segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Lendas dos nossos Antepassados

Lendas são lendas, mas ouvimo-las quando eramos crianças e havemos de as arrastar ate ao fim das nossas vidas.
Vem isto a proposito da Lenda dos 3 Rios que nascem na Serra da Estrêla:
Mondego, Zezere e Alva.
Ouvi esta lenda da boca da Ti Rosa Lima e tambem de meu pai.
Na blogosfera apareceu um post recente no blog do
PROF. KIBER SITHERC como sendo uma lenda na historia de Pombeiro da Beira. Não querendo minorar a intenção..... e porque não será uma lenda da história da Moura Morta?
E a da Princesa Estrela e do seu encantado principe Mon Diego?

A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre três rios, o Mondego, o Alva e o Zêzere, todos nascidos na Serra da Estrela.

Estes três rios envolveram-se um dia numa grande discussão sobre quem seria o mais valente e acertaram numa corrida que esclareceria a questão: quem chegasse primeiro ao mar seria o vencedor.

O Mondego levantou-se cedo e começou a deslizar silenciosamente para não atrair as atenções. Passou pela Guarda e pelas regiões de Celorico, Gouveia, Manteigas, Canas de Senhorim e pela Raiva, onde se fortaleceu junto dos ribeiros seus primos, chegando por fim a Coimbra.
O Zêzere, que estava atento, saiu ao mesmo tempo que o seu irmão. Oculto, por entre os penhascos, foi direito a Manteigas, passou a Guarda e o Fundão, mas logo depois se desnorteou e, cansado, veio a perder-se nas águas do Tejo.

O Alva passou a noite a contar as estrelas, perdido em divagações de sonhador e poeta. Quando acordou, era já muito tarde mas ainda a tempo de avistar os seus irmãos ao longe.
Tempestuoso, rompeu montes e rochedos, atravessou penhascos e vales, mas quando pensava que tinha vencido deparou com o Mondego, no momento que este já adiantado chegava ao mar. O Alva ainda tentou expulsar o seu irmão do leito, debatendo-se com fúria e espumando de raiva, mas o Mondego engoliu-o com o seu ar altivo e irónico.
Este lugar onde os dois rios lutaram ficou para sempre conhecido como Raiva, em memória da contenda entre os dois irmãos.

Prof.Kiber Sitherc
http://esoterismo-kiber.blogs.sapo.pt/

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger ⓡⓞⓣⓘⓥ said...

Olá :)
O Blogue dos Manteigas passou por aqui ;)
Um abraço
http://bloteigas.blogspot.com/

13:18:00  
Anonymous Tenho Dito said...

Tenho dito que para a Moura Morta ser candidata as 7 maravilhas precisaria de ter mais atenção por parte da junta de freguesia.
No entanto o presidente da junta promete prometer e não faz nada a placa da entrada da Moura Morta já só tem letras a dizer Morta isto e uma vergonha para a junta de freguesia.
Mas também aqui a uns anitos meteram umas placas na estrada da ponte a dizer que aquela estrada era a cara do presidente da junta na semana a seguir foi logo limpa isto ainda no tempo do Jorge e aqui neste caso era o que eles mereciam era uma descompostura como deve de ser.

11:23:00  
Anonymous Dizer o Quê? said...

Se calhar a culpa ja nem é desta Junta. É de quem não quer que se coloquem as placas.
Deve ser maldição.
Já se interrogaram em saber quem é que não quer colocar as placas?

16:40:00  

Enviar um comentário

<< Home