segunda-feira, junho 15, 2009

Reunião Assembleia Freguesia de Lavegadas

No passado sábado realizou-se na sede da Junta de Freguesia de Lavegadas a reunião da Assembleia, à qual fui assistir atendendo a que são sessões abertas ao público.
As pessoas que assistem às reuniões têm 5 minutos no final para exporem as suas questões ou dúvidas à assembleia e/ou Presidente da Junta.

Foram apresentadas e debatidas algumas das obras que se estão a realizar na Junta de Freguesia como é o caso do Parque Infantil na aldeia do Barreiro num terreno Oferecido pelo senhor Joaquim Reis (Quim de Sabouga), a construção de um armazém no espaço ao lado da Junta de Freguesia, alargamento e construção de um muro de suporte na estrada de Mucela ao pé da casa do policia. O presidente da Junta veio pedir a aprovação à assembleia de um reforço de 6.000,00 € para dar inicio ao processo da construção do armazém, porém ainda só tinha a planta não tendo ainda a previsão dos custos da construção do Armazém. O Sr. Telmo Ferreira votou contra visto que no seu entender não é possível votar a favor de algo para a qual não existe ainda estimativa de custo ao qual o presidente da Junta respondeu fervorosamente dizendo que sempre que se quer fazer algo eles votam contra (PS), porque é apenas um reforço de uma quantia que apenas poderá dar inicio ao processo de construção porque a Junta espera apoios a nível de materiais e mão de obra para a construção do mesmo, a não aprovação por parte da assembleia implicaria ter que esperar para a reunião seguinte o inicio deste projecto.
Falou-se ainda dos número de pessoas que trabalham na junta de Freguesia além da Cristina que são 2 trabalhadores da freguesia e outro externo que trabalham na manutenção e limpeza dos espaços públicos das Lavegadas, aos quais a Junta suporta o pagamento da do seguro mais o subsidio de alimentação.
Foram aprovados os regulamentos sobre taxas e licenças para a freguesia, regulamento do cemitério e Norma de Controlo Interno da Freguesia todos eles foram aprovados por unânimidade.

Ao longo do tempo tenho vindo a expor no blogue alguma das preocupações e assuntos que no meu entender são importantes para a nossa aldeia e a para a freguesia, daí que tenha colocado algumas questões:
  • Se estavam a pensar fazer o alargamento da estrada que liga a Igreja Nova à Santinha?
  • Se estava previsto a construção do Muro de suporte na estrada do Campo de Futebol da Moura Morta?
  • Se já foi avaliado a perigosidade do Muro de suporte ao lado da capela que em caso de queda poderá por em causa quem passa na estrada para as Secarias?
  • Se a Junta de Freguesia está disposta a fazer alguma/muita pressão para que algumas das obras anunciadas pela Câmara Municipal possam vir a benificiar a nossa freguesia sendo cá contruidas como o Fluviário (aquário de rio) e porque não trazer para a nossa freguesia o projecto de criação de cabras?

5 Comments:

Anonymous CAMBADA DE IMCOMPETENTES said...

Será verdade que vão mesmo fazer obras, o muro de suporte da estrada e o muro de suporte da capela acho mentira enquanto não houver alguém que denuncie estes perigos a comunicação social.
Já ouvi falar em fazerem o muro no dia em que ocorreu o acidente e nunca mais falaram e mais nada já se esqueceram dos verdadeiros perigos para as pessoas que ali passam correm perigos desnecessários.
O muro da capela esta com uma deslocação de trinta centímetros.
O muro de suporte da estrada o alcatrão esta a rachar todo devido ao terreno estar a ceder por falta de um muro de suporte de terras.

11:44:00  
Anonymous FESTA FESTA said...

Festa da Moura Morta.
Quem são os mordomos?
Vim a saber que este ano nem cremasse não vão fazer nada de nada .

21:48:00  
Anonymous Anónimo said...

Ha coisas que são serias e que devem ser levadas à Assembleia de Freguesia.
Parece que alguem se preocupou com coisas serias, ao ir participar como publico, a uma sessão da Assembleia.
Os casos apresentados são do interesse de desenvolvimento e de acautelar o futuro duma freguesia das mais pequenas deste país.
- O alargamento da estrada entre a Igreja Nova e asantinha no ramal de Mucela é mais que justificavel, por razões de segurança rodoviaria ( curvas sem visibilidade, estreiteza da faixa de rodagem, falta de rails de segurança, etc... ).
- Muros de suporte junto da Capela da Moura Morta. Mais uma vez e por razões de Segurança se chama a atenção para tal.
Será que alguem se virá a preocupar no dia em que houver um acidente grave? não ha razões nenhumas para deixar estar aquilo como está. É desleixo e incuria.
- Investimentos no desenvolvimento em turismo rural ou ecologico, é uma coisa que nem se quer ouvir falar.
Estes assuntos podem e devem ser agendados para futuras reuniões da Assembleia de Freguesia e apresentados ao executivo da Câmara.
O que chateia é que ha verbas para estas coisas.

09:18:00  
Blogger Néni said...

Depois de ler as questões formuladas por um freguês na assembleia de freguesia bem como os comentários como resposta aos problemas apresentados na dita sessão, ocorre-me dizer o seguinte:

1º - são questões pertinentes que preocupam as gentes dessa freguesia e parece-me que deviam ser resolvidas com a brevidade possível. Percebi haver condições para tal e com boa vontade seriam ultrapassadas eficazmente a bem de todos.

2º - As assembleias de fregfuesia, em qualquer lado, nunca são muito participadas, por razões várias. Mas em meios pequenos como esse, seria de todo o unteresse, e para bem de todos que aí vivem, uma maior afluência às reuniões... não são assim tantas por ano...
Haveria certamente vantagens, através de propostas e discussão dos problemas, todos têm a ganhar.

A terminar, apenas digo que estas palavras são apenas um modo de colaboração à distância ( física), já que vivo em Lisboa e vou aí uma vez por outra. Talvez, quem sabe, um incentivo à população e a quem ler esta mensagem.

Agradeço a atenção que possam dispensar a estas palavras e desejo a todos um bom trabalho.

Atentamente
Noémia

23:29:00  
Anonymous Anónimo said...

necessario verificar:)

04:15:00  

Enviar um comentário

<< Home