quinta-feira, março 11, 2010

Poiares recebeu prémio "Cana de Ouro"

A distinção ocorreu no passado Domingo no CCP – Centro Cultural de Poiares durante a X Gala de Pesca Desportiva das Beiras, numa organização da Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva em parceria com o Município de Vila Nova de Poiares.
Na cerimónia, que contou com a presença, entre outros, do Presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, foram atribuídos prémios em várias categorias, incluindo atletas que ganharam provas a nível internacional.
Dos prémios atribuídos, destaque para o Município de Vila Nova de Poiares que foi distinguido como Entidade do Ano 2009, recebendo o prémio “Cana de Ouro”.
De acordo com o presidente da Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva, Nuno Duarte, trata-se de distinguir todo o estímulo e incentivo que a Autarquia tem dado à prática da Pesca como actividade desportiva, nomeadamente o empenho e esforço de preservação da Concessão de Pesca no Rio Alva, que é reconhecido por todos como um dos melhores pesqueiros não só a nível nacional, como internacional.
Exemplo disso mesmo são as diversas provas internacionais que o Rio Alva tem acolhido, nomeadamente Campeonatos Europeus e Mundiais. Nesse sentido, o Município de Vila Nova de Poiares já manifestou junto da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva a sua total disponibilidade e apoio para receber o próximo Campeonato Europeu de Pesca à Pluma, a realizar em 2012. As excepcionais condições naturais e desportivas que a própria Federação reconhece existirem na Moura Morta, constituem seguramente um argumento de peso que poderá ser decisivo na escolha de Vila Nova de Poiares para a realização de tão importante competição.
O responsável máximo pelos destinos do concelho, Jaime Soares, fez questão de agradecer a distinção que muito honra o Município que representa e no seu discurso houve ainda lugar para uma referência à nova confraria, já devidamente registada, a Confraria do Peixe do Rio, que surgiu também como prova da importância e do potencial que este aquífero, e todos os seus recursos subjacentes, representam para o Município de Vila Nova de Poiares. Esta confraria tem também uma perspectiva ambiental, com a criação de viveiros que garantam a preservação das espécies piscícolas. É que “Poiares, um concelho amigo do ambiente” não é um mero slogan, mas uma preocupação de todos os dias.

4 Comments:

Anonymous Pescador de Novidades said...

Belas palavras as do Presidente da Câmara.
Agora ha que contar com a participação das gentes das Lavegadas e muito em particular com os moradores da Moura Morta e da Ponte de Mucela.
Há que dinamizar o Centro de Convivio e dota-lo de meios e funcionalidade para receber quem nos visita.
Ha hipoteses de se gerar empregos quer com o turismo de pesca quer com a Confraria do Peixe do Rio.
Verifica-se que ha trabalho persistente das vereadoras da Câmara e abertura do Presidente.
Faz todo o sentido que a Confraria fique virada para o Rio Alva e não para o Mondego, onde Penacova tem ja muitas Infra-Estruturas ligadas ao rio e à agua.
Ha que incrementar estas iniciativas na freguesia mais pobre e afastada do Concelho de Poiares.
Pela determinação dos envolvidos é desta que a coisa vai para a frente.
Parabens aos "Pescadores" na pessoa do seu presidente Duarte Nuno da Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva.
O povo da Moura Morta agradece.

12:19:00  
Anonymous mouramortino said...

No que se refere à pesca devemos fazer um balanço, que é positivo, embora tenha sido necessário muito tempo para que a Câmara Municipal se apercebesse do potencial deste desporto na nossa freguesia e no nosso Concelho, tendo a Câmara tomado consciência disso será necessário antes de mais transmitir essa mensagem ao executivo da nossa Junta de Freguesia para que também eles percebam que com isto todos ganhamos.
Na Moura Morta os pescadores já fazem parte para alguns de nós do quotidiano e do nosso grupo de amigos, desta forma, com a mudança de direcção do Centro de Convívio eles passarão certamente a estar mais integrados e ajudarmo-nos mutuamente em tudo o que for necessário.
As intervenções ao nível de rio devem ser sempre acompanhadas pelos especialistas da área, depois da limpeza de rio para o Campeonato do Mundo de 2006 não foi feita mais nenhuma intervenção a este nível. De salientar a presença assídua do Guarda Florestal – Sr. Fernando, que veio dar uma grande ajuda na preservação deste nosso recurso, afastando do rio os pescadores furtivos.
Foi pena que a Câmara Municipal não tenha feito nada para fixar a empresa Alvaflyfishing no nosso Concelho, tendo esta que se deslocalizar para o Concelho de Arganil.
A Confraria do Peixe do Rio poderá ter um papel fundamental na nossa Freguesia assim seja essa a intenção do Presidente da nossa autarquia Jaime Soares, a nossa população sempre teve uma vivência muito especial com o rio, dali vinha muito peixe para alimentação num tempo em que os alimentos eram escassos. Quem sabe um dia ainda poderemos ver nessa confraria algumas pessoas da nossa freguesia e desta forma permitir que nos contem as suas experiências de apanhar o peixe ao buraco, das grandes pescarias dos barbos, como é que se apanhavam as bogas quando andavam a brulhar, o que eram as anzoleiras, como se lançavam as redes e tantas outras coisas.

12:53:00  
Blogger Bite said...

Parabéns aos que ajudaram de forma intencional para que este prémio fosse garantido. Apesar de esquecidas por quem detém o poder, conseguir salvar e ressalvar o que de melhor têm.
O rio Alva, que felizmente ninguém ainda lhe meteu a mão e betão, é o que nos diferencia, é a nossa mais valia.
O espírito comunitário e de trabalho para um bem comum, da Moura-Morta, das Lavegadas e do próprio concelho.
Pena é que o Município não tenha sido capaz de aproveitar fundos para recuperar as antigas moendas e limpeza das margens, de modo a obter acomodações para turistas, principalmente os ligados à pesca.
É sempre um prazer conviver com as gentes da Moura-Morta, e vivenciar o espírito de união e cooperação, tendo o Alva na vista.

19:57:00  
Anonymous Anónimo said...

acham que vai ter algum confrade das lavegadas tenham lá juizo.
a alguem da moura morta- ponte - sabouga- mucela na confraria? agora pensam que vos passam cartucho se fazerem a do peixe.

20:09:00  

Enviar um comentário

<< Home