quarta-feira, setembro 15, 2010

Torneio Internacional de Pesca à Pluma na Moura Morta

66 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um amigo meu foi tirar uma liceça de pesca para a concessão do Alva. Não a tirou. Gostava de saber porque é que pedem 5 euros quando deve ser 2 euros por uma licença especial diária de pesca para pescar ciprinídeos na concessao do Alva e na época presente de pesca aos ciprinídeos. É que nesta época não se pode pescar trutas e na época das trutas é que custa 5 euros. E queria saber porque é que que se continua a teimar e a pescar colectivamente, fora da época às trutas, sempre no mesmo desgraçado, o Alva, que tantos defendem e que não gostavam dos que lá andavam a fazer asneiras. Porque é que não vão para Espanha para rios como o Alva, sem trutas de plástico e pescá-las fora da época? É porque não deixam, certo? Vai tudo de charola, certo? Estragar o que é de fora é que conta, certo? E os de cá gostam de estragar o que é de dentro, certo? É que isto é só fachada e melhor exemplo para se pescar fora da época, não há. Quem quer dinheiro, abre uma barraca de tirinhos e só sai ginja. O difícil não é abrir a barraca; o difícil é acertar, que a arma está desgovernada. O melhor é dizerem que em Outubro vão fazer torneio internacional de pesca à pluma de bordalo, talvez não, tenho a certeza que pode vir uma trutita... mas o anzol como não aleija,... E não se esqueçam de por editais ao longo da concessão como diz a lei. É um exemplo de caraças, certo? E não tirem as opiniões com verdade dos blogs; os ignorantes é que fazem isso. Mas quem está certo ou está errado? Agora venham elas...

12:36:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas ainda ha quem infrinja a lei?
É expor placas na area da Concessão com aviso serio.
Os ignorantes ficarão a saber e não arriscarão.
Os malandrins, esses conhecem a lei e prevaricam.
Os esfomeados armam redes e arrasam o ecosistema e dão cabo de toda a pesca.
E ainda ha os donos das silvas que pensam que têm direito aos peixes que se metem nos seus marachões.
A Moura Morta tem instalações e instituições onde pode funcionar um centro de ensino e esclarecimento sobre os varios eco-sistemas das aldeias ribeirinhas e do Rio Alva.
Realmente, é so quererem, que seriam todos bem recbidos.
Não é só sacar e depois ainda por cima culpabilizarem os naturais residentes nestas aldeias ribeirinhas.
Estes sempre coexistiram com o rio e os peixes do rio.Tambem com as cobras de agua, as lontras, as enguias, os alfaiates e com os barcos que atravessavam o rio para ir trabalhar para a outra banda.
Na época , ate com as lampreias.
Nada de fundamentalistas.Para isso basta um, o Komeni e mais nenhum.

14:33:00  
Anonymous Anónimo said...

Por falarem em barcos!que saudades do velho santa maria das vogas do vordalo e de um peixe maxo e ate da enguia e do velho camolas e das lavadeiras; da roupa a corar isto era rio alva e nao era preciso licensa que se lixem as trutas

00:19:00  
Anonymous Anónimo said...

Ao falar-se do Camolas, é uma homenagem ao Julinho moleiro do Vale Escuro.
Foi um dos grandes moleiros da Moenda da Moura Morta.
Quem não se lembra dele.
Pessoa afavel, educado e amigo do seu amigo.
Ajudou muita gente a aprender a nadar e a deitar o barco ao Caneiro.
Era muito paciente quando o iamos chatiar na moenda, pois queriamos saber tudo e ...ele explicava

12:25:00  
Anonymous Anónimo said...

Quem se cala, consente!

18:58:00  
Anonymous Anónimo said...

Para o anónimo das 12.36

Se gostava de saber porque é que pedem 5 euros quando deve ser 2 euros, vá perguntar ou queixar-se à camara municipal, o homem que tira as licenças está a fazer um favor e se calhar nunca lhe deram ou explicaram o regulamento.
Se vão fazer esse torneio, é porque devem ter autorização da camara certo?

22:26:00  
Anonymous Anónimo said...

Nao certo. Os 5 euros não foram pedidos por nenhum homem, mas sim no departamento da Camara que passa as licenças, disse-me o meu amigo. E lá ninguem está a fazer favores a ninguém. Até estiveram a ver o regulamento. E quanto ao torneio, a ver vamos e depois conversamos.

16:05:00  
Anonymous Anónimo said...

(a ver vamos e depois conversamos.)


identifica-te ou tomannnnnnnnn!!!!!!

