sexta-feira, janeiro 08, 2010

A Moura Morta no Correio da Beira Serra

Rio Alva entrou na corrida ao título de “Maravilha Natural de Portugal”

A Câmara Municipal de Poiares candidatou o Rio Alva, no troço que atravessa a Moura Morta, às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

Já foi aceite a candidatura apresentada pelo município de Vila Nova de Poiares às “7 Maravilhas Naturais de Portugal” na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas”.
"Local de beleza singular, onde fauna e flora se encontram com esplendorosa simplicidade, a aldeia da Moura Morta, chega até ao Rio Alva dispersa por vales, onde as Moendas do Caneiro ainda teimam em desviar as águas que outrora fizeram moer o cereal", lê-se no texto da candidatura, onde a autarquia destaca a pureza das águas fluviais que acolhem espécies como Barbos, Bogas, Escalos e Trutas.
Também a flora "é digna de registo, onde a par da vegetação ripícola surgem espécies de influência mediterrânica, num convívio harmonioso que enriquece esta verdadeira artéria ecológica, criando intercâmbios genéticos verdadeiramente únicos e essenciais para a biodiversidade de um património natural quase intocado", continua a ler-se.
Aceite a candidatura, decorre agora a primeira fase de selecção, sendo que a decisão final só será conhecida em Setembro de 2010, Ano Internacional da Biodiversidade.
O presidente da Câmara Municipal de Poiares, Jaime Soares, está confiante na boa aprecição do júri e espera que "o rio Alva seja uma das sete maravilhas naturais de Portugal"..
Tambem os mouramprtinos estão na expectativa do seu reconhecimento, apos alguns seculos de abandono total pelos seus autarcas.
Moura Morta foi uma das aldeias em que 80% dos seus habitantes foram emigrantes no Brasil, na maioria em Belem do Pará.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei de ler e saber que o jornal do meu concelho O CORREIO DA BEIRA SERRA se tenha lembrado de poblicar a pretenção da vossa camara fico contente e é bonito que a solidariedade entre povos visinhos se incremente só juntos poderemos vencer.

Voz do Goulinho
ALA Poemas
António Assunção

09:32:00  

Enviar um comentário

<< Home