sexta-feira, janeiro 13, 2012

Ainda o Nematodo dos pinheiros ...


Nemátodo divide produtores e Governo

A Associação de Produtores Florestais de Ansião (APFA) será das poucas associações do país a recusar assinar um protocolo de colaboração com o Governo, com vista à erradicação do nemátodo nas florestas portuguesas. “Não é desta forma, apenas eliminando as árvores, que se combate a doença”, justifica o presidente, Carlos Miguel Bernardino.

O Estado vai investir 6,8 milhões de euros (comparticipados em quatro milhões pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia) no combate ao nemátodo da madeira do pinheiro, através da colaboração com 66 organizações de produtores florestais. Mas os empresários de Ansião defendem que as medidas propostas pelo Governo em nada vão contribuir para a erradicação da doença. E já deliberaram, em Assembleia Geral, não assinar o protocolo de colaboração.

São várias as razões invocadas pelo presidente da APFA para justificar a ineficácia do projecto do Governo. A começar pelo facto de o Estado prever a destruição de todas as árvores “doentes”, mas não incluir no programa medidas de combate ao inseto que transmite o nemátodo de planta em planta. “Era mais importante matar o inseto do que a árvore”, avalia.

Por outro lado, Carlos Bernardino não compreende os critérios de avaliação do Governo na identificação das zonas florestais afectadas pela doença.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E ja la vão 10 anos.
Ora vejam
Miguel Serrão, coordenador nacional do Programa de Luta contra o Nemátodo do Pinheiro, revelou, no decurso do congresso internacional sobre o tema, a decorrer até 22 de Agosto de 2001, na Universidade de Évora, que este está confinado à área de quarentena na península de Setúbal e, contrariamente ao que se receara, não alastrou para outras regiões.
Pois é e o que se fez na nossa região quando apareceu por cá? Nada mesmo. Nem os nossos autarcas se incomodaram.
O eucalipto tambem está a ser assolado por uma praga. Quando não houver mais floresta e so houver matos, o que fazer?

09:16:00  
Anonymous Anónimo said...

Se não houver floresta, então é deixar arder tudo.
Ao menos acaba-se com a pessonha.

20:35:00  

Enviar um comentário

<< Home