segunda-feira, outubro 08, 2012

Ofertas para a Capela do Divíno Espirito Santo

A nossa capela desde há uns anos a esta parte quando precisa de alguma coisa, aparecem sempre os beneméritos ou as beneméritas que do seu bolso oferecem as suas dádivas para embelezar ou enriquecer a Capela. É nisto a que os crentes são sensíveis.


Normalmente só quando se aproximam as Festas é que alguém faz notar que faltam coisas, mas felizmente que ao longo dos últimos anos a Capela do Divino Espírito Santo está mais bonita e cada vez mais composta, porque as festas do Divino Espírito Santo se aproximam e a na nossa Capela faltavam coisas importantes que se foram estragando com o tempo por falta de locais para um melhor acondicionamento ou que ainda não existiam.
Como o orçamento da Capela ao longo do tempo têm sido "curto", talvez se deva à falta de dialogo entre as várias Comissões de Festas e as Comissões da Capela, e não se percebendo afinal qual o objectivo primeiro das Festividades Religiosas é sempre difícil que seja atribuída uma verba à Capela dos resultados quase sempre positivos das contas das Festas.

Ao longo dos últimos anos foram ofertados para Capela alguns bens, ainda bem que algumas pessoas se vão apercebendo das necessidades e vão contribuindo:
  • Uma estante para o Missal para colocar em cima do Altar

  • Paramento do Padre

  • Renda para a Alva
  • Roupeiro para guardar os Paramentos e outras roupas da Capela.
  • Bancos para a Capela (Foram pagos com o dinheiro da Conta da Comissões de Festas)
  • Porta da Entrada principal e da Sacristia
Um esclarecimento aos mouramortinos:
  • Todo o dinheiro dado/colocado nos Santos na altura na Festa do Divino Espírito Santo não reverte a favor da Capela mas sim da Comissão de Festas;
  • As "esmolas" dadas pelas comissões de Festas à Capela durante os últimos anos nem chegam para pagar a Luz e alguns anos nem para pagar a Luz da semana da Festa.

Para muitos o facto da capela estar bonita e arranjada é suficiente mas mesmo assim tem muitas coisas em falta, sem necessidade, visto que ao logo dos anos se foi acumulando dinheiro "numa conta da comissão de festas". Algumas das coisas que faltam na nossa capela:
  • Um novo guião
  • Opas
  • Caldeirinha
  • Paramentos para cerimónias fúnebres
  • Estola
  • Carpete
Numa altura em que Sua Santidade nos visita talvez as pessoas possam pensar um pouco mais sobre isto, já que esta questão é bem antiga.

Etiquetas:

34 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os mordomos é que nem se lembravam disso, pois com o dinheiro que tem sobrado dos anos anteriores dava para equipar devidamente a Capela. Até dava para mandar fazer uns 2 andores por ano e fazer mais uns bancos. Normalmente isso é desleixo pois era preferivel aplicar ali o dinheiro com essa justificação do que pagar mais uns copos aos musicos.

11:35:00  
Anonymous Anónimo said...

Acho que não podemos ser nem tanto ao mar nem tanto à terra amigos anónimos!
Ao longos dos anos uma houve uma falta de ligação entre as comissões de festas e comissões da capela, que no fundo deveriam ser uma só.
Mas acredito profundamente que este ano com esta comissão de festas e com esta comissão da Capela as coisas irão mudar e que esse entendimento irá existir.
Como diria António Gedeão
"O sonho Comanda a Vida."

22:39:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas isto de se ser mordomo não toca a todos?
Pensava que sim.
E por acaso não apresentam contas?
Apresentam sim, mas quando calha.
E quem é que sabe o que fazer ao dinheiro?
E quem é que sabe o que se fazer em benificios na aldeia?
Se ha promessas, ha que as cumprir.

12:05:00  
Anonymous Anónimo said...

Não houve promessas de nada! Mas o MM usa a palavra "esmolas" de forma provocadora e sabe que não está a ser correcto,é facto que o menino(desculpe sr.eng.)é tendencioso nesta matéria mas tente usar uma linguagem mais cuidada e rigorosa!

15:20:00  
Anonymous Anónimo said...

Quem é que ofereceu as portas da capela e da sacristia?

15:23:00  
Anonymous Anónimo said...

Esmolas? Mas são precisas esmolas para que se dê dignidade aquilo a que todos acham que é de todos?
Será que dos peditorios que se têm feito ao longo dos anos para as festividades religiosas, que das dadivas que são dadas pro Santo, e dos resultados das festas, não ha dinheiro para arranjar as portas da Capela ou para colocar umas novas?
Ou será que estão à espera de algum Pagador de Promessas?

16:20:00  
Anonymous Anónimo said...

