segunda-feira, agosto 30, 2010

Inspecção à Ponte de Mucela

Estradas de Portugal dedicou os primeiros dias de Agosto a avaliar sete obras de arte do distrito, com recurso a mergulhadores profissionais


São «satisfatórias» as condições de segurança das sete pontes do distrito que integram o “pacote” de 86 obras de arte de todo o país que estão a ser sujeitas, durante este Verão, a inspecções subaquáticas por parte da Estradas de Portugal (EP). No caso de Coimbra, os trabalhos realizaram-se na primeira semana deste mês, estando, portanto, terminada a campanha prevista para o distrito este ano.
A Ponte de Santa Clara e a da Portela foram a únicas avaliadas no concelho de Coimbra, sendo que, de acordo com a mesma fonte, esta última nem sequer necessitou de ser sujeita a inspecção subaquática, uma vez que à data da avaliação «as condições de escoamento do rio (baixos caudais) permitiram a observação total dos elementos submersíveis». Confirmaram-se as condições de segurança estruturais das duas pontes.
No caso da Ponte da Portela não foi, portanto, necessário recorrer à equipa de mergulhadores profissionais, contratados por empresas projectistas especializadas em projectos de obras de arte, que venceram o concurso lançado pela EP para proceder a este trabalho.
O mesmo aconteceu com a Ponte das Três Entradas, Oliveira do Hospital, outra das obras de arte inspeccionadas. Juntam--se as pontes de Mucela sobre o Rio Alva (concelhos de Vila Nova de Poiares e de Arganil), Amoreira sobre o Rio Unhais (concelho de Pampilhosa da Serra), Segade sobre o Rio Ceira (concelho de Miranda do Corvo) e Sarzedo sobre o Rio Alva (concelho de Arganil), estas sim, alvo de inspecção subaquática.
Na região Centro foram ainda avaliadas seis pontes em Castelo Branco, quatro na Guarda, uma em Leiria e duas em Viseu.

Etiquetas: