terça-feira, junho 08, 2010

AUGUSTO DUARTE HENRIQUES SIMÕES

Cumpriram-se no ultimo dia 28 de Maio de 2010, 26 anos do falecimento do Dr. Augusto Simões.Esquerda - Sr. Eugénio – ajudante da Conservatória
Centro - Dr. Augusto Simões
Direita - Industrial de automóveis de aluguer – Táxis de São Paio de Gramaços

AUGUSTO DUARTE HENRIQUES SIMÕES nasceu em Moinhos de Baixo, freguesia de São Miguel de Poiares em 19 de Junho de 1908 e ali faleceu em 28 de Maio de 1984.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares entre 1948 e 1959, com o lema "Fé, Unidade e Acção", Deputado na Assembleia Nacional em representação do Distrito de Coimbra durante várias legislaturas onde era conhecido pelo "Deputado dos Humildes" ou "Deputado dos Pobres", foi Presidente da Associação de Futebol de Coimbra, foi membro da Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (era em 1966 quando a Selecção dos "Magriços" atingiu as meias finais do Campeonato do Mundo e ficou em 3º lugar), foi um dos grandes impulsionadores dos Bombeiros de Vila Nova de Poiares e Presidente da Direcção durante catorze anos, tendo impulsionado a construção do seu Quartel (agora em vias de desactivação para ser utilizado para noutros fins), foi um dos grandes impulsionadores do Hospital e da Irmandade de Nª Sª das Necessidades, foi Conservador do Registo Civil (e Predial) em Oliveira do Hospital, defensor acérrimo do Regionalismo e da conservação do Património Monumental,Cultural e Artístico do Concelho (e da região das Beiras), sócio das Casas Regionais em Lisboa (Casa das Beiras, Casa do Concelho de Arganil, Casa dos Tabuenses), Agraciado com as insígnias da Ordem de Cristo pelo Presidente da República e com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Município de V. N. de Poiares. A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares deram o seu nome a uma artéria da Vila e ao Bairro Social da Ferreira foi atribuído o seu nome. Como Advogado defendeu muitos os Poiarenses no então Tribunal dos Géneros Alimentícios em Lisboa.

Ja ant.publicado

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

CAMPO DE FUTEBOL HAVIA DE SER LIMPO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

16:06:00  
Anonymous Anónimo said...

O campo é para os mordomos ensaiarem as marchas populares.
Com tanto santo podiam fazer as marchas populares e faziam uma sardinhada para anagariar fundos para os musicos.

11:37:00  

Enviar um comentário

<< Home