segunda-feira, junho 15, 2009

Indignação

Venho por este meio mostrar a minha total indignação perante a forma como decorreu a reunião na Assembleia de Freguesia:
A reunião embora tivesse tido a presença de 9 elementos, 7 do PSD e 2 do PS, apenas 3 elementos estiveram presentes de uma forma Activa na reunião, o Álvaro Rei (PSD) - Presidente da Junta, o Telmo Ferreira (PS) - Oposição e a Presidente da Assembleia - Sandra Laranjeira.
  • Voto contra o pedido de reforço 6.000,00 € para inicio da Obra do Armazém por parte do Telmo Ferreira (PS) que neste caso representa a oposição ao Executivo da Junta.
Numa primeira abordagem até concordo com o Telmo tendo em conta que estaria a aprovar algo sobre o qual não tinha um orçamento ou previsão de custos, mas depois e após explicação por parte do executivo sobre a Obra e do porquê deste reforço se mostrou intransigente, tendo partido para o discussão com uma atitude arrogante autoritária, aproveitou este assunto não para tentar discutir a obra em causa mas para discutir politiquices.
Depois de perceber a exigência do Telmo e rigor neste primeiro assunto rapidamente percebi que apenas um dos presentes na sala estava preparado para a reunião, isto é, só o Presidente da Junta tinha lido e sabia do que constavam os documentos que iriam ser ali aprovados; mostrando todos os outros um total desrespeito pelos cargos que ali estão a representar.
Após os primeiros minutos de reunião e depois de ter entendido que todos os documentos tinha sido recebidos na passada terça feira, todos tiveram tempo suficiente para estudar de uma forma pormenorizada todos os documentos e assuntos que iriam ser discutidos na Assembleia.

Venho mostrar a minha total indignação principalmente para com os dois elementos da Assembleia neste caso a Presidente da Assembleia - Sandra Laranjeira e com o Telmo Ferreira, porque parece que não estavam numa Assembleia de Freguesia mas cheguei a um ponto de pensar que estava numa "mercado/feira", tal era a forma como foram dirigidos os trabalhos e a forma como o Telmo respondia à chamada de atenção da Presidente da Assembleia!
Como é que é possível ouvir ao ouvir o Telmo dirigir-se à Presidente da Assembleia dizendo:

- A senhora é estúpida

E esta responda de uma forma irónica, não levando o assunto a sério.

A reunião decorreu de uma forma pouco normal, porque a Presidente da Assembleia não seguiu os procedimentos e as regras deixando que as coisas decorressem com muita passividade!
  • Falta de rigor nos tempos concedidos para colocação de dúvidas aos membros da assembleia, falta de atitude em não colocar na rua os elementos que faltem ao respeito à assembleia, mas para se ser respeitada não deve responder a provocações ou ser a própria a provocar.
Como cidadão da Freguesia exijo mais respeito dos políticos ou daqueles que o tentam ser para com a Freguesia, porque nas Juntas de Freguesia as pessoas devem estar para defender a Freguesia não os Partidos Políticos. Mas mesmo aqueles que estão lá para defender as suas cores partidárias devem fazê-lo respeitando-nos, pelo menos devem ler e estar informados do que se passa na freguesia.
Ou apenas estão ali para dizer aos amigos que têm um lugar sentado na Assembleia de Freguesia?