sexta-feira, janeiro 14, 2011

Poiares e as Acessibilidades

Resposta de um Poiarense a uma notícia do Diário de Coimbra, publicada em 10/09/2010, sobre o título: “Jaime Soares quer melhores acessibilidades e promete endurecer posições”.

MARINO DIAS DA SILVA
Rua Dr. Manuel Martins Vicente, Lote 2
3350-162 Vila Nova de Poiares
Telemóvel 91.725.15.85

Exmo. Senhor Director do Diário de Coimbra
Rua Adriano Lucas
3020-264 COIMBRA

Exmo. Senhor
Venho com a presente solicitar se digne autorizar que responda, no vosso jornal (do qual sou assinante), à notícia por vós publicada em 10/09/2010, sobre o título: “Jaime Soares quer melhores acessibilidades e promete endurecer posições”.
É frequente Jaime Soares vir para a Comunicação Social, isoladamente e sem qualquer força, defender melhores acessibilidades para os concelhos de Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra, reconhecendo quando diz que os seus colegas não o apoiam, isso é um facto!
É importante salientar que Jaime Soares quer melhorar as acessibilidades, mas quer que os projectos sejam de acordo com a vontade dele, e se concretizadas, receber os loiros sozinho. Em vez de, com inteligência tentar com os colegas referidos e as “Estradas de Portugal”, apresentarem juntos um bom projecto para substituir a Estrada Nacional nº 17, aí sim, haveria força suficiente para que o Governo acolhesse com interesse o desejo comum dos habitantes destes Concelhos, que estão completamente isolados das ligações rápidas a Coimbra e ás vias rápidas que servem o País. Podendo afirmar-se que as infra estruturas rodoviárias em Trás-os-Montes são melhores que nestes Concelhos referidos…
Quando eu estive na Câmara Municipal de V. N. Poiares, de 1994 a 1997, na qualidade de Vereador do Partido Socialista, aconselhei o Sr. Presidente para esta situação precária, que já à época era latente na E.N.17, no sentido de se formar uma força viva a partir das Autarquias em causa, para que a Estrada da Beira fosse transformada numa via rápida, ao qual o Sr. Presidente, em plena Reunião de Câmara, recusou dizendo mesmo que não subscrevia tal proposta, mas agora em 2010 já diz, no vosso jornal, que é favor de uma SCUT a pagar, para esta zona!
Cheguei a escrever cartas ao Sr. Ministro e ao Sr. Secretário de Estado das Obras Publicas, no sentido do Projecto do I.C.3 passar entre as vilas da Lousã e Miranda do Corvo, cruzar a E.N.17 talvez perto de Covelos, passaria pela serra do Carvalho até às Torres do Mondego, seria construída uma ponte sobre o Rio Mondego e iria cruzar com a Circular externa de Coimbra, num sitio a designar, na minha opinião era mais barato e todos os Concelhos ficavam ligados de Norte a Sul do País. Desta ideia escrevi a todos os Presidentes de Câmara acima referidos, mas todos se calaram. Tem que se dizer que as Autarquias aqui referidas nunca trabalharam para inverter esta situação, o que é de lamentar.
O que interessa hoje dizer, é que urgentemente os Autarcas têm que se unir e defender uma alternativa à Estrada da Beira (mais vale tarde do que nunca), podendo muito bem ser a continuação da via, há pouco inaugurada que liga Lousã à E.N. 17, , seria quase uma linha recta – Ponte Velha – Vale Carvalhal – Serra Carvalho – Torres do Mondego – Circular Externa de Coimbra, ou ligação ao futuro I.C.3 e a partir daqui seriam feitas ligações às vias rápidas seria o melhor, no meu entender, para os concelhos de Góis, Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra, pois como diz Jaime Soares “na Estrada Nacional 17 foram gastos milhões e não resolveu nada de interesse para o desenvolvimentos deste Concelhos”, e eu também não acredito que a E.N. 342 resolva os interesses dos Concelhos por onde vai passar. Mas uma boa via a ligar a Coimbra a partir da Ponte Velha. Isso sim! É importante e com interesse para todos.
Sobre uma ligação à Ronqueira, defendida por Jaime Soares, para mais depressa chegar ao I.P.3 (estrada a desclassificar), não defendo e se algum Ministro ou Secretário de Estado der dinheiro para esta obra considero má aplicação dos dinheiros públicos.
Sobre a Zona Industrial de Poiares, é sem duvida o principal motor do desenvolvimento de Poiares, mas não tem um milhão e 200 mil hectares, está implantada em cerca de 800 ou 900 mil metros quadrados. O seu a seu dono!
Também quero acreditar no bom senso do actual Governo, para que as obras do metro de superfície não fiquem paradas, se era para ficarem paradas não mexiam no que estava anteriormente.
Quando Jaime Soares diz que o País não tem regras e que não é controlada a despesa pública, terá aqui e ali alguma razão, mas a Administração dele em V. N. Poiares é bem pior daquela que faz o actual Governo (digo Jaime Soares porque na prática ele é um monologo na Câmara Municipal).
Por outro lado, é caricata a posição de Jaime Soares com a pressão que faz sobre as acessibilidades, criticando tudo e todos (e que terá alguma razão), mas se os Leitores do Diário de Coimbra e outras Entidades vierem a V.N.Poiares e se quiserem interessar pelo desenvolvimento deste Concelho, verificarão que o Sr. Jaime Soares começou uma via há mais de 30 anos, que liga a E.N.17 à vila de Poiares, a chamada Avenida Manuel Coelho, e ainda não a acabou, considerada uma via perigosa, derivado a caixas de saneamento, de electricidade e de telefone estarem a céu aberto e por acabar há mais de 20 anos, assim como os passeios. Já se deram ali acidentes, mas a continuação degradante desta situação poderá dar azo a acidentes de maior monta.
Desconhece-se se na visita efectuada pelos jornalistas ao Concelho de V. N. Poiares, conforme noticia no vosso jornal de 16/09/2010, o Sr. Presidente teve ocasião de mostrar o melhor e o pior deste Concelho, e se tudo vai ser noticiado…
Também há dias, o Presidente do Conselho de Administração das Águas de Coimbra dizia, no vosso jornal, que contava que no final do ano de 2010, o concelho de Coimbra estivesse com cobertura do saneamento básico a 95% por todo o Concelho. Em Vila Nova de Poiares é exactamente o contrario, temos 95% do Concelho sem saneamento básico e o que existe, nalguns casos, é mau!
É assim. Lá diz o ditado: “olhem para o que eu digo e não olhem para o que faço”!

Vila Nova de Poiares, 21 de Setembro de 2010

Com os melhores cumprimentos
P.S. Agradeço antecipadamente a V. Exa.
a publicação na integra

______________________________
(Marino Dias da Silva)
B.I. nº 578217, do AI. De Coimbra

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim é verdade. Será que nas Lavegadas irá alguma vez haver saneamento basico?
Se quando houve dinheiro a rodos e desbaratado não se fez, talvez so daqui a 100 anos.
Foi o que deu votar sempre no mesmo. Agora torcem as orelhas.

09:22:00  
Anonymous Anónimo said...

O Marino chegou-lhe forte e feio.
ja o topa desde o tempo de rapazes novos.

01:20:00  

Enviar um comentário

<< Home