terça-feira, agosto 17, 2010

A Descida do Emigrante

Esta Descida de Canoa patrocinada pela Junta de Freguesia, bem que se podia chamar e poderá chamar, " A Descida dos Emigrantes ".
Foi a pensar neles que se escolheu a data em meados de Agosto e também porque o tempo aconselhava a passar um dia à beira da agua.
É nesta altura que as nossas aldeias, recolhem e acolhem os seus emigrantes que aparecem por cá a matar saudades.
Note-se o numero deles que por cá apareceram, quer vindos do Brasil, dos Estados Unidos , de França e de outras paragens.
De muitas outras paragens apareceram uns convidados e outros sem serem convidados..... para ajudarem à festa.
A expectativa era grande pois os convites foram de tal modo que se previam mais de 200 pessoas no areal e no cascalhal da moenda do Caneiro.
Os preparativos destas festanças é que realmente animam todo pessoal. Pois a preparação da descida e a preparação das " paparocas" envolveu também muita gente que voluntariamente quis ajudar e participar.
Realmente isto não tem preço....
Desde o empenhamento do Engº Luís Filipe, grande mentor das descidas do Alva, ate aos dirigentes do Centro de Convívio e seus familiares e naturalmente os elementos da Junta de Freguesia tudo colaborou para que fosse mais um êxito este convívio das gentes da Moura Morta.
Há que realçar aqui a participação e entusiasmo do José Caetano, nascido e criado na Moura Morta, emigrante nos Estados Unidos e que foi dirigente do Convívio, que se " aprontou" para oferecer um porco e umas boxes de vinho para a cerimonia.
Também outros participantes ja "habitues " nas descidas, ofereceram algumas " alembranças", como foi o caso do Dr. Patrick Dias da Cunha e esposa com uns queijinhos da Qta da Vumba.
A marcar posição esteve presente o presidente da Câmara que aproveitou a oportunidade para tecer elogios á dinâmica das gentes da Moura Morta , especialmente aos seus jovens, que serão o futuro deste país.

Etiquetas:

12 Comments:

Blogger MM said...

Faltou dizer que os homens que assaram a carne foram o Zé Luís, o Mário da Meda, o Tonito da Cristina e o João da Ti Manela que ia aproveitando para ir regando as pessoas com as águas do Alva. Também às mulheres que prepararam o Almoço e que muito trabalharam e se empenharam para que tudo corresse bem, a Cristina, a Luísa, a Ti Utília, a Augusta (espero não me esquecer de ninguém).

Quem também desceu foi o Amigo Carlos (genro do Zé Leitão) e que segundo costa no relatório da descida foi dos primeiros a chegar À Moura Morta com o seu companheiro de viagem Zé António.

Foi engraçado ver o espírito de equipa de entre ajuda das várias instituições, Junta de freguesia, Centro de Convívio e outras pessoas da freguesia que disponibilizaram a ajudar. Foi provavelmente o maior evento da freguesia de realização conjunta, que só por si já é um feito enorme.

Portanto ao organizador e mentor da descida, Álvaro Rei, deixo uma palavra de parabéns!

Luis Filipe

18:54:00  
Anonymous Anónimo said...

O que se ouviu no meio do pessoal que ainda dava ouvidos ao presidente da Câmara é que o seu candidato preferido para as proximas eleições à Junta de Freguesia das Lavegadas seria outro mouramortino que agora trabalha lá na Câmara.
Será verdade?
Então e o actual irá para onde?
Serão ja manobras de bastidor?

20:54:00  
Anonymous Anónimo said...

São bocas da reacção.
Para pôr o presidente da Junta na linha, provoca estas conversas para amedrontar.
Que o digam os presidentes de Junta que ja la pôs e tirou.
Uma vergonha para as gentes das Lavegadas.

11:32:00  
Anonymous mouramortino said...

É pá no blogue é só noticias em primeira mão, heheheheh.
Eu estive lá mas não me apercebi de nada disso para a próxima tenho que estar mais atento; caso contrário ainda abrem um blogue corrente e nós deixamos de ter tantos clientes.

Devo dizer que acho que isso não tem verdadeiramente sentido, porque o Álvaro será o candidato natural à Junta enquanto assim o entender.
mouramortino

17:35:00  
Anonymous Anónimo said...

um grande bem haja aos emigrantes

03:15:00  
Anonymous MUCELA said...

O porque de uns pagarem um valor e os outros não?
Mas os meninos bonitos pagaram 13€ e os outros pagaram 15 €, mas e assim que querem que isto vá para a frente com pessoas incompetentes a querem mandar e afinal não fazem e nada de jeito só fazem merda.
Ainda bem que eu não fui se não havia de ter falado umas verdades.
Mas afinal uns são filhos da mãe outros filhos da…………………………….
Se bebessem menos e trabalhassem mais as pessoas olhavam-nos com outros olhos.

15:33:00  
Anonymous Anónimo said...

Primeiro quero desde já dizer que por ter pago 15 euros não me considero feio!!!
Espero que essa questão dos 2 euros não seja razão suficiente para por em causa a grande organização e o grande evento organizado pela Junta de Freguesia de Lavegadas! (eu não pertenço à Junta portanto ainda estou mais à vontade para falar).
As pessoas fartaram-se de trabalhar para que isto fosse possível, portanto vir aqui dizer que por 2 euros tudo deve ser posto em causa; acho que devemos ter bom senso.
Escrever que as pessoas não trabalharam é bastante injusto, além de nos dias anteriores o Álvaro e o Zé Carlos terem andado até Às tantas a preparar as coisas, também é verdade que no sábado e no domingo muita da gente da freguesia se aprontou a ajudar como até já tinha referido no primeiro comentário.
mouramortino

17:41:00  
Anonymous Anónimo said...

Segundo as minhas fontes informativas tudo o que foi para o almoço da descida do rio foi tudo oferecido.

21:02:00  
Anonymous Anónimo said...

Então mas afinal quem organizou a descida quem foi foi o Alvaro mas quem comandou foi a Nazare e a Luisa, ja nao precebo nada de nada .

14:46:00  
Anonymous Anónimo said...

Então e a Junta o que é que fez?
Se uns ajudaram na descida, então outros ajudaram na subida.
Já agora podiam por o nome de todos os moradores da Moura Morta, pois todos ajudaram. Se não ajudaram é porque não lhes pediram para ajudar.
Segundo ultimas informações , a diferença dos 2 Euros é para ajudar a pagar as portas da Capela ou para dar aos mordomos para apresentarem rapidamente as contas.
Tambem dizem que a proxima descida vai ser feita pelos mordomos e que as mordomas ja andam a pedir pra broa que estava muito boa.Seria injusto se não dissessem que a Nazare Silva não tinha ajudado.
Ajudou sim a baralhar as contas.Mas bateram todas certinho.
Amanhã ha mais.
A Nazare e a Luisa é que mandaram nos homens. Foi bem feita.
Chega-se à conclusão que quem organizou e trabalhou foi o pessoal do Centro de Convivio.

16:13:00  
Anonymous Anónimo said...

é curioso como este anónimo tem coragem de escrever desta maneira e ainda chamar "burru" a alguém...realmente à pessoas que não se enxergam!

21:45:00  
Anonymous Anónimo said...

Se calhar elas la em casa e que utilizam colasas

18:01:00  

Enviar um comentário

<< Home