quarta-feira, junho 08, 2011

A festa do Divino Espírito Santo

A festa do Divino Espírito Santo realiza-se no Domingo de Pentecostes, festa móvel católica, que acontece sempre Cinquenta dias depois da Páscoa, em comemoração à vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Ela realiza-se em inúmeras localidades do país. Se noutras zonas temos outras festas aglutinadoras da população, a festa do Divino Espírito Santo cumpre este papel, embora não seja oficialmente reconhecido como santo padroeiro da maioria das localidades em que acontece.
Existe um culto pessoal do Espírito Santo, as pessoas recorrem ao Divino em busca dos mesmos milagres esperados dos santos da igreja católica fazendo, inclusive, promessas. Ele não tem atributos específicos, ou seja, não tem um dom específico de cura ou protecção, como é o caso de São Brás que protege a garganta, ou Santo António, que protege os namorados. Por esta razão, ao Divino tudo se pede. Finalmente, o Divino Espírito Santo não tem culto institucionalizado por parte de algum segmento social, seja classe, profissão ou etnia.
Os motivos apresentados nos discursos das pessoas que fazem as festas, para realizá-la remetem, segundo vários autores, a uma firme crença no Divino, reconhecida em toda a nossa zona. E as pessoas que se contactam dizem que “sempre tiveram essa fé com o Divino. E por isso que a festa foi criada e se repete todos os anos. A crença no Espírito Santo explica a festa.
Ela é compreendida como um modo próprio da Moura Morta expressar a sua crença, promovendo os rituais de louvor e homenagem ao Espírito Santo com peditórios, promessas , missa e procissão ou saída do Divino.
Como acontece nas grandes festas, apesar de o momento de maior significado acontecer num único dia, no caso o Domingo de Pentecostes (chamado por todos de “Domingo do Divino”), ela começa bem antes, não apenas no espírito dos participantes, como também nos preparativos e escolhas que devem ser feitas.
Noutros locais, o período que antecede a festa, os momentos mais importantes são o do sorteios dos “encargos do Divino” e a “Coroação do Imperador”.
A Festa do Divino coloca dentro de sistema de acções de trocas e serviços, pessoas socialmente diferenciadas em posições também diversas e muitas vezes interdependentes. Pode-se mesmo dizer que é sobre estas trocas simbólicas de modos de participação que se constitui, na prática, a Festa do Divino. Ela instaura uma transformação não apenas na vida da sociedade local como também na vida pessoal dos participantes, como de resto acontece com todas as festas, mas especialmente com as festas devocionais.
Aqueles que se comprometem com os festejos do Divino redefinem-se, uns para com os outros, ao se integrarem a um sistema de posições e relações que apesar de algumas vezes derivarem de relações que acontecem em outras áreas da sociedade local, somente possuem valor dentro da situação da festa e de seus vários rituais. Isto significa que empregado e patrão, por exemplo, podem ter seus papéis invertidos, reforçados ou anulados no sistema religioso da festa.
Como um ritual religioso e que é, ao mesmo tempo, visto como folclórico, passível de ser entendido como demonstração da identidade local, a Festa do Divino é um acontecimento que deve ter as características do culto ao Espírito Santo e ser organizado de forma a constituir um acontecimento na nossa aldeia.

A missa dominical do próximo domingo realizar-se-à na Capela da Moura Morta pelas 08:00h.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É altura em que crentes fazem as suas promessas ao Divino Espirito Santo.
Essas promessas passam por ofertas para as melhorias e enriquecimento do patrimonio da Capela, como mobiliarios,paramentos, roupas e enxoval.
Tambem ha promessas para enfeitarem a Capela e os seus Santos para a cerimonia religiosa do domingo do Espirito Santo.
A exemplo dos anos anteriores, ja houve este ano quem prometesse o enfeite da Capela aguardando-se com expectativa sempre esse tipo de embelezamento que é digno de apreciação.

15:42:00  

Enviar um comentário

<< Home