sábado, novembro 17, 2007

JORGE PISCO

Portugal conta, desde Agosto, com um novo campeão europeu em título. O conimbricense Jorge Pisco conquistou o Campeonato da Europa de pesca à pluma, arrecadando a medalha de ouro da modalidade.
A influência de dois amigos e a vizinhança com rio Mondego foram, porventura, os factores mais importantes (e essenciais) para se iniciar na arte da pesca. Um hobbie que começou por curiosidade mas que, ao longo do tempo, foi assumindo um destaque relevante na sua vida. Jorge Pisco ainda não é profissional, mas sagrou–se campeão da Europa de pesca à pluma, numa prova realizada em Agosto, na Noruega. O seu 1.º lugar acabou por surpreender tudo e todos, já que Portugal não tem grandes tradições nesta vertente piscatória. Um resultado Europeu que colocou o atleta de Penacova “na boca” do mundo ligado à pesca. Subir ao 1.º lugar do pódio não foi fácil, mas, com dedicação, Jorge Pisco trouxe um título inédito da especialidade para Portugal. Uma posição conquistada com provas realizadas em lagos e em barco, onde os portugueses não se sentem confortáveis. “Nós não temos grande experiência em provas realizadas em lagos porque é difícil, em Portugal, encontrar locais para treinar. São etapas com algumas particularidades. As canas têm de ser maiores e a linha mais forte para poder ir mais longe. Este europeu contou com três provas em lago”, explicou o campeão.
Contudo, a falta de lagos que existe em Portugal com condições adequadas para o treino deste desporto em nada afectou o rendimento do português. “O que é preciso para isto é gosto e muita dedicação”, afirmou Jorge Pisco. Durante os três dias de prova o atleta conimbricense concentrou–se em pleno e conseguiu superar todos os obstáculos.
Na competição europeia participaram 116 atletas, representando 18 selecções. A formação portuguesa, constituída por cinco elementos, fez a festa em terras nórdicas, mas, para alcançar um resultado a este nível, tudo tem de ser calculado ao mais pequeno pormenor. E nesse ponto, nada foi deixado ao acaso pela equipa nacional. “Viajámos com bastante antecedência, porque para haver sucesso é extremamente importante tomar contacto com as águas e com o tipo de insectos que lá existem, pois estes diferem muito de sítio para sítio”, referiu o pescador.
Insectos que, à primeira vista, nada parecem ter a ver com o rendimento da pesca, mas que são fundamentais, pois trata-se do alimento do peixe-alvo. Perante este cenário, cabe ao pescador saber escolher o melhor “alimento”.
in "Diário As Beiras17-11-2007"

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não se esqueçam que o blog acompanhou o Campeonato da Europa.
E que divulgou essa noticia me primeira mão.

14:03:00  

Enviar um comentário

<< Home