segunda-feira, janeiro 14, 2008

O Blog esteve presente na comemoração do dia do Concelho

As cerimónias do dia do Concelho começaram com um atraso considerável tendo em contra que houve por parte da organização o lapso de convidar algumas figuras/personalidades que deveriam fazer parte da cerimónia protocolar.

Após a abertura da cerimónia pela Filarmónica, começaram as cerimónias de entrega de medalhas aos homenageados. A abertura foi dedicada ao desporto pois um conjunto de jovens do nosso concelho conseguíram a proeza de um titulo desportivo em representação da Associação Desportiva de Poiares, equipa da qual faz parte o mouramortino Renato (neto do Ti Abel) que foi homenageado com a medalha de Bronze.
Também foram distinguidos os mouramortinos Vasco Lucas e Ti Abel Lopes.

No fim da Cerimónia segui-se o tradicional repasto da região:
- Arroz de Bucho
- Chanfana
- Poiarito

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sobre o Vasco Lucas e Abel Lopes depois iremos apresentar um post individual.
Já agora se quiserem enviar umas fotos ficamos agradecidos é que as fotos que tirámos ficaram todas pretas.

01:01:00  
Anonymous Anónimo said...

Istoriadore disse...

O Poiarito é um doce Conventual com mais de 10 séculos de história, dizem que nasceu porque se mudou para a terra que se chama agora Vila Nova de Poiares uma Freira muito casta e pura, cujo nome era Madalena uma freira Italiana do lugar de Carrito, Ortona dei Marsi L'Aquila em Itália a 100 km de Roma.
Essa freira instalou-se então região e criou um convento era conhecida pelo seu bom coração que tirava aos ricos para dar aos pobres.
Além da sua faceta humilde e trabalhadora criou a sua própria doçaria conventual o Poiarito que segundo os escritos antigos tinha propriedades milagrosas as quais nunca foram reveladas e estão muito bem guardadas.
A chanfana também foi um prato que esta freira desenvolveu ao longo da sua vida e à qual Vila Nova de Poiares têm de estar muito agradecido, por isso acho que o município deveria levantar as ruínas do antigo convento que foi destruído pelo terramoto de 1218.

13:06:00  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns ao Poiares, a todos os seus jogadores e treiadores.
POIARES FOREVER!!

21:04:00  
Anonymous Anónimo said...

Significado da palavra repasto:

» (fig.) refeição abundante;
» banquete;
» qualquer refeição.

Fonte:
Dicionário da língua Portuguesa - Porto Editora

14:23:00  
Anonymous Anónimo said...

No meu dicionário repasto e bom pasto, pasto em ambundacia.
Dicionário onde fui consultar para saber o significado de repasto: pasto abundante e o dicionário da burridade ou estupidez.

14:41:00  

Enviar um comentário

<< Home