quarta-feira, julho 22, 2009

Crianças poiarenses na colónia de Quiaios

A Colónia de Férias de Vila Nova de Poiares situada na Praia de Quiaios acolheu já os primeiros utentes deste ano. Desde o dia 10 e até ao próximo dia 23 que cerca de 60 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos estão naquela estrutura da Câmara Municipal que ao abrigo de um acordo de cooperação está a ser gerida pela ADIP (Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares).

Durante a estadia as crianças têm oportunidade de desenvolver diversas actividades, nomeadamente caminhadas, torneio de futebol, construções na areia, piscina, pedy-paper, karaoke, torneio de cartas, desfile de moda, entre muitas outras. O plano de actividades preparado visa essencialmente proporcionar aos mais jovens um período à beira mar, estimulando a ocupação de tempos livres através de actividades que proporcionam momentos sempre salutares de lazer e convívio.

Depois de terminada a estadia dos mais jovens, será a vez da população sénior de Poiares poder também desfrutar da tranquilidade e bem-estar à beira-mar, já a partir do dia 27 de Julho.

Recorde-se que desde a década de 1980 que a Colónia de Férias de Vila Nova de Poiares acolhe os jovens e menos jovens do Concelho.

NI da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares

Muitos dos Mouramortinos que hoje que hoje tem menos de 35 anos puderam passar férias em Quiaios.

Esta é uma daquelas casas (Colónia de Férias) que me trás muitas recordações, acredito que não só para mim, porque olhando para trás e fazendo uma retrospectiva podemos constatar que para alguns estes anos em que foram à Colónia de férias foram os anos em que verdadeiramente tiveram a oportunidade de ter férias e por estranho que pareça comer uma refeição completa e poder comer sobremesa.

Nesse tempo que frequentei a colónia de férias entre as férias de 1886 e 1990 na Moura Morta existiam muitos miúdos, chegando mesmo a Moura Morta a ter em Quiaios a sua própria equipa de futebol para os jogos de brincadeira, chegaram a ser mais de 10 miúdos só da Moura Morta.

Os dias começavam sempre com algazarra ou não fossemos nós sempre mais de 50 alunos entre os 6 e os 13 anos, depois do pequeno almoço, que era um copo de leite com café e duas sandes uma de manteiga e outra de marmelada, partíamos para a praia em fila, alinhados dois a dois, onde todos os dias montávamos o pano azul na nossa grande barraca onde colocávamos as nossas coisas (roupa, toalhas, bronzeador e o lanche).

Embora não me recorde se tínhamos um lanche de manhã e outro à tarde, mas recordo-me da sensação maravilhosa de comer aquelas sandes da praia acompanhadas do bem fresco sumo de laranja, esse lanche era tomado quando todos nos sentávamos em circulo, estando no centro desse circulo o cesto de verga onde era transportado o pão e as monitoras.

Mas nem só de praia consistia as nossas férias, fazíamos longas caminhadas a pé ao fim da tarde onde aproveitávamos para comer camarinhas (que segundo me lembro eram umas bolinhas brancas que se apanhavam nuns pequenos arbustos), depois de chegar a casa tomar-mos um banho nos chuveiros exteriores íamos para dentro e mudava-mos de roupa para jantar depois do jantar jogávamos à jogar à bola e brincávamos.

Outra das coisas engraçadas era que me recordo era dia dia anterior ao nosso regresso a casa e que todos faziam questão de comprar alguma recordação para os país, do pouco dinheiro que levavam para as férias sobrava sempre dinheiro para comprar a prenda para a família.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

22:44:00  

Enviar um comentário

<< Home