terça-feira, dezembro 21, 2010

As Cheias no rio Alva


Embora as cheias não sejam como eram há alguns anos atrás, principalmente antes da construção da Barragem das Fronhas, e com os Invernos cada vez mais rigorosos chegamos à conclusão que aquilo para que a barragem foi construída não está efectivamente a sortir efeito, falamos portanto da regularização do caudal do rio, pois acabam só por descarregar a água das albufeiras quando esta atinge a cota máxima, o que provoca elevados caudais e consequentemente destruição de terrenos agrícolas, açudes e mesmo danos em habitações.
Como a barragem está perto de aldeias como a Moura Morta e da Ponte de Mucela verifica-se muito a influencia da variação das aberturas das comportas e dos difusores.
Quando alguns "técnicos" estão aflitos, vai de descarregar agua de qualquer maneira. Nem avisam a Protecção Civil do que vai acontecer. Cada um que se amanhe.
Outra das coisas que as cheias causam é o arrastamento de lixo e de madeiras que acabam por poder potenciar ainda mais a destruição.
Nas cheias passadas, havia madeiras empilhadas à beira rio que dum momento para o outro deviam ter ido parar à Figueira da Foz.
Não há responsáveis pelos prejuízos?
Isto faz lembrar, quanto há uns anos se solicitou a abertura dos difusores da Barragem para limpeza do fundo do rio com caudais turbulentos e foi dito pelos " técnicos responsáveis" que não era possível, porque teria de haver autorização e informação das populações pela Protecção Civil.
Ou seja, teriam de vir de casa em casa avisar que o rio ia aumentar de nível.
Há cada uma.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

As cheias levaram a instabilidade na construção do caneiro da Moura Morta.
Devido à má construção ao não ter havido um estudo sobre o volume de Àgua, ao não ter sido elaborado um projecto sobre essa obra.

20:18:00  
Anonymous Anónimo said...

Já ouviram falar em Plano de Emergência de uma Barragem?

Essas situações deveriam estar previstas, tal como o modo de actuação da Protecção Civil e do Técnico Responsável pela Barragem...

12:40:00  
Anonymous Anónimo said...

Aquele amontuado de calhaus e um verdadeiro monomento para deitar abaixo ou seija uma verdadeira obra de caca

16:55:00  
Anonymous Anónimo said...

Hoje por curiosidade resolvi ir visitar o blogue do centro de convívio da Moura Morta mas quando me deparai com seguinte situação e que o blogue tinha sido encerrado.
Mas o porque de eles encerrarem o blogue do convívio alguém sabe .

11:33:00  
Anonymous Anónimo said...

é perguntar nas reuniõis e tá logo a saber álaver que quem faz também pode apagar.

14:20:00  

Enviar um comentário

<< Home