domingo, março 01, 2009

Abertura às trutas

Já falta pouco para que o movimento de Inverno aumente na Moura Morta, com a chegada do mês de Março! Para os que estão fora da Moura Morta é normal questionarem-se sobre o porquê dessa afluência já que isso é normal apenas no verão com a chegada do emigrantes.
Este aumento de pessoas deve-se à abertura da pesca no rio Alva.
O troço de rio que vai desde a Barragem das Fronhas até ao limite do Concelho de Vila Nova de Poiares abaixo do caneiro da Moenda Nova está bem cotado tanto a nível nacional como internacional na "disciplina" da Pesca à Pluma, não havendo em Portugal muitos outros locais de pesca a este nível.
Portanto para "plumistas"
pescadores de truta à pluma, a Moura Morta é um local de visita obrigatória.
Tendo em conta que sou um leigo nisto que são as lides da pesca, hà uma coisa que não posso deixar de frisar:
A admiração pelos que praticam pesca à pluma, pois os que o fazem verdadeiramente, após a captura da truta devolvem-na novamente ao rio independentemente da medida da truta, além disso os anzóis usados não têm farpa para não danificarem o peixe.

Os mouramortinos é com agrado que recebem todos os visitantes, só há algo que gostava de chamar à atenção a todos aqueles que nos visitam para pescar, que é o cuidado com as culturas existentes, não entrarem com os carros ou jipes nos terrenos quer estes estejam em cultivo ou pousio, atenção aos locais onde estacionam os carros de forma a que não impeçam a circulação de outros carros, animais e tractores agrícolas.
Embora saiba que os verdadeiros pescadores têm isso em atenção, mas apenas quero relembrar que se formos visitados por 100 pescadores e um se portar mal é apenas esse que irá ser "falado","comentado".
Já agora não se esqueçam de pagar as licenças para que a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares continue investir esse dinheiro na área de rio concessionada.
Na Moura Morta pode adquirir a licença a qualquer dia da semana e a qualquer hora, aquilo que se pode chamar o verdadeiro serviço publico prestado pelo Ti André.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É isso, o rio alva ainda é um destino de eleição para a pesca da truta à pluma, se todos continuarmos a preservá-lo e fiscalizá-lo vai selo seguramente por muitos anos, assim todos queiram e a M Morta só tem a ganhar com isso.

Depois irei enviar umas fotos do dia da abertura! agora vou "montar" umas moscas para saciar o bichinho que já não para de morder....!!!!1

Abraço e um obrigado ao Filipe por continuar a dedicar um espaço neste blog à pesca à pluma.

Sérgio Silva

22:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Pescar até há-de ser um desporto bastante interessante na qual requer muita paciência,para mim não dava, até porque não tenho paciência nenhuma...só de estar à espera que o peixinho mordesse o anzol...talvez com a pesca até aprendesse a tê-la, mas também acho que pesca é desporto de homem...
Boa sorte para os pescadores...

16:34:00  

Enviar um comentário

<< Home