quarta-feira, abril 22, 2009

PONTE MUCELA - Urge anteprojecto para requalificação da praia


Ponte Mucela é uma aldeia situada na freguesia de S.Martinho da Cortiça e concelho de Arganil que está a “morrer lentamente”, como nos disse um dos seus “filhos”, coronel António Ribeiro de Pedroso Lima, que apesar de não residir permanentemente na localidade, tem lá a sua residência e não deixa de a visitar todos os meses.
Por amor à sua terra, e não se conformando com alguns problemas de que a mesma é alvo,Pedroso Lima apela às entidades responsáveis pelos destinos do concelho, nomeadamente,Câmara Municipal e Junta de Freguesia, para que "olhem para a Ponte da Mucela como a sala de visitas do concelho".
E logo à entrada, há um problema que urge resolver e pelo qual este "cabeçudo" amigo da sua terra se tem vindo a debater, trata-se da requalificação da praia. O que se pretende, segundo Pedroso Lima e que por diversas vezes já fez eco às entidades responsáveis é que "seja criado um anteprojecto do que se pode fazer ali" no sentido de se "limpar a praia, tirar dali tudo o que não interessa, que são as acácias e a lenha que ficou na ponta do marachão resultado das cheias", deixando apenas os amieiros, já que estes "fazem boa sombra e boa companhia".
"A Câmara concerteza que tem lá um arquitecto, que dê instruções para que seja feito um anteprojecto do que pode ser feito ali", sugere Pedroso de Lima, que para além disso, reivindica a areia prometida e que nunca foi entregue. "A Câmara em determinada altura prometeu que punha cá a areia", lembrou, explicando que há um tempo atrás "haviam aí uns negociantes de materiais de construção que iam buscar a areia ali e a praia ficou quase despida. Ninguém ligou e deixou passar" lamenta, reforçando da necessidade de ser feito "um anteprojecto" que delimite as potencialidades do local, assegurando que se for o caso "até se arranja espaço e é uma maneira de apresentarmos a quem pode dar dinheiro alguma coisa".
Pese embora, a Ponte Mucela estar abrangida pelos concelhos de Arganil e Poiares, a parte da praia está no concelho de Arganil, contudo "a Câmara de Poiares é capaz também de dar uma ajuda, quando apresentarmos qualquer coisa" alegou Pedroso Lima, informando que, actualmente "vive quase tanta gente do lado de cá como do de lá". Mas, em quem o residente deposita mais esperança para ajudar a terra, são nos seus naturais, naqueles que "andam fora mas são de cá", para isso "é preciso mostrar serviço, o que não me parece difícil".
in Comarca Arganil

1 Comments:

Anonymous Atento said...

"que bem que prega Frei Tomás...."

00:21:00  

Enviar um comentário

<< Home