terça-feira, março 29, 2011

Turismo & Lazer

Praia fluvial no Rio Alva, Pesqueiro de Trutas e as Paisagens

A polí­tica ambiental do município já algum tempo começou a dar os primeiros passos na preservação do meio ambiente, de forma a o tornar mais "limpo" e "saudável".
No que diz respeito à defesa do Ambiente, a nossa freguesia deu um grande passo há uns anos atrás aquando do encerramento da lixeira de céu aberto, que se situava na Serra de S. Pedro Dias, tendo aderido à ERSUC, que se encontra em Taveiro para onde foi encaminhado todo lixo municipal.
No que diz respeito à ETAR (Estação de Tratamento de Aguas Residuais), o município de Poiares tem-se debatido com muitos problemas, não estando esta ainda a funcionar, a nossa freguesia pelo facto de ainda estar um pouco afastada da sede de concelho ainda têm que continuar a recorrer às fossas sépticas.
A não ser isso a nossa freguesia mantêm-se quase inalterada, a poluição é quase inexistente, como poderá ser visto ao longo do blog ainda se utilizam e se fazem coisas da mesma maneira que há mil anos atrás como é o caso do (vinho, picota, a nora).

Sabendo nós que num país como o nosso, o Turismo é e pode ser um dos meios de que permita o desenvolvimento de regiões onde a indústria e as oportunidade de trabalho são escassas.

Tendo nós sido o palco do campeonato do Mundo tendo sido transmitido em diversas televisões de 21 países diferentes (excepto televisão portuguesa), foi um passo importante na divulgação do que temos de melhor; as paisagens, as nossas gentes, o rio e as "Trutas".
Além disso o nosso rio permite-nos fazer canoagem, os declives dão azo aos desportos radicais como é o Slide e mesmo o trial para Jeep´s.

Já começam a existir slogans publicitários, já há uma nova vontade de investir, temos que acreditar...

Nao deixe de visitar as aldeias historicas de " Frente de serra " na Freguesia das Lavegadas a partir da Serra de S.Pedro, avistando-se as Serras da Estrela, Caramulo, Buçaco, Açor e Gois e como complemento a bacia do Rio Alva e a Barragem das Fronhas.

No percurso de rio entre a Barragem das Fronhas e a aldeia milenar da Moura Morta ( que teve foral de D. Afonso Henriques em 1153 ) ate a Ponte de Mucela, encontra-se o maior viveiro de trutas autoctones existente na Europa.

VENHA VISITAR-NOS E DIVIRTA-SE.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Temos que organizar um Moura Morta Trophy, para animar a malta.

23:05:00  
Anonymous Anónimo said...

Ha que pedir apoios logisticos ao clube motorizado, ou de Poiares ou de S. Marinho da Cortiça.
O Clube de S. Martinho tem feito já alguns eventos com muita categoria.
Temos percursos agora com uma visibilidade extrordinaria. A s estradas das Secarias-Caneiro-Correguinhas- Redonda - Mata da Ursa - Valongo - Mata - Vale de Cabeiro - Ribeira - Quelhas - Moroiço - Vale Escuro - Esteval e Capela.

11:58:00  
Anonymous Anónimo said...

Vai de encontro ao turismo, lazer promoção e preservação do rio a da moura morta, a Associação "Mosqueiros do Alva" criada recentemente.
Não se assutem com o nome! é uma associação criada por um grupo de pescadores de pluma, que tem como fundadores pessoas da moura morta, pessoas do concelho de V.N. Poiares e outros pescadores de fora do concelho, que gostam tanto como nós da M Morta, do rio e das trutas.
Esta associação tem como objectivos principais a promoção da pesca à pluma e a preservação e protecção do rio e da truta fário "selvagem", que é um tesouro que o rio que banha a M Morta tem!!
Esperamos com esta associação promover a pesca à pluma e consequentemente a M Morta. Ajudem-nos a preservar o rio e a truta.

Vitalino

21:22:00  

Enviar um comentário

<< Home