sábado, dezembro 01, 2007

Vila Nova de Poiares

Autarca quer túneis na EN17

O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares insiste na necessidade de requalificação da EN17 e defende a construção de túneis.

Embora aplaudindo o facto de o secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, ter afirmado que estão em estudo melhorias na EN17 (Estrada da Beira), o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares volta a chamar a atenção para "os graves problemas e entraves que aquela via coloca ao desenvolvimento dos concelhos do interior do distrito de Coimbra".
A propósito, Jaime Soares recorda uma reunião recente, em que alertou o governante para "as péssimas intervenções que foram realizadas na Estrada da Beira", nomeadamente no que toca à sinalização horizontal, e apresentou, para execução imediata, o projecto que já tinha sido divulgado em Poiares, na presença dos municípios vizinhos, onde se projectava um alargamento da EN17, com oito quilómetros de terceiras vias (de ultrapassagem), contrapondo com o pouco mais de um quilómetro que acabou por ser concretizado em obra.
No mesmo encontro, Jaime Soares apresentou um segundo projecto, que considera "a única hipótese de verdadeiramente melhorar e requalificar a Estrada da Beira "e que passa pela realização de dois túneis. O primeiro túnel ligando a designada 'curva da ferradura', em Ceira, à localidade de S. Frutuoso, aproveitando depois o traçado actual da EN17, melhorado e alargado, até à localidade de Ponte de Ribas, onde se iniciaria o segundo túnel até ao ramal da Lousã. O traçado continuaria depois a céu aberto até ao novo nó rodoviário na localidade de Ponte Velha, onde iria entroncar com a nova variante à Lousã.
Para o presidente da Câmara de Poiares, "todas as outras hipóteses estão completamente esgotadas e esta seria a única forma de retirar o fluxo de tráfego de dentro das localidades, aumentando por isso a segurança". E significaria também uma redução de dois terços do tempo médio, nos horários de maior fluxo de tráfego, de uma viagem entre Poiares e Coimbra, e vice-versa.
Com este projecto, "teríamos uma Estrada da Beira completamente nova, deixando de ser a via de autêntico subdesenvolvimento em que se transformou", afirma o autarca.
Na reunião com o governante, Jaime Soares manifestou ainda o seu descontentamento quanto às insuficiências das vias rodoviárias do interior do distrito de Coimbra, que considera estar "completamente estagnado, em comparação com os outros distritos", lembrando a importância da ligação Castelo Branco – Pampilhosa da Serra – Lousã, em IC, bem como do IC8, ligando Pedrógão Grande – Fundão.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostaria que alguma das pessoas que têm o cuidado de transmitir ao presidente da câmara o que se passa no blogue lhe falasse no post que está abaixo onde se escreve sobre os acessos a Poiares.
Se não me fizerem esse favor, eu terei de enviar o email para a Adip que certamente a Dra. Madalena Carrito lhe transmitirá a noticia.

Senhor presidente qualquer pessoa já percebeu que a estrada da beira não têm futuro a não ser para viagens turisticas; pelos vistos toda a gente percebeu excepto o senhor.
Mas como diz o provérbio popular
-Burro venho mais vale matá-lo do que ensiná-lo.

12:13:00  

Enviar um comentário

<< Home