quinta-feira, julho 26, 2007

Dizem que nós é que somos de trás-da-serra

Com alguma apreensão voltámos a encontrar um tal de Pedro Viseu do(http://entroutrascoisas.blogspot.com/) escreveu no Blog Poiares-on-line, o seguinte comentário em 27 de Fevereiro de 2007 - Eu é que não dava aulas em Poiares se não ainda me chamavam de:
- ENSINA BURROS.

Como se sabe este senhor foi corrido de um antigo blog de Penacova pelos seus companheiros de percurso o que fez acabar com tal blogue. Pelo espirito e a dignidade que um blog pode permitir......ninguem acaba com um blogue
Realmente não percebiamos porque é que esse "senhor" tinha agido sempre de uma forma tão agressiva em relação aos blogs, desde o primeiro momento; mas agora percebe-se, ele deve ter alguma coisa mal resolvida com o o Concelho de Vila Nova de Poiares, daí que até tenha encontrado o nosso blog e tenha vindo a tentar descarregar sobre nós, algo que só a ele diz respeito, dando-se ao trabalho de utilizar um pseudónimo (um nome inventado) para nos escrever comentários, chegando ao ponto de nos insultar; entre outras coisas chama-nos "de Trás-da-Serra." Só não conseguiu explicar se foi ele ou não que saiu do Hospital de Lorvão.Era estranho que uma notícia sobre um evento em São Pedro de Alva que nós retiramos do seu blog e para a qual era feita uma hiperligação (logo não era plágio), lhe provocasse tanta revolta e tanta indignação, afinal era apenas e uma simples notícia sobre a nossa região.
O Objectivo do Blog desde sempre foi a divulgação da nossa região e da terra e ser um elo de ligação com todos aqueles que estão longe, desta forma eles podem sempre e acompanhar o que se passas suas raízes, com os seus amigos e com a sua família.
Quem nos lê é porque está certamente fora da sua terra, sim porque na Moura Morta apenas devem haver duas ou três ligações à Internet, isso quer dizer que as pessoas que nos acompanham se identificam com as suas origens, com o que se escreve ou apenas têm curiosidade com o que se passa na Moura Morta!
Só quem já esteve fora da sua terra natal longe dos seus amigos da sua família, sabe o bom que é poder estar em contacto com as suas raízes, mas quem dá valor a estas coisas certamente é porque já passou por isto, porque nem todos tiveram a sorte de nascer num ambiente que lhe pudesse proporcionar tudo, daí que ausência de dificuldades da vida fácil leve à critica simples, até porque se calhar se perguntar-mos a estas pessoas o que é que já fizeram ou tentaram fazer pela sua região eles dirão:
- Critiquei !
Esse senhor que se deve achar o dono do mundo ou será senhor de uma cultura superior, tanto é que se acha no direito de poder desvalorizar, insinuando que os posts do nosso blog sobre os aniversários das nossas gentes são coisas fúteis; claro que para nós são muito importantes, daí que o continuaremos a fazer, até porque o objectivo do nosso blog não é político nem de promoção pessoal, nem agradar ao "senhor" em causa!
O Mr. Daniel um Finlandês, grandes Cérebros Nokia, (com o qual tive o prazer de trabalhar), abriu uma Conferência de Engenharia em Portugal com as seguintes palavras:
- Um dos grandes problemas de Portugal é falta de orgulho das suas gentes na sua identidade e nas suas raízes, porque têm tudo para vencerem! (Foi pena que esse "senhor" de Penacova não tenha estado presente para poder ter ouvido estas palavras).
Será que todas estas questões não se resumem apenas a uma palavra HUMILDADE, pois é alguns dos que por ai vagueiam tentam afirmar-se não pelo seu valor, mas tentando desvalorizar os outros para tentar sobressair!
Muitos dos grandes homens da nossa praça são provenientes do nosso Portugal mais profundo (alguns de trás-da-Serra) onde as dificuldades "eram mais que muitas", onde era preciso fazer das "tripas coração", mas a palavra de ordem era lutar, só poderia existir um resultado vencer as adversidades. Daí que tenham arriscado e partido em busca de um mundo melhor, tanto dentro do nosso país tentando a sua sua sorte nas grandes cidades como no estrangeiro, mas estes certamente não tiveram tempo de criticar pois tinham que trabalhar ou ajudar a construir algo melhor.
Claro que existem pessoas que não capazes de perceber que podemos fazer algo sem pensar-mos só eu nós, eu sei que nem toda a gente têm o prazer e o orgulho de poder dizer :
-"Eu sou Mouramortino", e ter muito orgulho na sua terra e nas suas origens.
Não me irei esquecer o bom que é colocar uma fotografia do Caneiro e receber um comentário de alguém que está do outro lado do Atlântico (da América) a dizer que aquelas canas da India tinha sido ele que as tinha plantado ou receber fotografias enviadas do Brasil, a mostrar os convívio entre os mouramortinos, são estas coisas que nos dão aquela força para continuar.
São estas pessoas que ao longo dos anos eles ajudaram a criar riqueza no nosso país (depositando aqui as suas economias e construindo as suas "casinhas"), uns heróis, pois alguns partiram sem saber ler nem escrever mas que isso não os demoveu serem
o que são, uma mais valia nos países onde residem, muitos comeram o "pão que o diabo amassou" mas não tenho dúvidas que estes são aqueles que sentem "um arrepio" quando ouvem o nosso hino nacional, que o coração bate mais forte ao ver a Vanessa Fernandes ou o Mourinho ganhar mais um titulo. E que não conseguem conter as lágrimas ao ouvir a Mariza Cantar o Fado.
O blog é a forma que nós temos de dizer obrigado, por a todos aqueles que não se resignaram à critica ou às dificuldades, que arriscaram, partiram (não só para o estrangeiro mas também dentro de Portugal) e conseguiram ir mais além !

