segunda-feira, outubro 29, 2007

Rio Alva preocupa

A poluição do Rio Alva é um dos assuntos aos quais as Câmaras Municipais a montante da Moura Morta têm estado a dar uma elevada importância.
O rio Alva é uma das principais "fontes" de atracção dos turistas daí que dê pra entender claramente a preocupação dos Municípios. São as suas praias fluviais que atraem no verão centenas de turistas à nossa região, onde o contacto com a natureza é um facto.

Foi encontrada uma solução provisória, mas passados alguns meses continua-se a assistir à emissão de efluentes para o rio”, sustentou, questionando o executivo “se há uma tentativa de resolução para o problema”.
Também Eugénio Fróis (PS) realçou que “o Rio Alva está doente”, explicando que existe também um problema relacionado com os caudais irregulares do rio, que cria perigos. “Temos de encontrar uma solução para um caudal mínimo”, apelou o presidente da concelhia do PS de Arganil, referindo que, apesar de a situação estar relacionada com a mini-hídrica de Avô, “não há turismo que resista se o Alva não tiver um comportamento diferente”.

Quando se diz que não se conhece a posição da autarquia sobre o Rio Alva é preciso recordar que quando entrámos na Câmara não havia um investimento em questão de ETAR´s”, sublinhou, anunciando que a ETAR de Arganil já está em construção e “estará pronta em finais de Julho”. Em Côja e Vila Cova de Alva as ETAR’s “avançarão em Setembro ou Outubro” e estão em análise as ETAR’s de Casal de São João e Vinhó. “A Câmara está a fazer o que lhe compete para despoluir o rio”, assegurou o Pres. Câmara de Arganil - Ricardo Pereira Alves.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na Moura Morta por acaso ate temos um caudal minimo de 2 m3/seg o que é um bom caudal e bom regulador.
No entanto as entidades e autoridades deveriam ter mais cuidado era com a limpeza com os fundos do rio. A solução é tão simples e só não faz quem não quer.
Uma programação das descargas na Barragem das Fronhas é mais do que suficiente para limpar os fundos do rio. Há tecnicos que sabem muito bem do que se está a falar.

14:25:00  
Anonymous Anónimo said...

Concordo, mas o rio alva tem agora um interesse desportivo, ligado a pesca a pluma, cada vez maior.

Essas descargas programadas, nunca devem acontecer na altura da reproduçao/desova das trutas fario.
Abraço

Vitalino

22:20:00  

Enviar um comentário

<< Home