quarta-feira, setembro 03, 2008

Cortiça



Esta foi uma das áreas em que muitos Mouramortinos já trabalharam, embora se saiba que este é um trabalho em que é necessário elevado conhecimento técnico (embora à primeira vista pareça fácil), é muito duro, necessita de muita perícia, não se ter medo das alturas, mas é sem dúvida um trabalho fascinante.
Este que é um trabalho perigoso não o é só porque se anda com uma machada da cortiça (especifica para tirar cortiça), muito bem afiada que têm um poder de corte extraordinário e se dão milhares de machadas diáriamente, mas também porque esse corte é feito com apenas um dos braços pois o outro serve para manter agarrado; agora imagine um sobreiro com 5 ou 6 metros de altura no meio de uma encosta e que você está a cortar com um braço e a segurar-se com outro, em que não pode haver falhas.
O contacto entre o Homem e a natureza é constante, é preciso conhecer muito bem a árvore para que esse acto de "tirar cortiça" se torne fácil, esta indústria é das poucas em que não há consequências ambientais, isto é, se a cortiça for tirada a cada 9 anos e se a pessoa que tirar a cortiça não ferir os sobreiros (arrancar o casco).
Normalmente começa-se por tirar o pé do sobreiro, que é a parte de baixo entre um metro e metro e meio de altura, de seguida começa-se a cortar de baixo para cima até chegar aos rancos e depois ai sim, já no movimento descente se "arranca" a cortiça e se a atira para o chão.
Esta Indústria Portuguesa produz mais de 17 biliões de rolhas por ano para todo o mundo.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Houve muita gente da Moura Morta a tirar cortiça. Um dos primeiros a negociar e a tirar cortiça foi o João Levi. Depois vieram outros e muito bons tiradores de cortiça.

22:46:00  
Anonymous Anónimo said...

Esse tirada de todos os lados menos dos sobreiros

23:11:00  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem-me a ignorância mas o João Levi é da Moura Morta? Pensei que ele só lá ía de visita?

15:55:00  

Enviar um comentário

<< Home