quarta-feira, março 24, 2010

Poiares vai investir em aquário único no país

Em que fase está este projecto que noticiámos há um ano?

Projecto em fase adiantada de estudo - 24 de Março de 2009

É um dos mais pequenos concelhos do distrito de Coimbra, mas sonha ser grande, pelas gentes e pela obra, e não se escusa a avançar com projectos que marcam a diferença. Isso mesmo reconhece o presidente da autarquia, paladino e mentor da grande maioria dos projectos, uns mais originais do que outros. Original por excelência é a nova proposta que Jaime Soares acaba de “magicar” e que o executivo, agradado, aprovou por unanimidade.
Em causa está a construção de um aquário de água doce, que pretende constituir um espaço de promoção, afirmação e estudo da biodiversidade, desta feita centrada na vida dos grandes rios portugueses, com uma incursão ao estrangeiro – eventualmente ao Amazonas - e ainda com um enfoque especial nos rios da região.
«Poiares tem de se afirmar pela diferença», defende Jaime Soares, que quis, agora, que essa afirmação passasse por duas componentes que reputa de fundamentais: as crianças e jovens, por um lado, e o estudo e o conhecimento por outro. Conjugados os dois factores, o presidente da autarquia poiarense juntou-se um outro: algo «que fosse importante para Vila Nova de Poiares e aqui atraísse muita gente, nomeadamente das escolas e das universidades». A componente biológica, da vida, e a vasta tradição lusa ligada ao mar e aos rios fez o resto. «O mar está longe de Poiares, mas temos os rios» e a ideia de um aquário de água doce, que recriasse a vida dos grandes rios e testemunhasse a riqueza da fauna e da flora que os caracterizam, ganhou forma na mente do autarca.
«Temos o Aquário Vasco da Gama, com mais de 100 anos, o Oceanário e, em Mora, também existe um projecto, mas pensámos uma coisa diferente», um projecto mais envolvente, mais global, com uma componente lúdica, mas também direccionado para o estudo e para a investigação. «Uma estrutura de afirmação regional e nacional e que pode mesmo ter projecção além fronteiras», adianta, sonhador, Jaime Soares.
Motivado pelo sonho, o autarca de Vila Nova de Poiares resolveu munir-se dos necessários instrumentos técnicos, no sentido de começar a dar forma à ideia. Confessa, então, que visitou vários países, onde esteve em contacto com as estruturas e com a tecnologia que “enformam” o projecto. Acompanhado por engenheiros, arquitectos e outros técnicos, o autarca de Poiares visitou vários países, nomeadamente França, Espanha, Itália e Bélgica e o que viu cimentou-lhe mais as ideias e o projecto, que ainda está no “segredo dos deuses”, já começou a tomar forma, com a garantia de que os autores – arquitectos e engenheiros, são portugueses, mas a tecnologia será «do mais avançado que se faz na Europa».
«Será um orgulho para a região e para o país», afirma o edil, sublinhando o papel decisivo que, em termos futuro, este equipamento pode ter para o estudo da biodiversidade, para a preservação do meio ambiente e para o ensino/educação dos mais jovens. De resto, poderá encarar-se como uma estrutura complementar, esta centrada na vida dos rios, relativamente ao projecto que a autarquia pretende desenvolver na Serra do Carvalho, que quer transformar num parque lúdico, de lazer e de preservação as espécies autóctones, quer em termos de fauna, quer de flora.
Investimento sustentável
O concelho que claramente tem uma “boa nota” em termos ambientais, pode e deve, no entender de Jaime Soares, fazer mais e melhor pela preservação das riquezas naturais e o aquário de água doce é, sem sombra de dúvida, o mais recente e também mais arrojado projecto. «Pretendemos criar, em Poiares, um grande centro de chamamento ao estudo e ao desenvolvimento de todas as espécies que têm nos rios o seu habitat natural», diz Jaime Soares.
A seu favor, para além das ideias, o concelho tem «condições naturais de excelência», refere o autarca, apontando ainda para a proximidade das universidades de Coimbra e de Aveiro, como elemento aglutinador em termos científicos, técnicos e de investigação. Sobretudo é «uma afirmação importante para o distrito».
O projecto está em fase avançada de estudo, reconhece o autarca, prometendo, que a breve trecho vai fornecer mais informações sobre o aquário de água doce.
Em principio e pela sua interioridade no concelho deve vir a ser criado no Rio Alva entre a Barragem das Fronhas e o Vimieiro numa grande extensão de percurso fluvial no concelho de Poiares. Na Rebordosa e com as infraestruturas lá existentes não haverá sossego para as espécies em aquário natural. A zona oriental do concelho entre a Serra de S.Pedro Dias e o Rio Alva é um verdadeiro Santuário da flora e da fauna, onde existe a maior reserva de trutas autoctones.
Não deverá ser no Rio Mondego pois essa zona é muito mais de Penacova do que de Poiares. Adianta ainda que este projecto único e que se afirma pela diferença representa «um investimento absolutamente suportável», muito embora se escuse a avançar com valores, uma vez que, “o segredo é a alma do negócio”.Não deixa, todavia, de adiantar que, feitas as contas, se trata de «um investimento que se paga em pouco anos», tendo em conta que os estudos feitos e a experiência vivenciada noutros países garantem o total «êxito e a sustentabilidade do empreendimento». «É uma aposta ganhadora e de grande importância para a criação de riqueza em Poiares», remata Jaime Soares, sublinhando que os “ganhos” vão muito para além do concelho, «envolvendo a região e o país», uma vez que o que se pretende criar é uma «uma estrutura única, de afirmação nacional e além fronteiras», que conjuga «empreendedorismo, inovação e modernidade», ao serviço da ciência, da cultura, dos jovens e do ambiente.
in DC