E uma vergonha esses mordomos nao sabem que os andores estao todos partidos so lhes ficava bem mandarem fazer uns mas se nao ostiverem na altura da festa vao pedilos emprestados?

16:31:00  
Blogger MM said...

A palavras por muito que nos custem devem ser utilizadas.
Se vir que as comissões de festas nos últimos sete anos, apropriaram-se de todas as receitas dos Santos e deram à capela da Moura Morta Morta se não me falha a memória duzentos e poucos euros, dividido isso por 7 anos, dá uma esmola.

As minhas amigas tratam-me por menino, portanto também me pode tratar.

O menino mouramortino
Luís Filipe

16:32:00  
Blogger MM said...

Vou vos contar algo que me aconteceu ontem à noite:
A minha mãe liga-me indignada que eu não devia escrever este texto porque eu não tenho nada a ver com isso e que isto não vale a pena porque sempre foi assim.

Mas eu não me importo de pensar sozinho e de ser o único e assumir a responsabilidade porque além de achar que represento de certa forma a fé dos crentes eu acredito que o culto não deve ser tratado como foi até agora. A fé e a Igreja (que somos todos aqueles que acreditamos) não se pode ser tomada por ateus que não acreditam nem que professam a fé cristã e nesse sentido irei continuar a escrever este meu sentimento independentemente de ser a única pessoa na Moura Morta a pensar desta forma.

Mas as minhas ideias são baseadas no texto anterior que são as normas da Igreja, não em coisas que me disseram que dizem que é tradição.

O menino Mouramortino
Luís Filipe

04:23:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas eu tabem ja houvi falar que eram os mordomos que pagavam as portas da capela.
Mas sera que o vao fazer ????

09:20:00  
Anonymous Anónimo said...

Se o fizerem não fazem mais do que a obrigação de honrar os trabalhos das das comissões anteriores.
Se ha dinheiros é porque houve comissões que trabalharam para que tal houvesse.
Mas quem é que terá de manter os bens duradouros que todos acham que é do Povo? Não será o povo representado pelas suas instituições?
Desde a Câmara à Junta, ao Centro de Convivio,à Capela e aos Compartes, são estas entidades que representam o povo.
Ou havera mais alguem que me tenha escapado?

10:34:00  
Anonymous Anónimo said...

O dinheiro angariado nas festas é da comissão de festas e todas as ofertas só são feitas se assim o desejarem,não é uma obrigação.Também gostava de saber quem oferece as portas,ninguém sabe dizer?

14:09:00  
Anonymous Anónimo said...

Porque ele sabe o motivo e ao contrário do que já aqui foi dito,não foi por terem gasto o dinheiro em vinho ou jantaradas!

12:32:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas e as portas quem as pagou? Vamos ficar na ignorância?

12:40:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas não apresentaram as contas do ano passado?
Mas ha dinheiro ou não?

Será que so existe o dinheiro que foi poupado ha 3 ou 4 anos por uma Comissão de Mordomos que ja nada tem a ver com a actual?
Esse dinheiro deve ser mesmo macho.
Se o tivessem juntado no barulho tambem ja tinha desaparecido sem se saber qual o destino dado.

11:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Senhores tenham calma,o dinheiro da ultima festa não desapareceu nem foi gasto.Perguntem ao mm , ele deve saber porque não foram apresentadas contas! E as portas da capela,já se sabe de onde veio o dinheiro?

14:38:00  
Blogger MM said...

Primeiro se alguém tem que responder por essas duas coisas certamente que não serei eu.

Então essa pergunta não deveria ser feita à anterior Comissão de Festas, sobre a razão da não apresentação das contas!
Mas de qualquer forma convido a ler o texto: O que rege ou deveria reger as festas religiosas

Relativamente ao pagamento das Portas da Capela essa questão deverá ser endereçada à Comissão da Capela. De qualquer forma é muito simples, se as portas foram mandadas fazer e se nenhum do dinheiro que existia das antigas comissões de festas foi libertado e como a comissão da capela não tinha dinheiro suficiente, cabe a responsabilidade de fazer o pagamento às pessoas que fazem Parte da Comissão da Capela.

A única coisa que vos posso dizer é que tenho a certeza é que é necessário um novo missal para a Capela porque o que lá existe não está actualizado! Sabiam???

16:00:00  
Anonymous Anónimo said...

Olha aí está.
Se o dinheiro não foi gasto, pode ser que daí venha a massa para pagar as portas.
Sería promessa?
E se os mordomos do ano passado quiserem pagar as portas?
Ou então o Divino Espirito Santo terá de fazer um milagre.

20:24:00  
Anonymous Anónimo said...

