quarta-feira, abril 28, 2010

Incêndio paralisou fábrica em Travanca do Mondego

Não se conhecem as origens do incêndio, mas as chamas eclodiram, por volta das 16h00, na Biobriquete – Aproveitamento de Biomassas, Lda., em Travanca do Mondego.
As chamas, de acordo com o comandante dos Bombeiros de Penacova, António Simões, que superintendeu as operações, «foram rapidamente extintas», mas isso não impediu que tivessem afectado a maquinaria da unidade fabril, que transforma restos de madeira em briquetes ou “pellets”, uma espécie de aglomerado usado para lareiras e outros sistemas de aquecimento.
As chamas tiveram origem precisamente junto de uma das máquinas, utilizada para triturar a madeira, propagando-se a outras três, facto que obrigou à «paragem da laboração».
A Biobriquete está instalada numa antiga fábrica de móveis e foi uma das primeiras unidades fabris a dedicar-se à transformação e aproveitamento dos resíduos florestais.
Com efeito, um outro caso ocorreu por volta da uma da madrugada, em Cunhedo, na freguesia de Oliveira do Mondego. O fogo, também de origens desconhecidas, atingiu uma máquina de terraplenagem e demolição, mais conhecida por buldózer, que estava parada, perto do IP3. Um incêndio que se considera “esquisito”, motivo pelo qual uma patrulha da GNR compareceu igualmente no local.

Etiquetas: