sexta-feira, janeiro 09, 2009

Capital Universal da Chanfana

Semana da Chanfana começa amanhã e prolonga-se até dia 19, envolvendo oito restaurantes do concelho. Uma aposta na gastronomia que atrai milhares de visitantes
Ex-libris da gastronomia da Beira Serra, a tradicional chanfana tem, em Vila Nova de Poiares, um dos seus principais baluartes de referência, que lhe conferem, de resto, o título de “Capital Universal da Chanfana”.
O evento começa amanhã, prolongando-se até dia 19, integrado no âmbito do Dia do Município, que se assinala no dia 13. A chanfana é o prato forte deste evento, mas a par de outras especialidades da gastronomia poiarense, há ainda espaço para a realização de um concurso, bem como para a realização de uma “Goat Parede”, protagonizada por 40 modelos de cabras, construídas em fibra de vido e decoradas a preceito.
A Semana da Chanfana afirma-se como um espaço por excelência da promoção deste prato tradicional, confeccionado com carne de cabra velha, assada em fornos de lenha, nos afamados caçoilos de barro preto. A autenticidade e a qualidade deste produto gastronómico, que cada vez mais se afirma como um cartaz turístico da região, vai ser, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, atestada no decorrer de um concurso, que vai eleger e premiar os restaurantes mais fiéis à qualidade e à tradição.

Mas se a chanfana é o prato de excelência desta Semana da Chanfana, o evento não excluiu – antes pelo contrário – outras especialidades da gastronomia poiarense. Por isso, nos oito restaurantes (“O Confrade” só não participa no concurso) que aderiram à iniciativa, vai ser possível, a partir de amanhã e o dia 19, apreciar, entre outros pratos de referência, o arroz de bucho e os negalhos. Como sobremesa, a escolha de eleição recai necessariamente sobre o “Poiarito”, um doce regional que a Confraria apostou, em colaboração com a Câmara, em desenvolver e cujos ingredientes são o espelho fiel dos produtos endógenos da região poiarense.

“Goat Parede” volta a ser uma atracção
A edição da Semana da Chanfana deste ano inclui, ainda, uma segunda atracção, também protagonizada pelos animais caprinos mas, ao invés de cozinhados em vinho, apresentam-se particularmente “vivos” e atractivos. Trata-se, da segunda edição da “Goat Parade”, que pretende ser uma resposta ao «enorme sucesso da primeira edição», refere uma nota da autarquia. Com efeito, depois de um primeiro investimento, com a aquisição de cerca de duas dezenas de animais, feitos em fibra de vidro, e que foram disponibilizados às empresas, instituições e colectividades do concelho, a Câmara de Poiares foi “obrigada” a “repetir a dose”, uma vez que foram «inúmeras as solicitações” para decorar a preceito um exemplar. Nesse sentido, a autarquia liderada por Jaime Soares procedeu, nos finais do ano passado, à aquisição de mais cerca de duas dezenas de cabras em fibra de vidro, disponibilizando-as aos interessados em proceder à sua decoração, com os mais diversos motivos.
Durante a Semana da Chanfana todos os exemplares – cerca de quatro dezenas – vão figurar em mais uma exposição que, de acordo com a organização, certamente vai dar «um colorido adicional ao evento», «que todos os anos atrai milhares de visitantes a Vila Nova de Poiares».