sexta-feira, maio 21, 2010

Vice - Campeão do Mundo de Karate Shukokai para Arganil

VICE-CAMPEÃO MUNDIAL DE KARATE SHUKOKAI

Carlos Marques, Treinador de Karate no Dojo de Arganil, sagrou-se Vice – Campeão Mundial na categoria de Kumite (Combate) Individual – 90 kg, no Campeonato do Mundo de Karate Shukokai, realizado em Lisboa, nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio.

O atleta português, recentemente residente em Arganil, por muito pouco não subiu ao lugar mais alto do pódio, já que no final do tempo regulamentar do combate decisivo para o título mundial, se encontrava empatado a 3 pontos com o atleta sul - africano. Todavia, na situação de Encho – Sen (desempate) onde quem marca o primeiro ponto vence, foi com grande infelicidade que o atleta luso, aquando a realização de uma das suas sequências mais pontuáveis, subiu ligeiramente a segunda técnica de Tsuki (soco) contactando o adversário junto ao pescoço, e consequentemente, advertido com uma falta. Dado o facto, de esta ser a segunda advertência nesta mesma categoria de faltas, o árbitro atribuiu ponto directo ao atleta sul - africano, terminando assim a possibilidade do nosso Karateca chegar ao ouro.

Na prova de Kumite Equipa Sénior Masculino, em que as diferentes selecções se defrontam entre si, através de uma equipa de 5 atletas, que combatem individualmente entre si, saindo vencedora a que somar um maior número de vitórias, Carlos Marques, viria a ser decisivo na conquista da medalha de bronze para a Selecção Lusitana.

Pelo caminho a Comitiva Portuguesa, eliminou a Selecção Estoniana (actual Campeã Europeia desta mesma prova), a Selecção Inglesa, em que, o Treinador Arganilense, venceu por 6 - 4, o conceituado Karateca, Paul Richard, que se viria a sagrar novamente Campeão do Mundo em Kumite Individual - 80 kg, e por último, logo após a derrota com a Selecção de África do Sul nas meias – finais, que se viria a tornar a actual Campeã do Mundo nesta mesma prova, a Selecção Portuguesa na repescagem pelo terceiro, afastou a Suíça, alcançando assim o merecido bronze.

Os restantes atletas da Comitiva Portuguesa apresentaram também uma excelente prestação, evidenciando uma boa presença e competitividade na área de combate, conquistando dez Ouros, onze Pratas e dezassete Bronzes, sendo a Selecção que mais medalhas conquistou, não só na globalidade, mas também, nos Ouros.

O nosso país, e também o Município de Arganil, representado por Carlos Marques saiu assim, uma vez mais, devidamente dignificado, honrado e prestigiado, pelo desempenho dos nossos Karatecas neste Campeonato – Karate World Championships, (“Prova Rei” da KSI – Karate Shukokai Internacional), que reuniu em Lisboa um universo de cerca de 700 atletas, representando 21 países de todo o Mundo.