segunda-feira, agosto 30, 2010

Na Moura Morta ainda se faz agricultura ecologica















Na Moura Morta ainda se guaram os alimentos dos muares e dos bovinos em grandes superfícies, espécies de hipermercados dos outros tempos.

As medas, medoichas, bonecras e outros nomes mais, eram uma figuração no armazenamento das palhas das bandeiras dos milhos.Os milhos depois de terem as barbas já acastanhadas, eram e são esbandeirados ou desbandeirados para se lhes tirarem a bandeira e forçaram o amadurecimento. As bandeiras eram após o corte, colocadas em fileiras e com as pontas viradas sempre no mesmo sentido e de preferência com as pontas alinhadas para as partes mais baixas do terreno. Esta seca era um primeiro estagio para a secagem da palha. Quando as bandeiras perdessem uns 80% do teor de agua, então ai eram agrupadas nas medoichas para secarem devidamente, ao sol e ao ar livre.
Os atilhos eram feitos de palha de centeio devidamente demolhados. Ainda há o privilegio de se ver na Moura Morta a tecnologia da arrumação da palha de milho. Junto ao Campo de Futebol ainda se podem ver dois belos exemplares, aparelhados por mãos de mestres no oficio. O Ti Alcibiades, a Maria, o Tonito e a Cristina são verdadeiros artistas.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sim senhor aguardarem a papa para o inverno eles são muito comilôes

16:00:00  

Enviar um comentário

<< Home