quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Um olhar do céu

A azul está o traçado do Rio Alva.
A Verde a estrada que se inicia na Barroca até à ribeira da Redonda.
A Amarelo está a estrada desde Secarias até ao cruzamento do cimo da redonda.
A amarelo está outra estrada aberta recentemente que liga a Conçalinha à estrada da Barragem.
O que falta para ligar todo o nosso concelho junto ao rio são cerca de 1km, ligação entre as duas ribeiras, ribeira da Redonda à Ribeira da Conçalinha, embora a estrada que liga a ribeira ao Cimo da redonda precisa de limpeza já que um carro ligeiro tem alguma dificuldade em passar.
A junta de Freguesia anda a proceder à limpeza do carreiro que faz a ligação da Ribeira da Redonda à Barragem, carreiro esse que era utilizado pelos mouramortinos quando cultivavam os terrenos ou para as gentes de São Martinho virem à Feira a Poiares.

Etiquetas: ,

8 Comments:

Anonymous mouramortino said...

Este fim de semana tive a oportunidade de ir conhecer uma nova estrada que liga a estrada da Barragem à conçalinha, esses terrenos pertencem ao concelho de vila nova de Poiares e grande parte deles pertencem a famílias da Moura Morta.
Agora só falta mesmo ligar as duas ribeiras, a Ribeira da Conçalinha à ribeira da Redonda.

15:08:00  
Anonymous Anónimo said...

Pois é verdade estas terras pertencem ainda ao concelho de Poiares na freguesia de Lavegadas.
Dentro dos projectos de protecção das florestas e de apoio ao ataque aos incendios florestais é muito bem lembrado essa ligação a pontos de agua como sendo o Rio Alva.
Seria praticamente uma marginal no concelho de Poiares entre a Ponte de Mucela e a Barragem das Fronhas, tudo na Freguesia de Lavegadas.
Uma estrada destas acompanhava todo o "Couto Pesqueiro" com grandes potencialidades para acessos a pontos magnificos para a pratica de desportos radicais.
Haja vontades.

10:14:00  
Anonymous Anónimo said...

VOCES BEM DÃO NA CABEÇA DOS CABEÇUDOS MAS AINDA NÃO VAI SER DESTA.
PODE SER QUE AINDA VENHAM VERBAS DO ATAQUE AOS FOGOS FLORESTAIS. SO ESSES É QUE TÊM PERMITIDO QUE AS MAQUINAS ABRAM CAMINHOS FLORESTAIS E MAIS JUSTIFICADOS AOS PONTOS DE AGUA QUE É O RIO ALVA.

10:23:00  
Anonymous Anónimo said...

Com muita dificuldade o pessoal da junta anda a limpar o carreiro da Consalinha, matos com dois metros de altura que há muitos anos ao eram cortados.É de louvar essa atitude Esperamos que se não deixe crescer o mato antes de abrir a estrada. Um muito obrigado ao presidente da junta por se ter preocupado com um problema que já há muito discutido.

10:25:00  
Anonymous Anónimo said...

Uma decisão interessante da Junta de Freguesia.Naturalmente que esta abertura de estradas e caminhos antigos não é para criar facilidades aos amanhos das terras, mas sim dar oportunidade aos mais novos de percorrerem os caminhos calcorreados pelos seus antepassados.
Veja-se a estrada do Padre para a Igreja Nova e a Estrada da Igreja Nova para Sabouga passando pela Cabeça do Pardo.Falta ainda uma estrada historica que era a estrada Ponte de Mucela-Moura Morta que passava à Roda Grande, Barros Vermelhos, Moenda do Torrozelo, encosta do Caralhaz, Travessia da Ribeira, Moinho do Ze Caneiro, subida aos Morouços, baldio da Meda,e saida nas Alminhas junto à casa de Miro.
Esta ja tinha sido uma aspiração do antigo presidente Jorge Gonçalves que era de abrir os caminhos historicos das Lavegadas, para que se organizassem caminhadas pela Freguesia.
Com a boa vontade de todos podem as caminhadas ter o sucesso das descidas de rio.
Vamos a isso.

09:08:00  
Anonymous Anónimo said...

Organizem uma caminhada e contem comigo!

11:30:00  
Anonymous Anónimo said...

É nisto que o Centro de Convivio se pode empenhar com a juventude que ainda existe na Moura Morta.
Ha gente jovem e capaz que deve aparecer.
É preferivel caminhar, porque faz bem à saude, do que passar horas a olhar para o espelho a espremer as borbulhas.

11:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Nem patuscadas organiza.
Com o internamento do Ti Andre é que queremos ver quem vai tomar conta do convivio. Depois é que nem dinheiro haverá para pagar a SportTV.
Será bem feita, pois quem la vai ver jogos nem sequer as quotas paga ou nem é socio.
Era melhor trocar os cabazes de mercearia pela SporTV

21:44:00  

Enviar um comentário

<< Home