sexta-feira, julho 30, 2010

Faltam 'kits' de intervenção rápida

Só 1100 freguesias têm 'kit' para população combater fogos e muitas não têm como o levar até às chamas.Nos fogos da última semana têm sido muitas vezes as populações a sair para combater as chamas, mas faltam kits de intervenção rápida contra fogos nas freguesias. E em muitas onde estes estão disponíveis faltam os meios para os transportar - tanque, motobombas e ferramentas - até aos incêndios. O alerta é da Associação Nacional de Freguesias, que diz que apenas "1100 freguesias estão equipadas com este equipamento" e "falta transporte" - há 4260 em Portugal.

Armando Vieira explica que as freguesias rurais aproveitaram bem os equipamentos, que começaram a ser distribuídos em 2007. "Mal há sinal de fogo, avançam como a primeira linha de defesa da floresta." O problema é que "em muitas faltam os meios de transporte que as freguesias, só por si, não conseguem adquirir."

E assim, por não haver uma "uma simples carrinha 4x4 disponível, estes equipamentos, que custaram oito milhões de euros, ficam muitas das vezes armazenados", lamenta o responsável na Associação de Municípios pela Protecção Civil, e presidente da autarquia de Poiares, Jaime Soares.

Em Poiares foi "a câmara a fornecer os carros e os bombeiros a formação", diz Jaime Soares. E se estes equipamentos "funcionassem em todo o País, porque os fogos são tarefa de todos, teríamos muito menos incêndios, com as populações equipadas e aptas a ajudar", conclui.

Os kits de primeira intervenção são constituídos por um tanque de aço inox, com capacidade para 500 litros de água, uma motobomba, um dispositivo de produção de espumífero e ferramentas manuais, sobretudo pás e enxadas. Cada um custou oito mil euros e foram dados às juntas ao abrigo de um programa lançado em 2007 pelos ministério da Administração e Interna e Agricultura.

in DN.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Falta é mais uma rodada de tinto.
Agora para que querem os Kits?
Mandem é carrinhas para a gente passear durante o ano.

22:35:00  

Enviar um comentário

<< Home