domingo, janeiro 10, 2010

Centenas de locais de Norte a Sul do País estão nomeados para «7 Maravilhas Naturais de Portugal»


Centenas de locais de Norte a Sul do País, Açores e Madeira estão nomeados para o concurso «7 Maravilhas Naturais de Portugal».
O Rio Alva na Moura Morta está na corrida....
A lista de candidaturas é apresentada publicamente na quinta-feira, em Lisboa, disse fonte da New 7 Wonders Portugal à «Lusa».

O concurso integra sete categorias: Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos e Áreas Protegidas.

De acordo com dados disponíveis na página da Internet das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e outros disponibilizados pelas autarquias participantes, a categoria de Grandes Relevos - que inclui montanhas, vales, serras e formações rochosas, entre outros sítios naturais - é uma das que apresenta um maior número de candidaturas validadas.

Nesta categoria constam o Vale Glaciar do Zêzere (Manteigas), as serras de Marvão e São Mamede (Portalegre) ou as Pedras Parideiras (Arouca, Aveiro) e a Pedra Bolideira (Chaves, Vila Real). O rio Vez (Arcos de Valdevez), as Fisgas de Ermelo (Mondim de Basto) ou as Portas do Vale do Almourão (Proença-a-Nova) são outros dos sítios a concurso na citada categoria.

A categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas inclui a Lagoa de Óbidos, a Ria de Alvor (Portimão), os rios Mouro (Monção), Alva (em Moura Morta, Poiares), Douro (Peso da Régua) e Paiva (Arouca). Integra ainda a Cascata da Cabreia (Sever do Vouga), a Fraga da Pena (Arganil) e o Sapal do Rio Coina (Barreiro).

Já nas Zonas Marinhas destaca-se a Ilha da Berlenga e a Onda dos Supertubos, na praia do mesmo nome, em Peniche.

A praia da Amoreira (Aljezur), o Litoral do Guincho (Cascais), a Ponta João D¿Arens (Portimão), o Cabo da Roca (Sintra) e a Fajã dos Padres (Madeira) integram a categoria Praias e Falésias. Esta inclui ainda a Praia Velha, Concha e São Pedro de Moel (Marinha Grande), as Falésias do Cabo Mondego (Figueira da Foz) e as praias fluviais de Fragas de São Simão e Ana de Aviz (Figueiró dos Vinhos).

A Furna do Enxofre (Santa Cruz da Graciosa, Açores), as grutas de Alvados, Santo António e Mira e Aire (Porto de Mós), Moeda (Batalha) e o Algar do Pena (Santarém) aparecem na categoria Grutas e Cavernas.

Nas Florestas e Matas há a assinalar as candidaturas da Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), o Pinhal do Rei/Mata Nacional de Leiria (Marinha Grande) e os Montados de Sobro e Azinho (Avis, Portalegre), entre outras.

Por último, à categoria reservada às áreas protegidas concorrem o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Ria Formosa (Algarve), o Estuário do Tejo ou a Floresta Laurisilva (São Vicente, Madeira). O Parque Natural de Montesinho (Vinhais, Bragança), a Área da Reserva da Lagoa de Santo André (Santiago do Cacém) ou a Reserva Natural da Serra da Malcata (Sabugal, Guarda), são outros dos locais naturais candidatos.

A lista de candidaturas será depois analisada por um painel de 77 especialistas que vai eleger 77 candidatos - 11 por categoria - e cuja revelação será feira a 07 de Fevereiro.

A 7 de Março são anunciados os 21 locais finalistas - três por categoria - a serem submetidos a votação pública até 07 de Setembro, mês da divulgação das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.Ler mais.....

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No ano em que a biodiversidade estará em destaque em todo o mundo, Portugal quer com a eleição das 7 Maravilhas Naturais mostrar a sua diversidade na natureza. “Espero que com esta iniciativa se possa mudar a tendência para a desvalorização da importância do ambiente e que possa haver orgulho no património natural”, referiu Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente.

Com a eleição dos sete monumentos que passaram a ser as 7 Maravilhas de Portugal, houve um aumento de visitas. A expectativa de que situação idêntica aconteça nos locais que estão agora a concurso é a mesma, mas a preocupação é diferente. “O que estraga é o comportamento e não a quantidade de pessoas que visita os locais. A pensar nessa situação, estamos a construir um código de conduta que será divulgado em Abril”, explicou Luís Segadães.

As escolas serão envolvidas na iniciativa, num molde que está a ser estudado, mas para já o apoio são de parceiros como GEOTA, Quercus, Liga para a Protecção da Natureza, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, National Geographic e do Ministério do Ambiente. Luís Segadães deseja que no final “os portugueses se sintam representados pelas 7 Maravilhas”.

Os portugueses poderão votar no site www.7maravilhas.sapo.pt quando a 7 de Março forem escolhidos os 21 locais finalistas. A 11 de Setembro, os vencedores serão anunciados na lagoa das Sete Cidades, em São Miguel, nos Açores.

14:40:00  

Enviar um comentário

<< Home