segunda-feira, janeiro 10, 2011

“Capital Universal” reedita de 13 a 14 de Janeiro a Semana da Chanfana

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e a Confraria da Chanfana voltam a organizar a Semana da Chanfana, uma iniciativa que tem como objectivo promover o prato tradicional, assim como outras riquezas gastronómicas, e não só, do próprio concelho.
O certame inicia-se no dia 13 de Janeiro – Feriado Municipal - , na próxima quarta-feira, e só termina a 24, incluindo a realização do já habitual concurso destinado a escolher o “Restaurante Recomendado pela Confraria da Chanfana”, a que concorrem, nesta edição, oito estabelecimentos.
Trata-se dos restaurantes “Casa dos Frangos - As Medas”, “A Grelha”, “D. Elvira”, “Estrela da Mó”, “O Cantinho do Bitoque”, “Barro Preto”, “Paddock 2” e o “Leitão da Moendinha” que, durante os dias da iniciativa, vão apresentar os pratos mais tradicionais do concelho de Vila Nova de Poiares, com ênfase na chanfana, mas também em iguarias regionais como o arroz de bucho e os negalhos, sendo de eleição, ao nível da doçaria, os já tradicionais poiaritos.
Durante os dias do evento, a chanfana, assim como todas as outras especialidades gastronómicas de Vila Nova de Poiares, podem também ser apreciadas no restaurante “O Confrade”, que não entra a concurso.
A Semana da Chanfana dá ainda destaque ao artesanato local, no sentido em que o próprio prato é confeccionado em caçoilos de barro preto, uma especialidade dos artesãos locais, com predominância na zona de Olho Marinho.
Assim, o Centro Difusor do Artesanato, criado em 1999 no âmbito da Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP), vai estar aberto para exposição e venda de produtos endógenos, contando com a presença de artesãos a trabalhar ao vivo.
Este ano, há ainda a novidade de os visitantes receberem uma oferta de participação na Semana da Chanfana, uma vez que, nos restaurantes onde saborearem as receitas tradicionais, receberão uma senha que lhe permitirá levantar uma peça de artesanato no Centro Difusor da ADIP.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E mais de meia centena de cidadãos de Tomar e arredores irá almoçar às Medas no próximo domingo dia 16 de Janeiro em roteiro gastronómico a favor das vítimas do tornado que assolou esta região em 7 de Dezembro passado (pagos os almoços ao Sr. João Rosa o dinheiro que sobrar será depositado na conta de solidariedade).
Fica já convidado o "MOURA MORTA" a comparecer e reportar o acontecimento.
Um abraço do poiarense (dos Moinhos)
João Henriques Simões

22:08:00  

Enviar um comentário

<< Home