segunda-feira, agosto 31, 2009

Grupo Alves Bandeira cria unidade para a área das energias renováveis

O grupo Alves Bandeira (AB), com sede em Coimbra, decidiu diversificar o negócio, apostando nas energias renováveis através da empresa Energyband, num investimento de meio milhão de euros, disse à Lusa o director do grupo, José Alberto Baptista.

"É uma área que tencionamos expandir", sublinhou o director do grupo, cuja empresa-mãe, a Alves Bandeira, se dedica à revenda e distribuição de combustível, com cerca de 90 postos de abastecimento distribuídos por todo o país.

Instalada na zona industrial da Pedrulha, na Mealhada, a Energyband - Novas Energias está "especialmente vocacionada para a montagem e comercialização de sistemas de ventilação, climatização e aquecimento, a partir de fontes renováveis (solar, biomassa e geotérmica), destinados a espaços residenciais, comerciais e industriais", segundo a autarquia.

Com oito trabalhadores, a Energyband resulta de um investimento de meio milhão de euros e tem actualmente quatro representações exclusivas em Portugal, entre as quais a da alemã Zehnder, "especialista em sistemas integrados de aquecimento, climatização e ventilação com recuperação de energia".

Além de um departamento de engenharia e certificação de edifícios, a nova empresa "desenvolve e comercializa equipamentos e soluções integradas de sistemas de energias renováveis".

Este ano, segundo José Alberto Baptista, a Energy Band espera facturar 250 mil euros.

Com sede em Coimbra e os armazéns centrais em Vila Nova de Poiares, o grupo Alves Bandeira, que agrega 11 empresas e emprega 350 trabalhadores, está a equacionar construir novas instalações na zona industrial da Mealhada, num investimento de 7 milhões de euros, adiantou José Baptista.

Estas 11 empresas operam em áreas desde a comercialização de pneus, lubrificantes, importação e revenda de combustíveis e produtos derivados do petróleo, venda de automóveis novos e usados, construção civil ou mediação de seguros, entre outras actividades.

Questionado sobre o impacto da crise no grupo, José Alberto Baptista afirmou preferir "esperar para ver".

"Estamos ainda numa posição de investimento, a tentar consolidar posições nos postos de abastecimento", adiantou, destacando também o projecto das novas instalações previsto para a Mealhada.

A soma do capital social das empresas do grupo ascende aos 17,295 milhões de euros e, em 2008, facturou 150 milhões de euros.

"A Alves Bandeira é mais um grupo de empresas que, ao instalar-se entre nós, vem fortalecer o tecido económico concelhio e, consequentemente, o mercado de emprego local", afirma o presidente da Câmara da Mealhada (Aveiro), Carlos Cabral.

Com um cariz familiar, o grupo nasceu há cerca de 45 anos na localidade de Góis (Coimbra), onde o seu fundador, Cassiano Alves Bandeira, abriu o seu primeiro posto de combustível.