Então o melhor é fazer o peditorio na Volta ao Povo para a Festa do proximo Fim de Semana.
Como a Festa é do Divino Espirito Santo ha toda a oportunidade para se pedir para o santo e logicamente o dinheiro que se faça seria para as portas da sua capela.
Não me digam que vão fazer um peditorio para gastar com musicas e com bar aberto para certos e incertos.

15:56:00  
Blogger nekinhas@ said...

As portas quem as mandou fazer que as pague, porque para mim mouramortinho as portas que estavam la estavam boas nunca
foram tratadas como deve ser.Para que serve a fabriqueira para dirigir o que os mordomos angareiam, se é para isso a fabriqueira que faça a festa.Não andem com criticas.Deves de colaborarem com a comição de festa criticam.Critiquem menos e trabalhem mais.

16:09:00  
Blogger nekinhas@ said...

Afinal quem pagou a antiga porta e a fechadura?????Aonde é que ela se encontra,vala deixaram-a de ferro sempre dda para vender para a sucata e beber umas cervejas.

16:12:00  
Blogger MM said...

Das palavras do/a Necas deduzo que não frequenta a capela ou no caso de a frequentar não deve ter reparado que a porta fechava mal e que a causa desse problema foi originada por uma tentativa de assalto.
Realmente terem a coragem de dizer que a porta estava boa... é bem demonstrativo do conhecimento de causa!
Se tivesse lido o texto anterior teria percebido o que é que a Igreja entende sobre as festas religiosas, sobre a Comissão Fabriqueira e as comissões de festas.

Acho muito bem que se a comissão de festas mandou fazer as portas que as pague!
E aquele dinheiro que é dado para o santo e que as comissões de festas arrecadam esse dinheiro!

Os mordomos sabem que falta na Capela da Moura Morta um conjunto de "vestes" e outros utensílios para a realização do culto!

A minha pergunta que os mouramortinos que anualmente contribuem para a festa é o seguinte?

Porque é que contribuem para a festa e em que é que gostariam que o dinheiro resultante fosse aplicado?

02:12:00  
Blogger necas said...

O meu caro amigo gestor de conta das comições de festa (MM) sempre que convidado ou alguem da sua familia mais chegada para fazer parte de uma comição de festas a sua resposta é sempre não sera mais facil gerir o que os outros ganham?
É que se é assim acho que a muita gente para o fazer e poucas para trabalhar.
A festa é verdade que é feita ao Santo, mas não é so a capela que da moura morta o seu espaço involvente tambem é, ja agora que investimentos é que houve no bar ou no resinto da festa?
Caso não saiba as estruturas do bar e da capela foram remodeladas a pouco tempo tanto que o bar tambem foi assaltado e as portas não foram trocadas, por isso antes de criticarem ou de fazerem devem ouvir e saber aceitar as opiniões dos outros, eu possoalmente quando não quero aceitar ou ouvir as opiniões dos outros tenho que me responsabilizar dos meus actos ou então faça uma oferta daquilo que vejo que esta mal.Se for mos a ver o que é necessario o que é preciso para a capela (temos de vender a moura morta para podermos comprar tudo.)Já agora que toca no assunto dos lucros da festa que tanto mordem a algumas pessoas esquecem se de muitos bens que as comições anteriores compraram para que a festa poça ser feita ( estes desapareceram pelos meninos lindos da moura morta.)
Já agora senhor (MM) de sua casa podem ser 3 mordomes arranja mais outros 3 e faz a proxima comição de festa para o ano ou trabalhar custa.Ou gerir o dinheiro da cambada dos malucos é mais facil????
Foi um gosto responder ao senhor engeneiro.Já agora o ke foi feito da porta de madeira a fec hadura dava uns trocos valentes para umas cervejas.Beijinhos

14:40:00  
Anonymous mouramortino said...

Por acaso ao longo dos anos até parece que parte da minha familia já fez parte das comissões de festas; não se esqueça que a minha mãe tem participado todos os anos.

Já agora não se deve esquecer que da minha parte eu irei participar na festa religiosa como mordomo assim que se respeitar as leis da Igreja no que diz respeito às festas religiosas, até porque se tratam de valores; que não valores monetários.

Para a próxima tente escrever de uma forma mais cuidada para que eu não tenha que estar a tentar decifrar o que quer dizer.

22:27:00  
Blogger MM said...

Cara necas leia o texto do blogue anterior a este.

Já agora quando as pessoas lhe ajudarem a escrever o texto, dando-lhe dicas, certifique-se que estão correctas.
De qualquer forma dou-lhe os meus parabéns pelo texto, a si e a equipa que a ajudou a produzi-lo.

Um pequeno reparo:
Estamos a falar da festa religiosa.

