sábado, fevereiro 04, 2012

Um pouco da historia da Moura Morta e das Lavegadas

História

A aldeia de Moura Morta pertence à Freguesia de São José de Lavegadas e fica a nascente do Concelho de Vila Nova de Poiares.
LAVEGADAS
Esta Freguesia que tem a sua sede na aldeia de Igreja Nova, dista de Coimbra cerca de trinta quilómetros.
São sete aldeias que compõem esta freguesia: Moura Morta, Mucela, Igreja Nova, Barreiro, Ponte de Mucela, Sabouga e São Pedro Dias.

São José de Lavegadas possui uma das mais belas paisagens da Região Centro com a monumental descida da Estrada da Beira entre o São Pedro Dias e a Ponte de Mucela.
Este troço de estrada é considerado Património Monumental Ambiental que comunga com a natureza a humildade dos seus habitantes.
É uma força activa no Concelho de Vila Nova de Poiares, porque é necessário recordar que o nosso concelho é relativo na sua pequenez geográfica. Cada terra distingue-se da outra e forma com ela a salvaguarda de uma arte própria que comunga na diversidade dos factos com a realidade das coisas, a forma distinta de ser e fazer cultura.


É a freguesia mais pequena e menos populosa do Concelho de Vila Nova de Poiares. Resulta de uma desanexação da Freguesia de São Miguel de Poiares à qual se veio a juntar a povoação da Moura Morta no século passado - 1898 - embora já pertencesse para fins eclesiásticos, desde o século XVIII.


A Moura Morta pertenceu anteriormente às freguesias de Saguinheda e depois a Pombeiro da Beira antes de se integrar na freguesia de Lavegadas.
Os seus termos eram delimitados geograficamente pelo Rio Alva e pelas ribeiras de Sabouga e de Vilarinho.
O seu orago é o Divino Espírito Santo
Procissão e andor do Espírito Santo
O Rio Alva com os seus meandros envolve totalmente a Moura Morta.Naturalmente por se situar à beira rio teve naturalmente a importância das industrias das moagens com as 5 moendas e Caneiros que o atravessavam.

As moendas da Marinheira,do Torrozelo, do Vale das Fontes, da Moura Morta, do Fatacho e da Redonda mostram a riqueza que existiu antigamente.
Tambem a existencia dos moinhos de ribeiro que substituiam o trabalho das moendas na ocasião das cheias.Cinco deles na Ribeira de Sabouga e 3 da Ribeira de Vilarinho.
As insuas com os seus cultivos de milho foram um grande celeiro da região.Moura Morta fica envolvida pelos meandros do Rio Alva que envolve a aldeia totalmente.Resumo justificativo de cada aldeia


A natureza das nossa ruralidade mistifica-se com a oralidade da história do povo e glorifica-se com a historia milenar das nossas aldeias.


São Pedro Dias - O Dólmen e a sua capela que no século passado era conhecida por "Almas da Serra".
Local onde ainda hoje se faz a romaria do S. Pedro e onde era habito as populações das aldeias vizinhas rumarem com as suas merendas para os terrados junto da capela.Já nessa altura se montavam tendas onde se feirava os bonequitos de barro e os pifaros de barro.
Quem é que nunca comprou no S.Pedro um pifaro e um pretito com um laço vermelho? Dizia-se que dava sorte.
Quem nunca jogou na roleta dos rebuçados? e os malandros da vermelhinha?


O Dólmen que existiu teve pouca sorte e ainda hoje há quem usufrua das grandes lajes do dólmen.
Como esse monumento estava na terra de ninguém ( um baldio ), os habitantes mais espertos da vila, a seu tempo saquearam este cemitério dos nossos antepassados.
Com boa vontade e com a encomenda das almas para as profundezas do inferno ainda se conseguiriam ir buscar á vila pelo menos uma dessas pedras tumulares.





Mucela e Barreiro

Desde o Século X que se atesta em documentos no Mosteiro de Lorvão a povoação de Mucela...Barreiro confunde-se certamente com a sua vivência.
Mucela foi vila importante na celebre Estrada Militar entre Tomar-Ponte da Mucela.
Do século XIII em 1298, existe registo da edificação de uma ponte gótica sobre o rio Alva na Ponte de Mucela.


A Moura Morta recebe foral no mês de Abril de 1151 e é confirmado em Coimbra no mês de Novembro de 1217.
Foi nas gentes da Moura Morta que D. Afonso Henriques confiou para guardar os impostos e recrutar as gentes para combater a moirama.
Nessa altura Moura Morta era a terra mais importante no triangulo entre Linhares da Beira,Rabaçal e Coimbra.

Aquando da retirada das tropas francesas da Batalha do Buçaco foi nas terras de entre a Ponte de Mucela e a Moura Morta que pernoitaram na primeira noite tendo depois ido ficar na 2ª noite à serra de Sta Quitéria.
Esta passagem das tropas foi uma desgraça para o povo, pois foram cortados e queimados quase todos os castanheiros e oliveiras para fazer o lume da cozinha do acampamento.


Sabouga - No "Diccionario de Geographia Universal" em 1878 Sabouga é denominada Saboga possuindo no seu Orago Santo Inácio de Antíoquia, um enigma de religiosidade...Havendo no século XII (1126) documentos da sua existência.


Mais tarde e infelizmente no Séc. XIX, Sabouga foi celebre por ser um local de retaguarda de leprosos.Não chegou a ser uma leprosario porque a crise foi debelada na altura.


São José de Lavegadas associa-se a "Lobegadas" - sítio de lobos? -Talvez!? Hoje Igreja Nova devido à construção de um edifício religioso no século XVIII...


A Freguesia de componente social extremamente rural, ainda revive as suas tradições ancestrais como o trabalho do linho e de tecelagem de farrapos...

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

só invenções ,,, bibliografia...

10:12:00  

Enviar um comentário

<< Home