sexta-feira, julho 31, 2009

Rio Alva o nosso ex-libris

Foi neste cenário que decorreu este semana no Rio Alva a última prova do Campeonato Nacional de Pesca à Pluma.

Quero desde felicitar o novo Campeão Nacional de Pesca à Pluma sem Morte - Paulo Morais.


Aqui temos alguns dos "cenários" onde se realizou a competição.

Troço de rio junto à Quinta do Dr. Antonino



Com a proximidade das eleições autárquicas este irá ser sem dúvida um assunto que irá provocar acesas discuções entre os candidatos tanto mais que há a possibilidade do Campeonato do Mundo de 2012 se realizar em Portugal e consequentemente a Moura Morta ser um dos palcos de excelência.

O rio é uma das imagens de marca da nossa freguesia, sem dúvida que podemos oferecer algo único; temos a serra e o rio, não existe poluição, embora as águas geladas à primeira vista possam criar um afastamento, rapidamente entendemos que nos proporcionam um rio de excelência para as trutas e a garantia de um local onde se poderá oferecer aos visitantes qualidade de vida, e a certeza que irão ser bem recebidos.

Gostaria que a atenção por parte do executivo Municipal fosse dada de igual forma aos dois rios que banham o nosso Concelho, isto é, não quereria que aos cerca de 1,5 km de rio Mondego fossem retirados quaisquer projectos, mas que fosse olhado e investido nos nossos 7,28 km de rio se não proporcionalmente na mesma ordem de grandeza.
Acho que não se justificaria dois parques de Campismo no mesmo Concelho (tendo em conta as dimensões dele), podíamos pensar para aqui um conceito diferente, não de mega-projecto, mas sim de um pequeno projecto estruturado, por exemplo pequenas cabanas muitos populares nos países nórdicos em que o objectivo não seria de todo proporcionar conforto, mas sim qualidade de vida.
Quem sabe poderiam ser convidados os nossos emigrantes para participarem num desses projectos, não lhe garantindo um retorno imediato do seu investimento, mas quem sabe poderem ajudar as suas aldeias a serem um pouco diferentes para melhor.

Penso que a única forma de "segurar" pode ser a criação de alguns postos de trabalho, só conseguidos no meu entender através do Turismo. Caso contrário com uma população muito envelhecida e numa freguesia onde não há uma farmácia, cafés (exceptuando os dos Centros de convívio), a escola irá fechar dentro em breve.

O que é que prende os jovens à sua terra?
Será que aqui terão futuro?
O plano director Municipal deixou nas aldeias espaço para que estas cresçam?
E agora?