12:36:00  
Anonymous Anónimo said...

sabes que nao estas na tua terra olha que e facil acabar com as trutas e ate contigo e melhor te identeficares

23:02:00  
Anonymous Anónimo said...

ena pá. Tas ca kum speed do karaças

12:20:00  
Anonymous Anónimo said...

jÁ SO SE PODEM INCREVER MAIS 4 EQUIPAS TÁ TUDO CHEIO.

12:24:00  
Anonymous Anónimo said...

Para o 1236 e 2302 é pá estás picado? É com farpa? Uiiii.
Olha que o Alva não passa só na tua terra. També sei o que é o flaifiching e cache rilise. Respeite a espécie. Ainda não lhe está a apetecer limpar o materialzinho, não?
Acaba lá com a treta de pescar fora da epoca - já há saldos?

18:45:00  
Anonymous Anónimo said...

Para o 1845

O Nelo! Fora da época o quê? Pode-se pescar em Outubro no Alva? Claro que se pode.

Tem que se respeitar o defeso de todas as espécies? É óbvio que tem e são respeitadas menos peços furtivos!

Já todos percebemos que não estás de acordo com o torneio! Mas mete uma rolhinha e vai moer para casa as tuas frustações e deixa os outros em paz!

Ninguém está a fazer nada de errado! E se tens tomates no sitio revela-te que eu faço o mesmo, sem problema nenhum. Estou farto de puristas de meia tigela!

22:48:00  
Anonymous Anónimo said...

Não perca-o tempo com estes ursos, eles não querem é ninguém no rio para irem fd as trutas !!!

09:49:00  
Anonymous Anónimo said...

Voces sabem que eu até encho o cestito mas não sou um cagão da competição como vocês. Mas uma coisa é certa é que não vou às trutas em Outubro nos rios, em qualquer um. E voc~es vão pescar ás trutas e em competição - vergonha - e mais - se eu lá estivesse dava-vos umas calcinhas que eu pesco melhor que voc~es todos juntos. Mas o principal é que vocês vão pescar trutas em Outubro e das boas - quesse é que e o problema - nao e a competiç
ao que e o problema-essa até pode-se fazer na época delas.Voc~es são uns gatos - gostam de peixe.

11:12:00  
Anonymous Anónimo said...

pescadores:
Ando a observar os vossos comentários. Acho que o homem que diz que não se deve pescar trutas nesta época tem razão. A competição tem o seu lugar concerteza, mas também acho que não deveria ser nesta altura.
Mas para ficar melhor esclarecido, podem-me explicar os organizadores do referido torneio porque o fazem nesta altura? E respeitarei a vossa opinião, mas poderei concerteza descordar dela,evidentemente, conforme a vossa explicação. Fico a aguardar. Obrigado. Artur Costa

11:17:00  
Anonymous Anónimo said...

E já agora em que é que ficamos?
Para as concessões há tabela de preços geral apresentada na lei.Penso eu, que nao conheço bem a lei geral que regulamenta os preços das licenças.
Então, nesta altura, paga-se 2 euros ou 5 euros se eu quiser pescar trutas? Eventualmente muitos pescadores, que já pagam uma licença geral, podem estar a pagar ao estado mais do que deviam. Agora, passarem um recibo da DGF de 5 euros ou 2 euros é uma coisa. Pagar 2 euros nesta altura e contribuir com mais alguns para a concessão que nao devem ser apresentados no recibo da DGF, mas sim num recibo da concessão é outra.E que até nem me importo, caso a gestão dessa concessão for eficaz. pesco à pluma e até gostava de saber essas coisas até para aprender mais sobre estas coisas. E também vou pesquisar. Qual é o site para ver melhor essas coisas? Podem-me informar? Obrigado. Artur Costa

12:08:00  
Anonymous Anónimo said...

Se não estou em erro a Autoridade Florestal Nacional,(Região Centro), pode esclarecer as suas dúvidas em relação a este torneio (se é que é isso que quer!!)
Se o que quer é palhaçada, faça um favor VÁ À FAVA e leve o seu grupo do garrafão!

Quanto à organização apenas sugiro que não liguem a esta palhaçada e continuem o vosso trabalho.

12:36:00  
Blogger MM said...

Boa tarde.
Antes de mais acho que já que se levantam tantas dúvidas gostava que fossem pelo menos explicitadas para quem não é entendido nestas coisas da pesca.
Eu como a generalidade das pessoas da Moura Morta que nos preocupamos com o Rio e que ouvimos tantas e tantas vezes falar na protecção do rio a da espécie e do respeito pelo ecossistema ficamos intrigados se afinal nesta altura se deveria ou não realizar um torneio. Já ouvi dizer a vários pescadores que há a possibilidade das trutas se reproduzirem mais do que uma vez ao ano, que o rio deveria ter um período de descanso já que durante uma determinada época (de Março a Julho) é utilizado por muita gente!
Como é evidente eu concordo com todos os eventos que promovam a nossa aldeia e a nossa região mas que não impliquem consequencias negativas para o ecossistema.
Espero que os meus amigos nos esclareçam (a nós habitantes da Moura Morta) e que o façam de coração aberto e sem extremismos!!!
mouramortino
(O blogue da Moura Morta tem sido o "meio de comunicação" da região que maior promoção tem feito a esta modalidade desportiva, a pesca à Pluma).

