terça-feira, setembro 18, 2007

Parabéns pelo esforço Senhor Joaquim

Empresário investe 500 mil euros em escola para dar "tranquilidade" a funcionários

Um empresário de Amiais de Cima vai doar, sábado, uma escola de primeiro ciclo e jardim-de-infância à Câmara Municipal de Santarém que construiu para dar resposta às necessidades dos seus trabalhadores. Joaquim Louro, proprietário da maior empregadora do concelho, com um total de 1.200 trabalhadores distribuídos por duas unidades, uma em Santarém e outra em Amiais de Cima (esta com 850 funcionários), disse à agência Lusa que decidiu meter mãos à obra para criar condições para os pais deixarem tranquilamente os filhos enquanto trabalham. "Para o sucesso de uma empresa é importante a satisfação dos seus funcionários", disse, frisando que é sua intenção criar boas condições para as crianças a partir dos três meses até ao 4º ano, pelo que o próximo passo será a construção de uma creche, para a qual já adquiriu terreno.
Joaquim Louro investiu 500.000 euros no edifício que construiu em terrenos que adquiriu há uns anos, depois de travar uma "batalha" burocrática para obter as devidas autorizações, nomeadamente para poder construir em terrenos que estavam classificados como Reserva Ecológica Nacional (REN).
"A escola devia estar a funcionar há três anos", mas os entraves criados só permitiram a sua entrada em funcionamento agora, disse. A batalha que trava neste momento é conseguir que a escola esteja a funcionar desde as 07:30 até às 18:00 ou 19:00 (como querem alguns pais) e que não feche os tradicionais dois meses de Verão (Julho e Agosto), passando a disponibilizar actividades para as crianças.
Esse funcionamento coloca "graves problemas aos pais", estando Joaquim Louro na disposição "de continuar a colaborar para manter um bom funcionamento e para que não feche" no Verão, nomeadamente suportando os custos com pessoal. Para o empresário, o retorno deste investimento virá do facto de os seus trabalhadores, com "a vida particular organizada", ficarem "mais motivados".
Ezequiel Louro, presidente da Junta de Freguesia de Abrã, à qual pertence a localidade de Amiais de Cima, disse à Lusa que a antiga escola de primeiro ciclo estava "obsoleta" e a funcionar num local "perigoso" por se situar junto a uma estrada com muito trânsito.
A nova escola, com instalações consideradas "modelares", vai acolher no ano lectivo, que se inicia na próxima semana, 31 crianças para os quatro anos do primeiro ciclo e 22 crianças para o jardim-de-infância.
Para o autarca, a perspectiva é de crescimento, dado o potencial de uma freguesia com uma área de 23 quilómetros quadrados e 1.200 habitantes, um número inferior aos 1.500 postos de trabalho existentes, criados pelo "maior tecido empresarial do concelho" de Santarém. Ezequiel Louro lamentou que o actual Plano Director Municipal, que inclui muita da área da freguesia em REN, esteja a impedir o crescimento de uma zona do concelho que tem revelado grande dinamismo.
Joaquim Louro, 55 anos, começou como carpinteiro e tem hoje um pequeno império, um grupo de empresas ligadas ao mobiliário, fabrico de colchões, construção civil, que, em 2006, teve, no global, um volume de negócios da ordem dos 60 milhões de euros.
O empresário explica os vários investimentos na criação de melhores condições para a sua freguesia com as suas convicções católicas e o sentimento de poder contribuir para uma sociedade mais justa.
Além do edifício que entrega sábado à Câmara Municipal de Santarém, Joaquim Louro construiu a casa mortuária da freguesia, tem oferecido muito equipamento e material às várias corporações do concelho, apoiou famílias afectadas pelos fogos que em 2003 e 2005 causaram grandes prejuízos e construiu habitações que vendeu a preços mais baixos aos seus funcionários.
"Ele preocupa-se com as pessoas", frisou Ezequiel Louro, sublinhando que, determinado como é, quando as entidades oficiais não cumprem as suas obrigações, põe mãos à obra e faz, como o alcatroamento das ruas que servem as suas fábricas ou, agora, a escola.