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ao ler o titulo do Jornal pensei:
-Será que já começou a pré-campanha eleitoral? (Espero bem que não, pensei)!
E não é que seja contra as grandes obras ou os grandes projectos, pelo contrário, mas afinal onde é que se vão buscar "dinheiros" para construir um campo de Golfe, um aeroporto e um Aquário; numa altura em que se ouve falar com tanta veemência da CRISE, ou alguns dos outros projectos irá parar?
É com enorme prazer que constato que afinal a Câmara Municipal foi capaz de encontrar um projecto que se enquadre com o nosso Concelho, tendo a mais valia de ser um projecto com viabilidade económica segundo nos assegura o Presidente da Câmara.
Ao longo dos últimos anos desde que a concessão de pesca do rio Alva é detida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares eu como muitas outras pessoas pensávamos que eles não se importavam nada com o rio apenas com o dinheiro proveniente das licenças de pesca; é então que sou surpreendido com esta noticia.

Agora como Mouramortino espero que o destino desse Aquário seja a nossa freguesia, por tudo o que foi dito no texto do Diário de Coimbra e porque também poderia ajudar a dinamizar a freguesia mais pobre e mais desertificada do Concelho.

18:24:00  
Anonymous Anónimo said...

E então o Campo de Aviação na Serra do Vidoeiro?
Não é lá que irão montar a rampa de lançamento do primeiro satelite português?
Com estas ideias todas, o satelite deve estar quase a ser lançado.
E Então o aldeamento turistico na Serra da Atalhada, para fazer inveja aos Moinhos de Vento e ao Antonio do São Pedro?
E a criação do mini Jardim Zoologico na Moura Morta?
E as cabras na Serra do Carvalho? Já pariram, ou ja as meteram todas no caçoilo pras chanfanadas?
E aquela florestação tambem na Serra do Carvalho, para fazer pirraça à Serra do Buçaco?
E a Auto Estrada entre Poiares e Coimbra com portagens virtuais?
Forçºa Poiares, vamos a isso.

08:23:00  
Anonymous Anónimo said...

"...concelho que claramente tem uma “boa nota” em termos ambientais,...". ahahah esta agora fez-me rir.
o que vale é que os esgotos em poiares nunca correram para a ribeira.

Zé da Vila de Poiares

14:32:00  
Anonymous Anónimo said...

mouramortino ainda deves acreditar no pai natal

14:39:00  
Anonymous Anónimo said...

O Aquário será nas águas da ETAR da Vila Nova de Poiares?
Primeiro tratam do Aquário depois, tratam da.....
Está certo!!!

22:39:00  
Anonymous Anónimo said...

Morei em Poiares entre 2001 e 2006. Na altura,até lancei esta idéia do Aquário ao presidente da Camara de Poiares.

Enviei-lhe, por carta, um projecto elaborado por mim e pelo presidente da FFA (federação francesa de aquariofilia), onde referi a importância deste para o desenvolvimento turistico da região.
O Aquário seria construído, ou seria implantado num edificio desactivado, com fácil acesso e dentro da vila, com especies da fauna e flora mudiais. As dimensões do Aquário seriam da ordem dos 200 a 300 m2. Na altura, recebi a resposta por carta, em duas linhas, onde apenas me referiam que era uma boa ideia. Para os políticos, as ideias são sempre boas, desde que não se contrarie os eleitores.

Passado este tempo todo, sem estudo prévio, como se de uma brincadeira se tratase, surge a historia do Aquário.

Não há como dar comida ao povo dá-se-lhe show...

18:21:00  
Anonymous Anónimo said...

Bem ao jeito deste Trauliteiro que "nos" governa em Poiares... O problema é que ainda persiste alguém que nele acredita. Quantas promessas, quantos projectos e ideias que, não passaram disso mesmo. É altura de se criar uma cultura de exigencia para este concelho e exigir tudo aquilo a que temos direito, e dizer basta!!!

22:37:00  

Enviar um comentário

<< Home