14:32:00  
Anonymous Anónimo said...

Amigo mouramortino,

As trutas só se reproduzem um vez ao ano. Ponto final!

No rio Alva na sua zona devido às condições especiais criadas pela barragem das fronhas trutas em quantidade relevante só aí existem desde a construção desta, que veio alterar a temperatura da água. Consequentemente a desova das trutas, pelo facto de , normalmente, repito, normalmente o caudal é sempre igual durante todo o ano, o que se tem verificado é que as trutas desovam muita tarde isto é, Fevereiro ou até Março. Isto não se verifica só no rio alva. Eu sou do norte e nos rios da minha zona as trutas desovam todas apartir de Dezembro e nos ultimos anos em Janeiro, Fevereiro e Março.Isto tem a ver talvez com as alterações climáticas. O rio Alva ao não ter normalmente cheias, que é normalmente o "click" para a migração para montante dos salmonideos para posterior desova, tem padrões diferentes. Em termos técnicos o rio Alva na sua zona é considerado uma "tailwater" que são cursos de água a jusante das barragens, todos estes cursos de água tem caracteristicas diferentes em relação aos rios que não tem qualquer intervenção do homem. Isto foi só para elucidar um pouco o Sr. Mouramortino a quem louvo bastante o seu trabalho na manutenção deste blog.

A legislação Portuguesa sobre a pesca em águas interiores está desactualizada, e não se sabe o facto que levou aos legisladores dos anos 60 a determinar o defeso das trutas apartir de Agosto! Se consultar a legislação de pesca em toda a Europa , com a excepção de Portugal, existem muitos rios ou zonas abertos à pesca em Outubro, Novembro, Dezembro e até todo o ano. No caso do rio Alva na vossa zona esteja descansado, pois a lei permite a pesca durante todo o ano. Os defesos das espécies é que tem de ser respeitados. As competições são feitas sem morte. Ninguém está a ultrapassar a lei, se bem que estes senhores que andam aqui a incendiar o blog, não estão preocupados com o cumprimento da lei , até porque revelam não a conhecer, o demais são poesias e invejas à mistura.

A entidade concessionária tem feito um trabalho louvável, no que diz respeito às acessibilidades e em especial o guarda da concessão ao qual devemos e muito o êxito desta! Sem qualquer dúvida eu e muitos outros pescadores reconhecemos que neste momento esta concessão de pesca é a melhor do País.

E como já disse sou do Norte de Monção e chamo-me António José Rodrigues (Tozé)e vou estar mais uma vez sempre com enorme prazer na vossa terra a participar no Torneio sem qualquer peso na consciência com os meus amigos Mouramortinos, Portugueses e Espanhois!

Um grande Abraço!

20:19:00  
Anonymous Anónimo said...

O que o Mouramortino quis dizer é que poderia haver uma ou mais épocas de desova no Alva, exactamente pelo seu tipo de caudal. É uma incógnita, mas não deixaria de ser engraçado e se isso fosse verdade...

Mas,pf, não venham dizer que as trutas desovam nos meses tal tal e tal. desculpem. Quererá dizer que a apetencia é o Inverno. E não há lugares iguais! As trutas tb têm o seu tempo, mais para o longo do que para o curto, para se ambientar ao acasalamento. Tudo depende da vida do curso de água em questão e desovam desde que tenham as condições necessárias para o fazer. Por acaso já viu alguma vez as trutas a desovar no Alva?

Agora referindo-me às suas expressões:

"No caso do rio Alva na vossa zona esteja descansado, pois a lei permite a pesca durante todo o ano. Os defesos das espécies é que tem de ser respeitados"

Então? Pode explicar melhor "a lei permite a pesca todo o ano" - Na concessão? A que espécies?

E depois... Pode explicar melhor " os defesos das espécies é que têm que ser respeitados" - e na concessão? O que é que se deve respeitar? A lei dos defesos ou outro? E o que interessa ser sem morte? Estamos a falar da acção de pesca.Só aceito sem anzol. Acredite que há pescadores que pescam há muito mais anos que o senhor sem morte e, no entanto, respeitavelmente não concordam com a posição de se pescar fora da época legal. É que as trutas nem sequer têm um momento de calmia nas suas águas com a pressão de pesca. Acredite porque conheço o espaço muito melhor que o senhor e que muitos.

