quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Freixos de Interesse Público

Estes Freixos que bem os conhecemos ......
Decorreu no passado dia 29 de Janeiro a cerimónia referente à colocação da placa de identificação dos Freixos do adro da igreja de S. Martinho da Cortiça como Árvores de Interesse Público.

A solenidade contou com a presença do Grupo de Escuteiros de Arganil, o Executivo da Junta de Freguesia, o Presidente da Assembleia de Freguesia, o Director da Empresa Vumba, SA (Dr. Patrick Dias da Cunha) e alguma população da Freguesia.

João Pedro Nogueira Portugal, a 10 de Dezembro de 2009, anunciava no seu blogue que tinha tomado a liberdade de enviar um e-mail para a Autoridade Florestal Nacional (com conhecimento à Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça) a dar conta da "existência de um conjunto de dois freixos multi-seculares existentes no largo da igreja de S. Martinho da Cortiça – freguesia de S. Martinho da Cortiça – concelho de Arganil".
Algum tempo depois a Junta local, na qualidade de proprietária, envia um ofício à Autoridade Florestal Nacional a anunciar a pretensão da candidatura para classificação dos referidos freixos.
No Aviso nº 24/2010 emitido pela Autoridade Florestal Nacional a 23 de Dezembro de 2010, quase 1 ano depois do e-mail enviado por João Pedro Portugal, foi garantida às "belas e frondosas árvores que cobrem um largo pitoresco junto à Igreja Matriz" a protecção necessária, pois que toda a árvore de interesse público não poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia da Autoridade Florestal Nacional, sendo todos os trabalhos efectuados sob sua orientação técnica.
A classificação destes dois freixos, cientificamente conhecidos por "Fraxinus angustifolia Vahl", não é, de todo, "ad eternum".
Enquanto seres vivos que são, é necessário que todas as intervenções necessárias sejam feitas por pessoal competente, conhecedor das melhores e mais apropriadas técnicas de limpeza, poda e outros tratamentos, pois que, como ocorreu a desejada classificação, também poderá ocorrer a sua desclassificação.

Etiquetas: ,