terça-feira, maio 19, 2009

2ª Prova do Campeonato Nacional de Pesca à Pluma

No domingo quando cheguei ao Centro de Convívio estava o Ti André a admirar o rio, pensava eu, mas afinal estava a apreciar a técnica dos atletas que participavam no na 2ª Prova do Campeonato que se realizava no Alva.
Para muitos, aqueles são os pescadores, mas para o Ti André são os seus amigos que ele identifica orgulhosamente quase todos pelos nomes e localidades de onde são naturais.
Ele disse-me que achava que que um dos pescadores que andava ao Caneiro era o Tomás e como todos sabem que embora não seja pescador, gosto muito desta arte que é a pesca à Pluma não só pela preservação do meio envolvente, mas também por a entreajuda que entre os atletas parecem ter tantos em treino como em em competição, lá rumei eu ao Caneiro.
Já agora quero agradecer aos pescadores esta visita, pois provavelmente se não fosse a realização desta prova a estrada que liga o Caneiro à Cabrieira continuaria cheia de pedras, terra e aluimentos sendo impossível a passagem, excepto se fosse a pé.

Tomás Silva

Depois chegar ao Caneiro e pedir para tirar umas fotos, o Tomás mostrou-se logo disponível, mas segundo ele que o que lhe dava jeito era umas trutas também para a fotografia e como todos sabem as trutas não me iriam deixar ficar mal e logo apareceu uma não porque queria ser apanhada pelo Tomás mas porque queria aparecer no blogue.

Controlador do Tomás
O atleta de Braga que controlava a prova do Tomás Silva dizia-se muito desiludido com a prova do Alva, pois vinha à procura de apanhar muitas lontras com medida iguais às que tínhamos colocado à uns dias no blogue e foi uma desilusão total, a sorte é que apanhou umas trutas.

Ao acompanhar a prova durante algum tempo o pescador que estava a controlar foi-me explicando quais os objectivos e as finalidades e mesmo o nome das técnicas utilizadas pelo Tomás que lançava insistentemente e como uma elevada precisão a linha da sua cana de pesca.

Durante um periodo de paragem para trocar de mosca (isco), o Tomás dizia-me que me conhecia de algum lado, pois claro, a foto abaixo permite certificar que nos conhecemos pelo menos da minha Adega.

Na foto da esquerda para a direita - Paulo Morais, Tomás Silva, . . .

Malta da PLUMA ajudem-me lá a completar a legenda das fotos, qual era o nome do controlador do Tomás e como se chama o pescador que está ao lado do Paulo Morais e do Tomás na última foto.
Vitalino como é que correu a prova e aos Mosqueiros do Alva?

3 Comments:

Blogger MM said...

E no fim da tarde quando subi a estrada do Caneiro fui em direcção à casa da D. Albertina que agora pertence ao MouraMortino Mike, onde parei para o cumprimentar, treinar um pouco o meu Inglês mas acabei por me sentar na sua varanda a apreciar o rio e a conversar um pouco acompanhados por um copo de vinho, o que me permitiu ter um fim de tarde fantástico.
É com muito orgulho que constato que tanto ele como a sua esposa adoram a nossa aldeia e que se sentem parte dela embora as barreiras linguísticas por vezes ainda criem alguma dificuldade, mas como ele dizia que quando tem um problema vai ali ter com o Tonito da Cristina e ele logo lhe arranja uma solução.

23:17:00  
Blogger MM said...

É verdade alguém apanhou alguma das lontras? Se apanharam façam favor de me as devolver que me fugiram de cativeiro.

23:19:00  
Anonymous Anónimo said...

No geral a prova do alva foi um sucesso. Muitas trutas,muitas mais que nos ultimos 3 anos.
O Pessoal estava satisfeito.

Pesoalmente correu-me bem consegui fazer primeiro lugar no Alva!!! já no ceira....calhou-me um zerito e um 3.º lugar!

Abraço
Vitalino

15:21:00  

Enviar um comentário

<< Home