E os preços das licenças pode explicar? Também é assim nas concessões lá do Norte?

Carlos Andrade e amigo do Artur Costa

04:48:00  
Anonymous Anónimo said...

Outra vez as licenças....

Existe um preço para residentes no concelho e um preço para não residentes. Que é sempre o mesmo não se altera durante o ano!!!

Era bonito se para cada espécie houvesse um preço diferente. todos iam pescar a espécie mais barata não?

Gostava de saber onde andavam estes "defensores" quando no Alva se pescava qualquer espécie em qualquer mês do ano e aos olhos de todos.
Alguém da Moura Morta se importava com issso? alguém se importava se o ecossistema era afectado?
De um momento para o outro todos se preocupam tanto com as trutas e o seu ecosistema!

Onde estavam estes "defensores" quando se realizou aí um campeonato do mundo em setembro e um da europa em Agosto, se não estou em erro?

Esses campeonatos deram cabo do rio, do ecosistema, ou das trutas?

14:21:00  
Anonymous Anónimo said...

Ó sr. Carlos andrade desculpe lá mas realmentee onde é que andava quando se pescavaam trutas à minhoca, medalha ou com redes fosse abril,em setembro, outubro, novembro, dezembro, ....nunca parava. Onde andava nessa altura?

Agora porque se vai pescar em outubro com um anzol que nem tem farpa já está todo preocupado?

É preciso paciência

14:37:00  
Anonymous Anónimo said...

Carlos Andrade, Artur Costa, Patinhas, Abelha Maia, Calimero etc... HAHAHAHHAHAHA! Como diz o "outro" "Julgas que somos da Lourinhã?"

17:01:00  
Anonymous Anónimo said...

para o 1421

As pessoas têm memória curta. Nem se lembram o que diziam.
Estávamos cá sim, os defensores. Somos é poucos e outros viraram a casaca, não resistem mas não trazem nada de mais-valia para a terra, a não ser fora da época. Dão por um lado tiram por outro.
E já agora leia o regulamento da pesca e veja com os seus proprios olhos que não está a falar correctamente sobre o preço das licenças neste blog. A Câmara até tirou o regulamento da net porque nem sequer sabiam responder à perguntas. E os Mosqueiros, que não têm culpa disso , nem na net da CMPoiares estão representados com as outras associações desportivas.
Por isso vejam lá a importância que a concessão e o torneio t~em para a autarquia. Ou a autarquia já se apercebeu que não deve apoiar estes torneios às trutas fora da época?

11:36:00  
Anonymous Anónimo said...

para o 1421

As pessoas têm memória curta. Nem se lembram o que diziam.
Estávamos cá sim, os defensores. Somos é poucos e outros viraram a casaca, não resistem mas não trazem nada de mais-valia para a terra, a não ser fora da época. Dão por um lado tiram por outro.
E já agora leia o regulamento da pesca e veja com os seus proprios olhos que não está a falar correctamente sobre o preço das licenças neste blog. A Câmara até tirou o regulamento da net porque nem sequer sabiam responder à perguntas. E os Mosqueiros, que não têm culpa disso , nem na net da CMPoiares estão representados com as outras associações desportivas.
Por isso vejam lá a importância que a concessão e o torneio t~em para a autarquia. Ou a autarquia já se apercebeu que não deve apoiar estes torneios às trutas fora da época?

11:36:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas será que na Moura Morta ha pescadores "encartados".
Disseram-me que não.
Tambem não tenho visto ninguem interessado em andar no rio à pesca.
Já lá vai o tempo em que o rio tinha agua quentinha e tambem la vai o tempo em que se tirava a areia das insuas.
Agora os pescadores encartados que se zanguem ai com os ecosistemas. Por mim não percebo nada dessa agricultura.
Percebo é da biodiversidade. E sei que a bio diversidade era rica na Moura Morta. Que haviam alcunhas e nomes de muitos animais na vossa terra.
Desde leitões, ratos,burros, serpentes,tordos,pegos, parafusos,caçoilos, macacos,serpentes,preguiças,pintassilgos,urubus,lucifers e se calhar outras especies em extinção.
Mas os Mosqueiros têm a sua sede aonde? No concelho de Poiares ou de Arganil?
Se têm em Poiares, então deve ser esquecimento dos responsaveis da autarquia.
Façam ver que não são uma associação de malfeitores.

11:55:00  
Anonymous Anónimo said...

ó cromo identifica-te!!!

12:28:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas o Cromio não era dos Morangos com Açucar?

12:30:00  
Anonymous mouramortino said...

