segunda-feira, outubro 22, 2007

Dia do Enólogo - 22 de Outubro

Portugal é um dos melhores produtores mundiais de vinhos de qualidade (razão pela qual nos devemos orgulhar pois duma maneira geral batemos quase sempre os recordes das estatísticas mundiais negativas), também a Moura Morta e as nossas gentes e a nossa região desde sempre estiveram ligados à área da vinha e do vinho por isso não poderíamos deixar de falar do enólogo e comemorar o seu dia.

A Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento, venda, etc. Existem pouquíssimas faculdades de Enologia, estando as principais na França e Itália.
Em Portugal também há algumas escolas para apoiar a excelente produção de vinho deste país. Assim, o enólogo é o profissional graduado que cuida de todo o processo de vinificação (processo em que a uva se transforma em vinho) e é também o responsável por decidir quando o produto será vendido.
A Enologia é uma ciência moderna que reúne o conhecimento científico relativos a diversas áreas para se estudar os fenómenos relativos ao vinho. As disciplinas de base para a formação do enólogo incluem a entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, marketing, economia, climatologia, química, etc. Além das disciplinas voltadas para a prática da enologia como a vinificação, viticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração do vinhos, controle de qualidade e análise sensorial.
Existem pouquíssimas Faculdades de Enologia na América do Sul. Segundo alguns, a melhor delas localiza-se em Mendoza, Argentina. No Brasil, existem somente duas, sendo uma em Bento Gonçalves -RS e a outra em Petrolina - PE, ambas oferecidas no Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET. Não confundir com viticultura, que estuda somente o cultivo da uva para o vinho e vinicultura, que concentra os aspectos culturais em torno do vinho.

Enólogo:

O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução. Sendo este o responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final, o vinho. Muitas vezes, o enólogo exerce também funções de vendedor e assume a parte de marketing relacionado com o produto que concebe. Por vezes existe o falso conceito de que o enólogo não pode beber confundindo assim as suas funções com as do Escanção.

Na nossa região a palavra Enólogo é uma palavra cujo significado é bem conhecido, principalmente com a entrada da Casa da Carvalha* na produção e comercialização de vinhos da região demarcada do Dão, também eles tiveram que recorrer a um.

* - Nos próximos dias iremos fazer um post sobre a Quinta da Carvalha e sobre o Vinho lá produzido o "Casa da Carvalha".