sexta-feira, janeiro 11, 2008

Vila Nova de Poiares De 12 a 21 de Janeiro

Semana da chanfana promove a gastronomia
Defender e preservar a autenticidade da chanfana é um dos objectivos da semana que promove a gastronomia poiarense, iniciativa promovida pela confraria e câmara municipal.
A chanfana, um ex-libris da gastronomia regional, volta a reinar em Vila Nova de Poiares entre 12 e 21 de Janeiro. Trata-se da Semana da Chanfana, iniciativa que, através da adesão de diversos restaurantes, contribui para divulgar a gastronomia.
Durante a semana, a chanfana é o centro das atenções na ementa dos diversos restaurantes de Vila Nova de Poiares, mas será também acompanhada de outras iguarias que comprovam a excelência da gastronomia poiarense, como o arroz de bucho e os negalhos, sem esquecer o doce regional, o Poiarito.
À semelhança das edições anteriores, durante a Semana da Chanfana será realizado um concurso para eleger e premiar os melhores profissionais de gastronomia, que garantem a autenticidade e a qualidade à chanfana. O júri do concurso, de acordo com os critérios de avaliação devidamente definidos em regulamento, atribuirá as classificações, através das quais se apurará o vencedor, a quem será atribuído o título de “Restaurante Recomendado pela Confraria da Chanfana”.
Além do restaurante “O Confrade”, que não entra no concurso, participam na Semana da Chanfana os restaurantes “As Medas”, “A Mó”, “A Moendinha”, “D. Elvira”, “A Grelha” e “O Filipe”.
A iniciativa conta com a organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e da Confraria da Chanfana. O objectivo do evento é “defender e preservar a autenticidade deste prato gastronómico”, levando muitos dos seus apreciadores a Poiares, a “Capital Universal da Chanfana”