Boa tarde meus amigos,
Ao longo do tempo as gentes da Moura Morta tem-se vindo a aperceber por curiosidade e numa atitude autodidacta porque as entidades e as pessoas que praticam esta modalidade nunca se preocuparam em vir fazer uma palestra, um seminário ou uma sessão de esclarecimento às nossas gentes.
É claro que há 4 anos ninguém sabia que se praticava pesca à pluma do rio Alva, só com a divulgação através dos blogues e devido à paixão do nosso amigo Sérgio Silva (Vitalino) as pessoas foram começando a entender.
É claro que à medida que nos vamos inteirando das coisas vamos querendo saber mais e tendo uma maior consciência!
Ao longo do tempo fui-me deparando com algum extremismo por parte de alguns pescadores de pluma, que chegaram aqui e por pagarem a licença acham que o Rio é apenas propriedade sua, desrespeitando as propriedades das pessoas e com uma certa atitude de superioridade.
Desde sempre vivemos de mãos dadas com o Rio, portanto exigimos ser esclarecidos e acima de tudo respeitados!
Antes que e levante qualquer dúvida, eu estou a favor de todos os eventos que ajudem a divulgar a nossa aldeia e a nossa região, mas que não seja posto em causa as trutas, o rio, o ecossistema e a biodiversidade!
mouramortino

12:31:00  
Anonymous Anónimo said...

não tens onde dormir e queres a sede dos mosqueiros é !!! cromo

12:33:00  
Anonymous Anónimo said...

É uma vergonha!
Respeitam mais os pescadores dos ciprinídeos e do achigã os defesos do que os das trutas. É verdade. E também têm concessões.

15:30:00  
Anonymous Anónimo said...

ao das 1437

E você é igual a eles que também vai a elas em Agosto, Setembro, Outubro e Novembro e todos os meses do ano se for preciso. Só falta levar uma espingarda submarina e o arpão não ter farpa ahahahahahah! Fura mas não mata!ahahahahahhaha. meu amigo: aprenda a pescar com mosca artificial , ou voc~e pensa que conhece toda a gente que pesca à mosca - desengane-se

16:34:00  
Anonymous Anónimo said...

ó cromo!!!!!

16:49:00  
Anonymous Anónimo said...

Para o 1649

Também só sabe dizer dizer isso. Precisa de figuras para fazer cromos, é? É que a pesca à pluma em Portugal nem figuras e quantidade tem para fazer uma colecção de cromos. Só se for Ibérica e mesmo assim, os grandes não iam aceitar; ainda tinham que lhes pagar - aos amigos espanhóis e aos amigos dos espanhóis. Penso eu de que... Tareco, Bobi.

17:57:00  
Anonymous Anónimo said...

Como esta guerra não é minha, vou ali e ja venho.
Quando voltar quero ver os cromios e os bismutos bem acasalados.
Ja agora são a favor ou não das touradas de morte?
Se for necessario, arma-se aqui uma arena na Moura Morta e lidam-se os que são a favor da mosca e os que são a favor do moscardo.
Quando a coisa estiver quente metem-se dentro dum saco de batatas e com um pedra de 50 kilos atiram-se ao fundão do Torrozelo.
Pode ser assim que se calem.
Ou discutem com urbanidade ou será isso que vos espera.

18:07:00  
Anonymous Anónimo said...

oh senhor Mouramortino:

O senhor lançou um desafio que pode ser engraçado - porque não um debate sobre estas coisas, mais propriamente sobre o Alva, a concessão do Alva, sobre as licenças, encontros de pesca fora de época. Não sei se tb poderia conseguir e publicar aqui no blog a lei que rege estas situações.Transcrevê-las se é que me faço entender. É que temos que tirar isto pratos limpos. Até podemos estar enganados mas já que ninguém se defende em concreto... quem sabe envie p.f.para o blog da MM essas transcricões e autorizações. Fica o desafio com muito respeito.

18:10:00  
Anonymous Anónimo said...

para o 1807

Ora cá está um pescador que gosta de pescar às trutas no Torrozelo e não só com engodo - técnica para a carpa na barragem. Eu bem me queria parecer que havia lá trutas grandes. És um brincalhão. Ão Ão

18:19:00  
Anonymous Anónimo said...

Ó 18.10 desculpa era cromo que eu ti cria chamar
Identifica-te

20:03:00  
Anonymous Anónimo said...

Resumindo e concluindo:

Esta malta está-se a burrifar para estas situações, porque nada dizem em concreto a não ser o senhor do norte que respeito a opinião mas que não concordo - desculpe.

Portanto façam ver para se crer.
Ficamos à espera.

12:49:00  
Anonymous Anónimo said...

