sexta-feira, março 26, 2010

Poiares inicia obras para ligação ao IP3

A Câmara Municipal de Poiares anunciou ontem já ter iniciado a primeira fase das obras da estrada que pretende ligar a EN17 ao IP3, uma via que é considera fundamental para o desenvolvimento do concelho.
Nesta primeira fase, a estrada que agora está a ser construída ligará a zona industrial de Vila Nova de Poiares a Santa Maria, na freguesia de Arrifana, pretendendo--se que depois possa ser continuada até junto de Penacova, tornando-se numa ligação rápida ao IP3. A nova via constitui ainda uma variante importante ao tecido urbano da sede de concelho, sendo, na perspectiva do edil de Vila Nova de Poiares, uma estrada de «extrema importância para o concelho».
E investe na educação
Considerado um dos pilares para o desenvolvimento estratégico do concelho, a Educação mereceu, na reunião de câmara de segunda-feira, particular atenção. Com efeito, o executivo presidido por Jaime Soares procedeu à abertura das propostas referentes aos concursos de remodelação e ampliação das escolas do primeiro ciclo do ensino básico de Poiares – Santo André, S. Miguel e Santa Maria. Em causa está um investimento global na casa dos 3,5 milhões e euros.
Em causa está, sublinha a autarquia de Vila Nova de Poiares, «a criação dos três futuros centros escolares, que já estavam previstos na Carta Educativa», que, enfatiza, foi uma das primeiras aprovadas a nível nacional.
Esta é a solução proposta pelo blogue da Moura Morta a localização da estrada de ligação ao IP3 - um troço de cerca de 9,4 km.
Saída da Zona Industrial atravessando em direcção à Serra do São Pedro ligando à saída para o Ramal de Miro.
Esta solução permitiria chegar ao IP3 em pouco menos de 10 minutos.


Ideia publicada originalmente em 2007

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6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Penso que o conceito de abrir novas estradas para o desenvolvimento do Concelho é o passo correcto.
Não sei a se a opcção da passagem por Santa Maria é o mais correcto, pois normalmente a filosofia quando se constroi estradas no nosso concelho é que elas devam fazer o maior número de quilómetros dentro do mesmo, que é uma filosofia errada; temos acima de tudo que tentar diminuir distâncias e tempos, evitando a passagem dentro de zonas povoadas.
Portanto a escolha deveria ter como tendo o ponto de partida a Zona Industrial de Vila Nova de Poiares e o destino a saída do Ramal de Miro.(uma estrada entre estes dois pontos pode ser feita quase exclusivamente em zona florestal.

19:48:00  
Anonymous Anónimo said...

Pois era. O caminho mais curto entre 2 pontos é uma linha recta, quer queiram quer não.
Assim nunca mais vai ser construida a ligação ao IP3 e os prejudicados são as diversas populações que acabam por ter de se enfiar na EN17.

21:14:00  
Anonymous Anónimo said...

A opcção de uma via de comunicação desta natureza deveria ser estudada rapidamente mas tendo sempre em atenção alguns dos pontos acima referidos:
- Zona que não sejam densamente povoadas, isto é, com poucas casas
- Estradas possam ter uma ou mais vias no mesmo sentido ou que desde logo fiquem preparadas para essa possibilidade
- Que seja uma estrada "o mais recta" possível a uma das saídas do IP3.

23:28:00  
Anonymous Anónimo said...

So não vê quem é cego. So não ouve quem é surdo . Só não fala quem é mudo. So não apalpa quem não tem mãos. So não saboreia quem não tem lingua.
Por isso organizem-se e deixem adiar a saida para o IP3 por mais uns 20 anos

10:12:00  
Anonymous Anónimo said...

http://acorda-vnpoiares.blogspot.com

Passem por lá e dêem uma vista de olhos às fotos.

10:42:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas será que em Poiares não ha engenheiros? Ou o engenheiro de todas as obras é o Soares? Por isso se conta a estoria do ingles que dizia yes yes e pimba
e estrada fazia-se aos esses. Como o Soares aprendeu bem o inglês, vai dizendo e fazendo o yes ao esse e mais uns yesses aos esses. Prontus está explicado pk as curvas em Poiares.

21:53:00  

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