quarta-feira, janeiro 06, 2010

Ainda se Cantam as Janeiras

O dia 6 de Janeiro para além de dia de Reis é também dia de cantar as Janeiras e, apesar de tudo, esta é uma tradição que ainda perdura no nosso país. De Norte a Sul, e até nas ilhas, seguem aqui algumas iniciativas onde as Janeiras vão fazer-se soar.

Em Aveiro, por exemplo, a escadaria da Casa Municipal da Cultura vai ser o palco de uma sessão aberta à população com cantares tradicionais. Os cinco grupos corais e folclóricos vão actuar num cenário que estará ainda adornado por uma “Fogueira de Reis”.

Já em Palmela, as Janeiras são encaradas como um momento de convívio anual, reunindo à noite centenas de participantes. Cantar, dançar e celebrar o novo ano são as palavras de ordem num percurso que começa nos paços de Concelho e que, antes de terminar no Largo de S. João, tem algumas paragens em várias associações do centro histórico do Vila. No final, os mais de vinte elementos dos Concertinistas da Lousã juntam-se ao Bolo Rei e ao Moscatel de Setúbal para ajudar à festa.

Saltando o oceano Atlântico e chegando ao Arquipélago dos Açores também é possível encontrar quem celebre as Janeiras. Tudo começa às 21 horas junto à Igreja Matriz de São Jorge, no Nordeste, na ilah de São Miguel. O grupo de Cantares da freguesia vai entrando em algumas residências, desejando boas festas e cantando músicas alusivas à quadra.

De volta a Portugal Continental, em Loulé, também se cumprem as tradições de Reis. No dia 8 de Janeiro, pelas 21h30, o Mercado Municipal vai receber o Encontro de Janeiras. Pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola marcam o ritmo dos vários grupos algarvios que vão animar este espectáculo de entrada livre.

Ler mais no Sapo....

Etiquetas: