terra dele.Por isso tanto lhe fazia que o caneiro fosse torto ou fosse a direito

16:38:00  
Anonymous mouramortino said...

Estas obras permitiram um ganho de área no Adro da Capela e espaço circundante.
Embora haja por aqui duas situações bastante perigosas, a primeira é que o muro de suporte virado para o Vale de escuro está a ceder, podendo por em risco as pessoas que passem na estrada que vai para as Secarias e o outra siituação é a falta de muro de suporte na estrada que vai para o campo de futebol, onde já houve um acidente felizmente sem consequências de maior.

14:51:00  

Enviar um comentário

<< Home