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito bem esplanado e de forma construtiva.É por estas e por outras que te considero "iluminado"...esse senhor não merecia era meia página! Guarda-te é para o fim de semana, deixa lá o sr. Pedro ele não merece tanta atençaõ!

18:50:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas é por essas e por por outras que quando digo que a minha naturalidade é São Pedro de Alva, Penacova as pessoas me olham assim um pouco de lado

20:36:00  
Anonymous Anónimo said...

Ao longo do tempo temos tido alguma calma mas, custa ver pessoas de uma certa idade a agir como um rapazito!
Escrevi este texto para que alguns "senhores" percebam qual o objectivo do nosso blog!

22:30:00  
Anonymous Anónimo said...

burro é quem lhe fez as orelhas

23:31:00  
Anonymous Anónimo said...

era dar-lhe com um gato morto até o gato miar.

23:31:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas estão preocupados com esse tal de Pedro Viseu? É um escribazito tascoso que tenta imitar o pessoal de categoria. Foi corrido pelos antigos colegas do blog de Penacova.Acho que nem sabia onde ficava a Farinha Podre. e que viva Antonio Jose de Almeida e o Mauricio e o Adolfo Vieira de Brito uns bons farinhenses.

13:36:00  
Anonymous Anónimo said...

Esse Vizeu é burro e sempre foi burro. Quando era mais novo era um tipo que arrotava nas aulas e não lavava os dentes. Por isso ja podem ver como ele era e como se criou. Agora vocês aí na Moura Morta têm de o aturar. Levem-no para aí que a gente ja não o suporta cá.

16:55:00  
Anonymous Anónimo said...

Na Moura Morta o pessoal tem fama de gostar de burros, mas o tal de pedro não está ao nivel da Gbriela ou da Xica, lamento mas não o queremos cá.Parece-me que ele está mais para o porco que para o burro!

17:26:00  
Anonymous Anónimo said...

O Jaime Soares já tem a policia municipal a investigar esse gaijo, vai ser lindo vai, agora esse senhor como voces lhe chamam vai ser inimigo numero 1 de poiares

22:22:00  
Anonymous Anónimo said...

Se forem a Penacova talvez o encontrem...

00:02:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal o Pedro viseu é do Ps do Bloco, do Mrpp a única coisa que o pode salvar é se for do Psd.
lá vai ele tirar o cartão de sócio do psd.

13:03:00  
Anonymous Anónimo said...

Ele é do PS ou do PSD dependendo do interesse, conhecem aqueles que andam na vida á procura de tachos.

20:57:00  
Anonymous Anónimo said...

Deixem lá o homem à vontade. Anda convencido que é um educador do povo, do tipo MRPP ou BE.
Da-me ideia que é da equipa dos delatores do tipo daquela lá de cima da DREN.
Ou muito me engano ou é daqueles que ainda não curou bem a gripe.
Vem cá ao Ze Burro kele da-te uma pinga da jeropiga.

12:03:00  
Anonymous Anónimo said...

Deve ser um homenzinho complexado que veio das cheias dos degelos da Serra da Estrela e encalhou por prto de Penacova. Um beirão culto e moderno não pode ser assim um tipo sabujo e alabregado como de vez em quando demonstra.
Esperemos que o gajo se emende ou então ignorem-no trocando-lhe as voltas. Pensei que nesta sociedade aberta e global já não houvesse gente desta.

09:57:00  
Anonymous Anónimo said...

Não convidaram o Pedro de Viseu para a festa da Moura Morta?

01:22:00  
Anonymous Anónimo said...

Eu reparei que aqui só se maltratam mas também não era por causa disso só queria saber se voces são de Olho Marinho Mara

09:58:00  

Enviar um comentário

<< Home