domingo, outubro 16, 2011

Assim vai o ensino das nossas crianças

esa_logo.jpg

A Escola Secundária de Arganil, que em 2010 ocupava a 577ª posição no ranking geral nacional do ensino, subiu, em 2011, para a 274º lugar. A nível do ensino básico, o Agrupamento de Escolas de Arganil aparece "apenas" na 254ª posição.

Olhando para os piores resultados, o ranking geral fecha com a Escola Portuguesa da Guiné Bissau, um estabelecimento de ensino privado, que realizou 108 exames, com uma média de 5,6 valores.

A penúltima da lista geral, é a Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, com 7,4 valores de média e um total de 137 valores.

A última escola pública do ranking
Eduarda Carvalho, directora da Escola Dr. Daniel de Matos, fica surpreendida pelo mau resultado que conseguiu no ranking. "Parece estranho que a pior escola pública consiga lugar na Universidade para quase todos os alunos".

Mesmo assim, a professora entende que as notas podem estar relacionadas com o ambiente em que se insere a escola, que fica a poucos quilómetros da melhor escola pública do país, a Secundária Infanta D. Maria. "São, na sua maior parte, alunos muito carenciados, que vêm de transportes públicos ou na carrinha da Câmara para a escola, chegam aqui muito cedo e saem já de noite", explica.

A diferença em relação aos alunos de outros meios, garante Eduarda Carvalho, é colossal. "Os meus alunos quando saem daqui ainda têm de ir ajudar os pais em casa ou no campo. Não têm explicações como os do D. Maria".

Etiquetas: