segunda-feira, janeiro 27, 2014

O Pontão Velho - Sua Recuperação

O Pontão Velho da Ribeira
Uma antiga e verdadeira obra de arte rural. A recuperação dos muros laterais e da soleira do pontão deviam merecer a atenção dos nossos autarcas. Uma obra que faria perdurar a memoria dos antepassados e que ainda faria corar de vergonha os responsáveis pelo pontão de cimento de 1946 e o pontão de aterro feito nos inícios dos anos 80.
Vista Geral do lado Sul. Lado de Sabouga
Vista do Lado Norte
Outro pormenor do Pontão
Era a seguir a este Pontão que existia um pequeno caneiro que represava a agua para o moinho existente abaixo do pontão de cimento e para regar as terras adjacentes a jusante. Havia uma levada do lado direito da ribeira que passava encostada ao muro do Caralhaz entre o muro e um canavial e atravessava a barroca que vinha da Vinha e das Quelhas e depois encostada ao ramal la ia ter à presa do moinho.
Ja publicado a 8Nov2010



3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem é que andava ao pé da casa do Ti Zé da Ribeira?

20:36:00  
Anonymous Anónimo said...

Parece que nos ultimos anos alguem tomou posse do canavial e da levada do moinho que era a serventia de aguas para a presa do moinho e era propriedade do moinho pois passava ja em leito de ribeira e tinha sido licenciada pelos serviços hidraulicos em 1932.
E esta, hein?

14:23:00  
Anonymous Anónimo said...

Pelas aldeias do interior existem pontões destes que faziam as travessias de ribeiras e ribeiros que foram verdadeiras obras de engenharia. Já tiveram a curiosidade de verificar o aparelhamento das pedras que faziam o fecho do arco deste pontão? Se nunca viram...vão la espreitar.

21:10:00  

Enviar um comentário

<< Home