Acho que ja chega de discussão da pesca e dos peixes.
E que tal discutir a limpeza do rio.
havera voluntarios para a limpeza do rio, ou solicitam-se os serviços dos bombeiros e da protecção civil para tal efeito?
É que a partir de agora com estas primeiras chuvas,e ate Maio não ha muito serviço e ha que dar trabalho edificante e estes agentes e colocar os equipamentos e materiais a funcionarem.
Era uma beleza ve-los empenhados a ajudar as populações e a colaborarem com estes ecossistemas e com a biodiversidade.
Assim tornavam-se bastante uteis.
Sabemos que é uma ideia bem aceite pelas entidades e que a partir de Outubro vamos ver muita gente a trabalhar no Rio Alva especialmente na zona da concessão de pesca.

14:37:00  
Anonymous Anónimo said...

no cantinho em mucelao estavam a dizer na moura morta andam a meter redes no rio.

17:27:00  
Anonymous Anónimo said...

para o 1437
Façam em Outubro o Torneio Ibérico de Limpeza do Alva a Pares. Mas é limpar o rio dos detritos, ramadas, levadas e açudes. Nao é limpar as trutas aos pares (mesmo sem morte). Isso era Obra.

18:36:00  
Anonymous Anónimo said...

Ésta boa esta última!
Mas eu queria saber esra sobre os preços das licenças e a porra dos periodes para pescar. Já agora gostava de saber. Já estou a esperar muito tempo e ninguem da concessão sabe dizer isso? Omessa! Será que andam a passar mal as licenças? Agora secalhar vou a Coimbra e vou saber destas coisas e vou saber se posso ir à pesca ás trutas todo o ano no Alva à Mucela - é que se eles dizem que sim ai eu vou, mas pago o que é justo.

18:52:00  
Anonymous Anónimo said...

Em relação á informação de desbastar o rio que foi falado no cantinho espero realmente que não aconteça é que a introdução de algumas Lontras com o complemento das redes só falta realmente irem limpar os pinceis com diluente como fizeram no rio Ceira isso seria fatal. Mas no entanto já reservei algumas próteses dentárias para os ciprinídeos que vão necessitar para depois do evento.
Amigo do descanço das Trutas que tambem precisam de Férias

19:01:00  
Anonymous Anónimo said...

á 2 gaijos a meter redes na moura morta.

10:25:00  
Anonymous Anónimo said...

Qual dos eventos é o mais legal, desportivo, formativo e a respeitar os defesos: o torneio do Alva (truta residente) ou o da Serra da Estrela (truta de viveiro e posta há dois anos).
Vide-----

13:09:00  
Anonymous Anónimo said...

Caros senhores após a minha estadia no Cantinho em Mucelão e ter ouvido que dois senhores da vossa aldeia pescam furtivamente dirigi-me no meu dia de folga à Direcção-Geral dos Recursos Florestais de Coimbra e fiz a respectiva participação. Em portugal é muito feio acusar as pessoas que prevaricam na Suiça isto é muito normal até porque configura a preservação de um local muito aprazível que é de todos nós.

13:42:00  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria que me elucidassem se é possivel pescar no rio Alva na concessão da Moura Morta com isco vivo aos ciprinideos. Tenho ouvido falar muito bem do vosso rio por isso gostava de ter mais informação para não cometer nenhuma ilegalidade.
Se houver alguem de vocês que me saiba dizer aonde posso obter os regulamentos da concessão agradecia.


Boas capturas

Amilcar Antunes

19:42:00  
Anonymous Anónimo said...

Amilcar Antunes tu és da Figueira e vives em Leiria???

20:00:00  
Anonymous Anónimo said...

Estive a falar com uma figura dos ciprinideos e este diz que "não há lugar para torneios às trutas fora da época delas", assim como nao há lugar para torneios e competiçoes de ciprinideos fora da época a nao ser "piratas" e para mais com o cartaz com o emblema da federaçaõe e associação das beiras. NAO PODE SER! RESPEITEM O DEFESO! ISTO NAO E DESPORTIVO ! E ANTI DESPORTIVO! ISTO E UM ABUSO DE CONFIANÇA!
FAÇAM SIM NA ÉPOCA PRÓPRIA!
E VOU PARA AS REVISTAS DA ESPECIALIDADE FALAR SOBRE ESTAS COISAS!ENGANEM QUEM QUER SER PAROLO, MAS NÃO QUEIRAM ENGANAR QUEM SABE MAIS DISTO DO QUE VOCÊS! E SE TÊM RAZÃO, MOSTREM NESTE BLOG TODA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA QUE DÁ AUTORIZAÇÃO PARA FAZER ESTE TORNEIO!
E AINDA NÃO FALARAM DOS PREÇOS DAS LICENÇAS QUE O OUTRO INTERVENIENTE FALOU! TAMBÉM QUERO VER ISSO NO BLOG. E NAO É PRECISO IDENTIFICAR-ME. PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA! VÁ CORAGEM!

