quarta-feira, março 10, 2010

“7 Maravilhas Naturais de Portugal”, - A Mata Nacional do Buçaco uma das 21 Finalistas

O Distrito de Coimbra “perdeu”algumas candidaturas às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. Votações arrancaram on-line e os resultados serão divulgados a 11 de Setembro.Image
A Mata Nacional do Buçaco foi ontem seleccionada como uma das 21 finalistas a candidata às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, ao contrário das outras candidatas do distrito de Coimbra – as Falésias do Cabo Mondego, na Figueira da Foz, o Sistema Espeleológico do Dueça, em Penela , o Rio Alva na Moura Morta – que ficaram pelo caminho neste concurso que no dia 11 de Setembro, nos Açores, ditará quais são os mais belos recantos portugueses nas categorias de Florestas e Matas, Grandes Relevos, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas e Zonas Protegidas.
A decisão das 21 personalidades portuguesas, que ontem anunciaram as 21 finalistas entre as 77 pré-finalistas, não surpreendeu porque se considera esta nomeação «excelente, mas também merecida», tendo em conta a «qualidade da candidatura», apresentada pela Fundação da Mata do Buçaco, pelo Governo Civil de Aveiro e pela autarquia.
Agora, esperarmos que os portugueses votem em massa nesta candidata e que, no dia 11 de Setembro, a Mata Nacional do Buçaco seja anunciada como uma das Maravilhas Naturais de Portugal, dentro da sua categoria: Florestas e Matas.
«Naturalmente que há muitas expectativas»,onde a concorrência é feroz. Note-se que são também finalistas nesta categoria a Floresta Laurissilva, da Madeira e a Paisagem Cultural de Sintra. A escolha das “maravilhas” está agora nas mãos do público que, até 7 de Setembro, poderá conhecer as 21 candidatas e votar através do site www.7maravilhas.sapo.pt.

Há mais quatro candidatas na região Centro
Com o distrito de Coimbra a ficar sem candidatas, a região Centro fica assim representada pela Mata Nacional do Buçaco, um monumento nacional, onde os carmelitas descalços construíram um convento no século XVII, actualmente com 105 hectares, cerca de 750 espécies de árvores de todo o Mundo e oito ermidas. Estão também entre as 21 finalistas o Vale Glaciar do Zêzere (Grandes Relevos), Grutas de Mira de Aire (Grutas e Cavernas), Arquipélago das Berlengas (Zonas Marinhas) e Portas de Ródão (Zonas Aquáticas não Marinhas).
Isto numa lista que inclui também a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico e o Parque Natural da Arrábida (Grandes Relevos), o Algar do Carvão e as Furnas de Enxofre (Grutas e Cavernas), o Pontal da Carrapateira, o Portinho da Arrábida e a Praia de Porto Santo (Praias e Falésias), a Ponta de Sagres e a Ria Formosa (Zonas Marinhas), a Lagoa das Sete Cidades e o Vale do Douro (Zonas Aquáticas não Marinhas) e ainda o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo (Açores).

Etiquetas: