quarta-feira, setembro 01, 2010

O Rio Alva vem preto .....


Uma enxurrada de água e lama invadiram ontem, ao final do dia, a estrada de ligação entre Seia e S. Romão e provocaram inundações em oito casas.

A enxurrada foi provocada por uma tempestade que fez cair muita chuva, aumentando o caudal de um riacho que vem da encosta da serra da Estrela.

Esta é já uma consequência do grande incêndio que devastou a serra este Verão. O presidente da câmara de Seia já tinha alertado para esta possibilidade em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Carlos Camelo está também preocupado com a possibilidade de a captação de água no rio Alva que é feita na Senhora da Ribeira poder vir a ficar contaminada.

A Estação de Tratamento de Água da Senhora da Ribeira abastece não só o concelho de Seia, mas também partes do concelho de Gouveia e Oliveira do Hospital.

O rio preto em que se transformou o riacho que galgou as margens na cidade de Seia, deu trabalho aos bombeiros, durante toda esta noite na limpeza das habitações e da estrada.

O comandante dos bombeiros de Seia, Virgilio Borges, está igualmente preocupado com o dia de hoje, uma vez que está prevista a queda de chuva forte para a região.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estruturas de retenção vão proteger zonas de captação de água
A presidente da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) anunciou hoje, em Seia, a construção de «estruturas de retenção de materiais sólidos para prevenir a acumulação de cinzas na captação» de água da Senhora do Desterro. «A nossa prioridade é o abastecimento de água pública e garantir a sua qualidade», afirmou Teresa Fidélis, durante uma visita às margens do rio Alva, na sequência da adulteração da qualidade da água da rede pública após as fortes chuvas ocorridas a 31 de Agosto, que transportaram cinzas e outros materiais para a zona da captação da Senhora do Desterro.
(8SET10)

14:37:00  

Enviar um comentário

<< Home