11:05:00  
Anonymous Anónimo said...

Mosqueiros!

Como diz o ditado "Os cães ladram e a caravana passa"! Siga para a frente é tudo uma cambada de cobardes e atrasados mentais!

A ignorância reina onde há ignorância!

Essa figura dos ciprinideos deve ser tão ignorante como o senhor!

Aprendam a ler! cambada de invejosos e oportunistas!

Deixa ladrar!!!

23:16:00  
Anonymous Anónimo said...

Concessão de Pesca no Rio Alva
Local e Horário de venda
das licenças especiais
diárias
Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares
3351-909 Vila Nova de Poiares;
Dias úteis das 9h às 12,30h e das 14h às 16h.
Tipo e taxa das licenças
especiais diárias
Taxas para ciprinídeos:
Menores de 14 anos - gratuita;
Maiores de 14 anos, residentes no concelho de
Vila Nova de Poiares ou de Arganil - 1,00€;
Maiores de 14 anos, não residentes no
concelho - 1,50€;
Reformados com reforma inferior a um
ordenado mínimo nacional – gratuita;
Estrangeiros - 5,00€;
Emigrantes - 1,00€;
Deficientes – gratuita.
Taxas para salmonídeos:
Menores de 14 anos - gratuita;
Maiores de 14 anos, residentes no concelho de
Vila Nova de Poiares ou de Arganil - 2,00€;
Maiores de 14 anos, não residentes no
concelho - 5,00€;
Reformados com reforma inferior a um
ordenado mínimo nacional – gratuita;
Outros - 5,00€;
Deficientes – gratuita.
Número máximo de capturas
por pescador e por dia
Achigãs – 10;
Barbos, carpas, enguias, bogas, escalos e
tencas – 40 (não podendo pescar mais de 100
no seu conjunto);
Truta – 4.
Dias de pesca Terças-feiras, quintas-feiras, sábados,
domingos e feriados.
Horário de pesca Do nascer ao pôr-do-sol.
Períodos de pesca Achigã, barbo, boga e carpa - De 1 de Janeiro
a 14 de Março e de 1 de Junho a 31 de
Dezembro;
Sável – De 1 de Fevereiro a 14 de Junho;
Truta - De 1 de Março a 31 de Julho;
Escalo e enguia – todo o ano.
Dimensões mínimas das
espécies
Achigã, carpa, barbo e enguia – 20cm;
Boga e escalo – 10cm;
Sável – 35cm;
Tenca – 15cm
Truta – 25cm.
Processos de pesca Uma cana por pescador, com ou sem carreto.
Proibições Pescar de barco.
DPDoFcuments
Complete
Click Here & Upgrade
Expanded Features
Unlimited Pages
Outras condições Para obtenção das licenças especiais diárias,
os pescadores terão de ser portadores de
qualquer tipo de licença de pesca desportiva,
com validade para o concelho de, Vila Nova de
Poiares e de Arganil, bem como do Bilhete de
Identidade.

Este foi o regulamento que consegui encontrar na página do ministério da agricultura será que está actualizado.
Não levem a mal mas com este regulamento penso que posso pescar nesta altura do ano com isco vivo neste rio aos ciprinideos.
Não sou de Leiria nem da Figueira mas sim de Sintra

Amilcar Antunes

00:23:00  
Anonymous Anónimo said...

Amilcar Antunes vens de tão longe para pescar ciprinídeos és um parolo pois tens muito para pescar por ai tenta um rio qualquer olha o Tejo é bom.
E mete a tua piroca para servir de isco vivo.

00:51:00  
Anonymous Anónimo said...

A sua boa educação não representa de todo os Beirões que eu conheço.
Mas no entanto haverá alguem que me possa elucidar sobre as normativas da concessão.

Amilcar Antunes

03:11:00  
Anonymous Anónimo said...

Atira-te ao Tejo.
Não podes pescar no rio ponto final.
Amilcar

00:25:00  
Anonymous Anónimo said...

O tempo de antena sobre este assunto está quase a encerrar.
Quem tirou duvidas ... tirou, quem não tirou...que tirasse.
O melhor é irem pros bitaites da semana.

17:27:00  
Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que o rio é privado e eu não sabia peço desculpa por ter entrado em ``terreno´´ alheio.

Muito atenciosamente a todos e até á minha volta já com as ideias claras em relação ao regulamento.

Amilcar Antunes

12:09:00  
Anonymous Anónimo said...