22:42:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas que festa para aqui vai.Apliquem o dinheiro onde o devem aplicar.
Arranjem as mesas do adro da capela.
Estão à espera que alguem as arranje?
Parece que o Necas é que percebe da poda.
Entreguem o dinheiro ao Necas que ele arranja ja sumiço para ele.

23:30:00  
Anonymous ESTOU ATENTO said...

Caro Mouramortino e caro Necas vinha por este meio perguntar uma pequena imformação!
Quem pagou as portas ?
Então que foi feito ao relogio da capela já o venderam para os copos?
O dinheiro da festa do ano passado o que lhe foi feito ou então apresentem as contas?
Então quando e que fazem a obra do muro que esta a cair do lado da capela?
E as pinturas das mesas e dos bancos?

23:50:00  
Anonymous Anónimo said...

Por este andar ainda vai ser a Comissão da Capela que vai oferecer as portas a esta Comissão de Mordomos e os mordomos vão oferecer o muro á Junta e a Junta vai oferecer um copo ao pessoal e o pessoal oferece o relogio à capela.
A capela vai assim dar horas pro povo e o povo assim satisfeito vai ate ao Centro de Convivio ver o campeonato do mundo.
Cada jogo que Portugal ganhe o pessoal bebe um copo e atira com as latas pra barreira.

00:07:00  
Anonymous Anónimo said...

COM AS NOVAS TECNOLOGIAS QUE A MENINA NECAS TEM AO SEU DISPOR PODE USAR O CORRECTOR ORTOGRAFICO.
Ao menos não diziam que ainda ha analfabetos esclarecidos.
Mas afinal quem é que manda nisto tudo?
E afinal onde anda o dinheiro? Sempre o levaram para Lisboa e para Coimbra, ou ficou a meio de caminho?
Agora vou ver mas é a telenovela daqueles que andam aos tiros e onde anda la uma miuda gira com uma espingarda.
No proximo episodio ja vos digo se ela matou alguem.

11:52:00  
Anonymous Anonimo das 17:26 said...

Isto é melhor que a telenovela.
Nas telenovelas, compram-se as revistas e sabe-se o que vai acontecer.
Aqui no Folhetim da Moura Morta é que não se sabe muito bem.
Ha ate apostas para se saber o que vai acontecer.-
- Quem apresenta as conta primeiro? os que vão fazer a festa este ano ou os do ano passado.
- quem é que oferece as portas da Capela? É a comissão da Capela que oferece as portas para a festa deste ano ou será a Comissão da festa que oferece as portas ao povo?
- tambem se fazem apostas a ver aonde vão gastar o dinheiro das Festas anteriores. Se a Comissão de Festas anterior não o usou porque hão-de usar os deste ano?
- Ha ja quem se queira candidatar para o proximo ano para ficar com o dinheiro e mandar vir um santo electronico.
- tambem ha quem aposte que assim com tanto dinheiro se deve instalar a Internet ou no Convivio ou no Centro de Dia para seguirem a telenovela da Moura Morta ao Luar.

17:26:00  
Anonymous Anónimo said...

As portas já estão na capela agora o importante é quem as paga,será que o carpinteiro ainda está a arder? Quem as encomendou que as pague,a comissão de festas não foi tida nem achada...essa cambada de malucos não tem que pagar aquilo que os outroa encomendam!

14:18:00  
Anonymous contabilista said...

Fiquem desde já a saber que os mordomos do ano passado tiveram imensos problemas nas contas tiveram de contratar vários escritórios de contabilidade e eles ainda não conseguiram dar conta da escrita mas esperasse que no fim de um ano que os contabilistas tenham um pingo de vergonha na cara e as apresentem.

17:31:00  
Anonymous Anónimo said...

Ali aquele deve ser socio do carpinteiro de tão preocupado que esta com o dinheiro das portas.
Tens que ir com o Santo dar uma volta o povo a fazer um peditorio que dê para as portas e para a festa.
Ou então pedes o dinheiro que sobrou da ultima festa e não a das a estes mordomos de agora.
Metes num envelope e pões na caixa das esmolas.
Mas cuidado não vão os novos mordomos tambem à caixa das esmolas.

19:37:00  
Blogger necas said...

Se não sabe ler português compre um dicionario.
Já sei para onde foi o dinheiro da comissão de festas do ano passado, foi oferecido para o empregado do padre.
As contas do ano passado as finanças comfiscaram o computador por isso é que não apareceram.
A porta fechava mal porque o muro ta-se a dar e a porta deu-se, por acaso ainda não tinha visto esse pormenor.

Alguem prometeu de levantar esse muro e o de baixo no prazo dum mês mas esse mês ainda não chegou.
A frabiqueira da capela ja pediu 5 orçamentos para ver qual fazia mais caro o arranjo dos bancos e das mesas do adro.

22:16:00  

Enviar um comentário

<< Home