segunda-feira, janeiro 14, 2008

VILA NOVA DE POIARES

Comemoração do Dia do Município – “Em Poiares é tudo bom graças a Deus”
São cento e dez anos a fazer história. O passado já não é o que era, mas o povo continua a provar que está unido. Depois de celebrar o feriado municipal, a vila continua em festa.
Foi ao som dos acordes da Filarmónica Fraternidade Poiarense que a sessão solene comemorativa de mais um aniversário começou. O espaço renovado do Centro Cultural, onde o cheiro a novo ainda se sente, parecia pequeno para tanta gente. Apesar de um imprevisto de última hora, o esquecimento do envio de convites aos membros da Assembleia Municipal, a festa decorreu sem sobressaltos. Mas o presidente da autarquia, Jaime Soares, fez questão de frisar, "para não ferir susceptibilidades", que foi apenas um lapso, provocado pelas novas tecnologias. O número de homenageados, 77, prometia uma cerimónia longa. "Não condecoramos as pessoas à toa, fazemo-lo porque, efectivamente, merecem", sublinhou Jaime Soares. Dezenas de funcionários, com mais de 15 anos de serviço, receberam a medalha de bons serviços prestados ao município. Mas as condecorações não ficaram por aqui, a autarquia poiarense distinguiu com a medalha de mérito municipal três industriais, oriundos da vila, que têm desenvolvido um trabalho "notável e que dignifica o nome da terra" noutros concelhos.
A par da indústria foram ainda condecoradas pessoas ligadas ao sector do comércio, investigação e educação. Também a área da cultura foi reconhecida. Os artesãos, conhecidos "como os grandes embaixadores da terra, de Portugal e mais além", segundo Jaime Soares, foram premiados com a medalha de ouro.