Sr Administrador do Blog:
Constato que afinal não há elevação desportiva e moral no apoio e gestão de uma forma racional e em conjunto com a CMPoiares da concessao de pesca desportiva que tanta dignidade merece como a concessao do rio Alva.
Sinto que os organizadores do torneio a realizar em Outubro, pessoas que dizem apoiar a pesca desportiva no rio Alva, nada têm a dizer porque, a meu ver, adiantaram-se e agora não sabem como anular tal situação. Eu sei que no fundo há gente da organização que reconhece que não está a fazer o seu melhor. Alguns conheço-os bem; outros não tanto e nem os considero no meu histórico; entraram muito depressa num circuito sem a formação e sensibilidade necessárias.
Mas garanto uma coisa. Há mais gente a discordar do que a concordar com a acçao de pesca às trutas fora da época, seja onde e quando.

O Alva já demonstrou o que vale. Por lá passaram os melhores do mundo na competição (pena que tivesse sido em Setembro - lacuna). Renderam-se a uma evidência. Qualquer bom pescador desportivo sabe o que é o Alva principalmente nesta concessão.Muitos sonham em poder pescar à mosca nas suas águas. Saibam explorar esta concessão condignamente - Há pano para mangas. O que é certo é que locais destes em Portugal há muito poucos. Não coloquem mal esta concessão e ponha-na nas bocas do mundo como um bom produto turístico de pesca desportiva.
Respeitemo-nos uns aos outros.

12:55:00  
Anonymous Anónimo said...

Será que o Senhor não fez parte ou de alguma forma colaborou no campeonato do Mundo de 2006? Será que o senhor é daquelas pipocas que só aparece quando há meios de comunicação. Quer a entidade detenrora da concessão assim como a Associação Mosqueiros do Alva tem feito muito pelo Alva o que está aqui em questão são os seus problemas de moralidade em relação ao Torneio mas isso é lá consigo! Eu tambem não gosto de muita coisa mas tenho que aceitar quando não se esta a infrigir nada, rigorasamente, nada! E não se esteja a aproveitar do blog e do seu Administrador porque a pessoas que não saibam do que estaõ a falr o senhor até pode dar a volta mas aos outros não! A realização deste Torneio em nada prejudica o rio nem as trutas. E digo-lhe mais, saia da toca de onde estivestre estes anos todos que tu sabes o que és? Gato escondido com o rabo de fora!

13:54:00  
Anonymous Anónimo said...

onde anda o vitalino para ajudar estes senhores que têm tantas duvidas? ajuda-os!

19:51:00  
Blogger MM said...

Meus amigos vamos lá moderar o léxico utilizado!!! As pessoas podem ter opiniões diferentes e gostamos e não nos importamos que aqui se defendam pontos de vista diferentes, o que não se pode permitir é o insulto.

04:15:00  
Anonymous Anónimo said...

para o 1354:
Sou aquele que constatou que na minha terra onde passou o mundial, nada de mais-valia deixou nem ninguém(pessoal que queria ver mais de perto) aprendeu nada e mais e pior: foi feito fora da época delas.
para o 1951:
Nunca houve dúvidas! Temos certezas! Por isso é que não há respostas em nenhum blog da zona da concessão. E até apagam as mensagens de quem quer mostrar o bem.

10:41:00  
Anonymous Anónimo said...

esta tudo muito calado penso que vai haver surprezas ou será que á pessoas que lhe está a morder na consciencia ir pescar na época do defeso pois porque o que me parece quase todos pesca no campeonato nacional de pesca aos ceprinidios.

13:22:00  
Anonymous Anónimo said...

Quero avisar que pesco trutas todo o ano com isco sem isco, à molhada, à afogada, com o zarolho sem o zarolho; mas uma coisa vos posso garantir nunca saí sem pagar!

18:33:00  
Anonymous Anónimo said...

Quero dizer o seguinte fui pescador desse troço muitos anos antes dessa bodega de concessão que é só para os graúdos .E pescava-se mais peixe nessa altura do que agora que é sem morte .Já nessa altura cheguei a ver nas margens linhas presas a ramos com anzois ,vi armar redes ,vi pescadores de pluma pescar levar e vender(para o tabaco)era a desculpa.Sou pescador de pluma ,pesquei muita truta nesse rio matei algumas é certo as maiores e sempre houve trutas . Mas agora nem que me pagassem voltava a pescar ai .Isso mete nojo não sai nada de jeito voltei lá tempos depois 2 vezes e nessas duas gradei sempre isso está uma miseria.E agora é sem morte !!deveria haver o dobro ou triplo que raio de proteção é essa? É redes é pesca todo ano é buchas com dotores secalhar ainda se compra tabaco dessa forma .Tenho dito.

15:19:00  

Enviar um comentário

<< Home