terça-feira, julho 01, 2008

O pinhal português está doente com Nemátodo

O pinhal português está doente com Nemátodo, uma doença mortal. Esta praga, que ataca este tipo de árvores foi detectada em Setúbal e está a estender-se ao resto do território. Já obrigou ao abate de 130 mil hectares de pinheiros bravos.
O Nemátodo, uma doença que mata estas árvores, foi detectado na Península de Setúbal, mas já foram encontrados novos focos da praga noutros locais. A madeira e derivados só podem ser, agora, exportados depois de um tratamento a altas temperaturas. Segundo os dados divulgados, esta terça-feira, há mais de 1600 amostras a serem analisadas em laboratórios do Estado e de universidades. Os resultados de 26 amostras apontam que esta doença já saiu das zonas onde foi encontrado para o Centro e Sul do país. A doença foi diagnosticada pela primeira vez em 1999, na península de Setúbal, e nesta região, o ano passado, foi criada uma faixa de contenção com 3 km de largura e mais de 400 de comprimento.
Esta faixa obrigou ao abate de todos os pinheiros bravos numa área de 130 mil hectares, de forma a evitar que o insecto que transporta este micro organismo voasse para outras regiões da floresta.Mas este ano já foram encontrados novos focos da doença em Arganil e na Lousã, onde também foram criadas zonas de contenção. Agora as novas análises mostram que as medidas criadas não impediram a propagação da doença para zonas do centro e sul do país.O risco imediato de contágio não é por isso, excluído, mesmo através da exportação de madeiras e derivados, apesar de a maioria serem produtos já tratados no processo de fabrico.
A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) já se congratulou o diagnóstico da doença. Um dirigente desta organização explicou que vai acabar a especulação com a madeira mas, no entanto, os produtores interrogam-se sobre o futuro do pinhal.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parece que ja vieram de feria e so boa vida

20:53:00  

Enviar um comentário

<< Home